Faculdade das novas tecnologias na França

Publicado em: 19 de dezembro de 2014
Novas tecnologias França

Estudar Novas Tecnologias, hoje em dia, significa ter ligações com o desenvolvimento sustentável às comunicações. Mas, novas tecnologias também quer dizer desenvolvimento de tecnologias, ou seja, Engenharia.

Formações na universidades francesas

Num primeiro tempo falaremos das novas tecnologias no que diz respeito à comunicação. Existem numerosas Pós-graduações na França que aliam diversas áreas, para que você se torne polivalente. Por exemplo, na Universidade Paris II Panthéon Assas há uma Pós-graduação (Master 2) Management et Nouvelles Technologies com foco profissionalizante (Administração e Novas Tecnologias).

Ainda em Paris, na Universidade Dauphine, há várias formações de Pós-graduação em torno das Novas Tecnologias como a de Management et Organisation (Administração e Organização) ou Consulting en Management et Technologies de l’Information (Consultoria em Administração e Tecnologias da Informação). Na área de Économie de l’entreprise et des marchés (Economia da Empresa e dos Mercados) há o curso de Management de la Technologie et de l’Innovation, (Administração da Tecnologia e da Inovação), que é uma formação profissionalizante.

Em Grenoble, há uma Pós-graduação em Propriété intellectuelle et droit des nouvelles technologies (Propriedade Intelectual e Direito das novas tecnologias) na Universidade Pierre Mendes France.

Ela também existe na Universidade de Aix-Marseille 3, na cidade de Aix en Provence, entre o mar e as montanhas.

Na Universidade Jean Moulin Lyon III, há uma pós-graduação em Stratégie des Systèmes d’Information et Nouvelles Technologies (Estratégia dos Sistemas de Informação e Novas Tecnologias).

Na Universidade de Lille I você poderá cursar uma pós-graduação em Ingénierie Statistique et Numérique (Engenharia Estatística e Eletrônica), em Infrastructure en Génie civil (Infraestrutura em Engenharia Civil), ou ainda Micro-Nanotechnologies, Télécommunications (Micro-Nanotecnologias, Telecomunicações).

Formações nas escolas de Engenharia francesas

Novas tecnologias também quer dizer desenvolvimento de tecnologias, ou seja, engenharia.

A prestigiosa escola Polytechnique acolhe, todos os anos, numerosos alunos do mundo inteiro. Você poderá se formar nos seguintes domínios: Ciências e Tecnologias, Ciências da Engenharia, Economia e Gestão ou Desenvolvimento Sustentável. Para ingressar é preciso ter um nível mínimo de graduação ou estar concluindo a formação em engenharia.

Em Paris, a escola Telecom Paris Tech é voltada às Ciências e Tecnologias da Informação. Ainda existe a escola ECE Paris École d’Ingénieurs que forma em Novas Tecnologias-Informática, redes, telecomunicações, sistemas e mídias.

Na Provence, em Saint Etienne há a École Nationale Supérieure des Mines, que é uma escola de engenharia. Há o Institut Polytechnique de Grenoble (Instituto Politécnico de Grenoble), o Instituto Superior de Eletrônica e Sistema digitais de Lille. Essas escolas possuem pós-graduações nas áreas das Novas Tecnologias num sentido mais científico ou mais voltado para as comunicações.

Se você se interessa pelas Novas tecnologias, venha conhecer estes cursos de ótima qualidade. Diante da ampla oferta, você poderá escolher a formação que mais se parece com você.

Consulte também sobre o nosso artigo sobre as bolsas do Governo Brasileiro Ciências sem Fronteiras.
Você se interessou pela formação? Não espere mais, crie um diferencial em um setor em alta no Brasil e no mundo! Entre agora em contato conosco para ter mais informações e agende sua entrevista de Orientação Acadêmica Personalizada no IFESP!
No IFESP, você planeja seu futuro!

2 comentários

1. Gostaria de saber se é possível fazer um mestrado na França e como faço para ser reconhecido pelo MEC. Sou da área de Educação, porém não estou disposfa a abandonar meu trabalho aqui, por isso gostaria de fazer nas férias

1. Bonjour Talita,
      O mestrado na França tem duração de 2 anos. O primeiro ano (M1) é mais centrado em conhecimentos gerais,já o segundo ano é voltado para estudos mais específicos e você poderá optar entre fazer uma Master Recherche, equivalente ao mestrado no Brasil, ou um Master Profissionnel, equivalente a uma pós. Dê uma olhada neste artigo, acredito que ele lhe será útil:
      Sugiro também que você agende uma orientação acadêmica conosco através do link https://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/.