janeiro 5, 2018

Estudar na Universidade Francesa Sorbonne Nouvelle Paris 3

Criada em 1970, a Universidade Paris 3 adotou em 1971 o nome de “Sorbonne Nouvelle”, que lembra a sua ligação histórica com o bairro “Quartier Latin” e sua vocação em inovar no ensino superior e na pesquisa universitária.

Paris 3 conta hoje com um pouco mais de 18.000 estudantes , sendo 5.100 estudantes estrangeiros. A equipe pedagógica conta com 630 professores pesquisadores e 451 funcionários administrativos e de bibliotecas.

Principais opções

Entre as principais formações oferecidas pela Universidade Paris 3 destacam-se as seguintes disciplinas:

• Artes do Espetáculo (cinema e audiovisual, teatro).

• Informação, comunicação e mediação cultural.

• Ciências da linguagem, didática das línguas (inclusive Francês como língua estrangeira).

• Línguas: línguas e civilizações estrangeiras (alemão, inglês, português, italiano, romeno e árabe).

• Letras (literatura francesa, literatura comparada).

• Ciências humanas e sociais (estudos europeus, estudos latino-americanos).

Paris 3 garante uma parte desses ensinos em formação presencial e a distância.

Paris 3 tem como ambição continuar uma verdadeira política científica no âmbito da pesquisa. Sua reputação está fundamentada sobre a excelência. O número expressivo de doutorandos estrangeiros na Paris 3 (46%) só confirma a atração pelas suas formações de pesquisa.

Paris 3 dispõe de 6 escolas doutorais e de 37 unidades de pesquisa.

150 teses e 18 habilitações para dirigir pesquisas foram defendidas em 2005.

53 colóquios, 44 deles internacionais, foram organizados.

Pontos fortes

A Unidade de Formação e Pesquisa em Didática do Francês Língua Estrangeira (UFR DFLE) acolhe estudantes estrangeiros que desejam aprender o francês ou aperfeiçoar seus conhecimentos nessa língua, ou que desejam se formar em didática do Francês como Língua Estrangeira.

O ILPGA (Instituto de Linguística e Fonética Geral e Aplicada) se consagra ao ensino e à pesquisa no domínio geral da linguagem e das línguas (linguística e fonética).

As UFR de Estudos cinematográficos e de Estudos teatrais são os mais importantes da França, como 1.300 estudantes cada uma.

Custos?

O preço da inscrição é o mesmo de uma pós-graduação em outras formações em qualquer universidade pública, ou seja, cerca de 300 euros.

Você gostaria de ter mais informações? Então entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no Grupo IFESP. Agora é possível realizar sua orientação acadêmica e montar seu dossiê de candidatura a distância!

No IFESP ajudamos os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Contate-nos pelo e-mail: [email protected]

Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

Website | + posts

1. Cristiane Kaline 20 de setembro de 2016 at 1:11 - Reply

Olá, gostaria de saber como devo proceder para realizar o meu sonho de estudar o idioma francês na própria França quando eu não tenho nenhuma condição financeira?

Obrigada

• Denise Castan 10 de outubro de 2016 at 13:17 - Reply

Olá Cristiane, existem algumas alternativas para quem não tem muitas condições financeiras para se manter na França. Uma delas, seria trabalhar como Au-Pair e com isso, conseguir no tempo livre do trabalho, estudar o idioma. Podemos também, pensar em outras possibilidades dentro do seu orçamento, mas para isso precisamos conhecer melhor seu projeto. Agende uma orientação acadêmica conosco para que possamos conversar melhor e te auxiliar.

2. Lia Fialho 27 de janeiro de 2018 at 20:41 - Reply

Gostaria de saber se vocês fazem intermédio de troca de hospedagem. Minha filha menor de idade iria para uma casa de família estudar alguns meses e eu receberia uma francesa menor de idade.

• Karina 14 de março de 2018 at 15:13 - Reply

Bonjour Lia,
      O grupo IFESP não realiza este tipo de atividade.

À bientôt

3. Fatumata baldé 17 de fevereiro de 2018 at 14:53 - Reply

Oi como vai? Queria fazer o mestrado em França na área de Economia Bancária será que é possível? Acabei de fazer a licenciatura mas ainda não recebi diploma porque não defende a monografia não quero continuar os meus estudos.

4. Josi 17 de março de 2018 at 15:17 - Reply

Meu filho é aluno IFESP/SP( está no nível intermediário e estuda direito. O mesmo gostaria de fazer um intercâmbio em direito na França no ano próximo semestre ou no primeiro semestre de 2019. Vocês podem nos auxiliar quanto a escolha da faculdade/opções na área de direito na França e como proceder? Muito obrigada!

5. Vitória 1 de abril de 2018 at 1:49 - Reply

Olá tenho 16 ano, quero muito fazer faculdade de artes cênicas na França. Quais os passos para poder estudar na França?

6. Tiago Costa 31 de julho de 2018 at 22:52 - Reply

Olá, gostaria de saber qual o nível de francês necessário para ingressar na Celsa?

7. Josy 6 de fevereiro de 2019 at 16:05 - Reply

Olá Karina, boa tarde. GOstaria de saber se há algum tipo de pós-graduação lato sensu, semi-presencial ou inteiramente EAD, na área de Ensino de línguas nas Instituições francesas?

8. Jamila 24 de abril de 2019 at 18:08 - Reply

Olá sou aluna do doutoramento na Universidade de Lisboa, gostaria de saber como fazer intercambio na área de artes do palco.