abril 27, 2012

Cursos de Mestrado e Doutorado em Letras e linguística na França

Uma área plural

De domínio vasto e muito interessante, essa formação vai direcioná-lo a diversas profissões nas áreas de pesquisa, de ensino e até mesmo ligadas ao turismo cultural. Em resumo, cursar letras e/ou linguística é entrar numa carreira apaixonante e feita de descobertas.

As áreas de turismo, ensino e tradução/interpretação são as áreas mais comuns de trabalho após tal formação universitária. Essa formação também pode ser complementada por uma formação em jornalismo ou ainda ser o ponto de partida para uma carreira dentro de instituições internacionais ou culturais, onde o ensino é fundamental.

Os estudos

Como na maioria das pós-graduações na França, é possível cursar um mestrado ou o equivalente de uma especialização cujo caráter é mais profissionalizante.

Formações em destaque

Na universidade de Caen, na Normandia há um Mestrado em linguística, dentro do departamento de ciências humanas.
Há um Master linguística e didática em Orléans. Em Paris, as universidades Paris 3,4,8, dentre outras, possuem pós-graduações similares. As linhas de pesquisa podem variar, por isso, com certeza você irá achar a formação de seu interesse.

Convém notar que a Escola Normal Superior de Paris, escola reputada e cujo excelente nível é reconhecido no mundo inteiro, também possui formações em linguística teórica e descritiva.

Requisitos

É necessário dominar a língua francesa, ou seja, possuir um nível de B2 a C1 comprovado para poder se candidatar e, sobretudo, aproveitar da melhor maneira possível as aulas.

Bolsas

Como em todos os domínios, você poderá se candidatar a várias bolsas em função da sua idade, da sua linha de pesquisa, do seu país de origem e da instituição de ensino onde pretende cursar a sua pós-graduação.

Você quer saber mais, obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos? Então entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

O IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.