agosto 18, 2015

Estude Artes plásticas em uma instituição francesa

Conhecida como a terra da arte e cultura, a França oferece grandes oportunidades para aprimorar seus conhecimentos em artes plásticas.

Tenha nível acadêmico em Artes Plásticas

O país que recebeu aproximadamente 83,7 milhões de turistas em 2014, principalmente em razão de sua grande bagagem cultural e de ser o lugar onde se localizam os museus mais visitados no mundo, a França pode oferecer além de turismo, aos amantes das artes plásticas é possível a realização de estudos a nível acadêmico nas mais prestigiadas instituições de ensino francesas.

O curso pode ser realizado em grandes escolas de artes ou em universidades com um baixo custo anual de aproximadamente 300 euros.

Onde estudar Artes Plásticas?

Na graduação, os alunos estudam disciplinas que variam de historia da arte, estética, a cursos de desenho, pintura e tecnologia como artes contemporânea ou audiovisual. Um exemplo é a ENSBA (École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris), onde além de cursar essas matérias os alunos possuem acesso a um ateliê de artista, o que é considerado um diferencial entre outras a instituições. Essas escolas podem emitir um diploma nacional de artes plásticas (DNAP) para aqueles que concluíram a graduação e um Diploma Nacional Superior de Expressão Plástica (DNSEP), para quem concluiu a pós-graduação.

Dentre as universidades está a prestigiada Sorbonne que oferece cursos regulares a nível de graduação e pós-graduação de artes plásticas.

Outras universidades para graduação em artes plásticas na França:

• A Université Rennes 2 onde no terceiro ano, o estudante pode escolher fazer a graduação profissional com ênfases em maquetes, design gráfico e multimídias aplicadas ao setor cultural.
  • Aix-Marseille Université que possui um direcionamento multidisciplinar oferecendo aos estudantes um segundo conhecimento como cinema e teatro.

Além da graduação o aluno tem a oportunidade de fazer uma pós-graduação durante dois anos. As possibilidades para o mestrado com foco em pesquisa e especialização são:

• Na Université Paris 8 Vincennes Saint Denis, estudante tem a oportunidade de realizar uma  pós-graduação com 3 especializações diferentes: Em artes e tecnologias de imagem virtuais, arte e público e fotografia e artes contemporâneas.
  • Na Université Charles-de-Gaulle-Lille 3 o aluno pode escolher ingressar num mestrado de design e estudo contemporâneo ou em ensino em música ou artes visuais.
  • A Université Paul-ValéryMontpellier 3 que fornece um mestrado tanto profissional quanto em pesquisa, no segundo ano de mestrado o estudante pode escolher entre práticas contemporâneas ou jogos de videogame.

Algumas instituições de artes que oferecem cursos para a Graduação e para a Pós-graduação:

• École Professionnelle Supérieure d’Arts Graphiques et d’Architecture de la Ville de Paris;
  •  École Nationale Supérieure d’Art de Limoges;
  • École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs (ENSAD);
  • École Nationale Supérieure de la Création Industrielle (ENSCI-Les Ateliers), Paris;
  • École Nationale Supérieure d’Art de Bourges.

Quer saber mais sobre os cursos de artes plásticas na França? Quer se preparar para estudar em alguma dessas instituições? O IFESP pode te ajudar!

estudar artes plásticas françaestudar artes plásticas françaestudar artes plásticas frança

Website | + posts