Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

O que é preciso para estudar Relações Internacionais na França

Publicado em: 13 de outubro de 2019

Quais seriam os laços entre a França e as Relações Internacionais? Múltiplos!

Começaremos pela língua: o francês.  Desde o século XI o francês se tornou uma língua falada nas cortes reais europeias, considerada como uma língua ‘‘franca’’. Hoje, o francês se desenvolveu progressivamente como a língua mundial dos intercâmbios e, especificamente dos debates e decisões políticas para se tornar a língua da diplomacia mundial.

Internacionalmente, notemos que a sede da UNESCO se encontra em Paris. E mais um fato, o escritor brasileiro, José Pereira da Graça Aranha serviu como diplomata na França.

Na França, os cursos nesta área são abundantes e de alta qualidade. Indicaremos aqui alguns dos mais renomados que mostram sua variedade de opções.

Estudar Relações Internacionais nas Escolas de Ciências Políticas francesas

A Sciences Po de Paris com  a sua Escola de Relações Internacionais é uma referência, com várias Pós-graduações, tais como:

  • Segurança internacional
  • Política Econômica Internacional
  • Management Público Internacional
  • Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável e riscos
  • International Project Finance
  • Ciências políticas do meio Ambiente (cooperação com a Universidade Paris VI)

A Sciences Po de Toulouse tem uma Pós-graduação em Geopolítica e Relações Internacionais e a Sciences Po de Rennes oferece uma Pós em História e Relações Internacionais e Interculturais.

Estudar Relações Internacionais nas Universidades Francesas

  • A Universidade Paris II Panthéon-Assas propõe uma Pós-graduação (Mestrado ou Especialização) em Relações Internacionais.
  • Ainda em Paris, a Universidade Paris I Sorbonne oferece uma Pós-graduação em Relações Internacionais e Ação Internacional.
  • Na Universidade Paris IV, junto ao departamento de História, você pode fazer uma Pós-graduação em História, especialidade Relações Internacionais.
  • É oferecida na Universidade de Estrasburgo, uma Pós-graduação em Relações Internacionais.
  • Em Lyon, na Universidade Lyon 3, há uma Pós-graduação profissionalizante em Ciências Políticas, especialidade: Relações Internacionais.

Para concluir, lembraremos que é possível ingressar numa Pós-graduação profissionalizante na Escola Normal Superior de Paris (ENS Paris) e numa Pós-graduação de Geografia focada na Geopolítica.

Estudar Relações Internacionais na França faz a diferença!

Venha conhecer os cursos de alta qualidade oferecidos na França em Relações Internacionais e fazer uma imersão num país que faz parte do Conselho de Segurança da ONU e pertence à maior união de países: a União Europeia.

Hoje, o francês é uma das duas línguas de trabalho da ONU e é uma língua de trabalho na maioria das 180 Organizações Internacionais espalhados pelo mundo.

Dos 170.000 funcionários internacionais, 10% são franceses. Isso pode se explicar pelo fato que a França oferece muitas opções de cursos nas suas Universidades e Escolas especificamente voltados à formação de funcionários internacionais.

Não sabe por onde começar? Contate a equipe do IFESP!

últimos artigos

20 comentários

  1. Tenho interesse nas opções de pos-graduação, na área de dirieto e relações internacionais. Solicito informações mais detalhadas e a esplanação de sua proposta, com contornos exatos e custos.
    Att.
    Rogerio Silva

    1. Caro Rogerio,
      Já tem muitas informações no blog para seu interesse. Veja os links abaixo:
      http://www.universidadesfrancesas.com.br/estudar-relacoes-internacionais-na-franca/
      http://www.universidadesfrancesas.com.br/mba-direito-e-management-na-paris-pantheon-assas/
      http://www.universidadesfrancesas.com.br/estudar-direito-na-franca/
      Sobre nossos cursos: http://www.ifesp.com.br/frances/cursos-de-frances
      Agende também uma orientação acadêmica no ifesp, Telefone (11) 3031-3599 I Email : [email protected]. I Site : http://www.ifesp.com.br, é gratuito e poderemos conversar melhor sobre seu objetivo e montar um plano de estudos.
      Até breve!
      Pauline

  2. Tenho interesse em realizar uma pós-graduação em Relações internacionais ou em história da Arte. Gostaria de saber quais os pré-requisitos além da língua, ou seja, qual o caminho devo percorrer para conseguir me matricular em um curso de mru interesse.

    1. Olá,
      Para cursar uma pós na França, é preciso que comprove no mínimo 4 anos de estudos ou seja, que tenha obtido com sucesso a sua graduação.
      Também é preciso que você defina o seu projeto de estudos, já que dependo de sua escolha (de matéria e de instituição de ensino) o caminho e as inscrições não são similares.
      Marque uma orientação, te explicarei melhor e veremos as oportunidades de cursos e bolsas no seu caso.
      Telefone (11) 3031-3599 I Email : [email protected]. I Site :http://www.ifesp.com.br
      Att,

  3. Ola,

    Pretendo fazer um intercambio academico para uma universidade francesa. Porem, minha universidade (UFSC) nao possui parceria com a Sciences Po de Paris. Sabe se ha alguma possibilidade de estudar la mesmo assim? Pelo que vi no site da instituicao francesa, e necessario ser aluno de umas das 350 instituicoes parceiras deles para poder fazer o programme d’echange.

    Obrigado

  4. Oi,eu pretendo fazer uma pós-graduação na frança em desenvolvimento sustentável ou meio-ambiente.Vc poderia me passar melhores informações?

    1. Olá Felipe, Tudo bem? Esse setor está se desenvolvendo cada vez mais e há numerosas opções. Se puder, venha no IFESP para conversarmos melhor obre seu projeto de estudos.
      Se você não puder vir até o IFESP, saiba que agora estamos prestando esse serviço de orientação a distância.
      Telefone (11) 3031-3599 Email : [email protected]. Site :http://www.ifesp.com.br

  5. Olá,
    Gostaria de informações a respeito de master professionnel em comércio exterior. Quais são as universidades públicas e privadas que oferecem o curso, quais são as melhores, o custo e tudo o mais que possa ser útil.
    Obrigado.

  6. Olá,

    achei ótima a matéria! de fato a França tem estado presente desde o começo das RI.
    ótimo saber quais são as faculdades que tem opções para mestrados em RI !!

  7. Ola gostaria de fazer uma graduação em relacoes internacionais. Existe o curso em alguma universidade francesa? Qual? Tem bolsas de estudo disponíveis? Obrigada

  8. Olá sou formado em relações internacionais e gostaria de fazer pós graduação em Politica Econômica internacional.Não falo francês ainda.O que preciso fazer para conseguir uma bolsa?

    1. Olá Luiz Renato, para se candidatar a uma bolsa, é necessário entrar em contato com o responsável do Master de seu interesse. Um bom nível de francês pode ser um requisito também.

  9. Ola!sou moçambicano e estou ja no fim do meu curso “lencenciatura em filosofia” e tenho como sonho mestrar-me em relações internacionais, mas não reuno condições financeira para suprir meus estudo. Queria saber que devo fazer para ganhar uma bolsa? É um sonho meu, todos dias sonho e me imagina estudado aí, gostaria mesmo de saber o que devo fazer para ganhar uma bolsa. Obrigado!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *