setembro 1, 2015

Estudar na França: Pós-graduação em Direitos Humanos

Os Direitos Humanos possuem uma fundamentação histórica bastante remota, já que se deram como um dos avanços conseguidos através da Revolução Francesa de 1789. Por isso, além de serem muito importantes para os franceses, cujas leis se assentam neles, constitucionalmente protegidos, é uma área desenvolvida e estudada nas Universidades de Direito na França.

No Brasil, esses direitos também adquiriram cada vez mais importância, assim como testemunharam os novos acréscimos que foram feitos, como o direito dos presos, das mulheres, das crianças, dos indígenas…

Se essa área o interessa, a França possui numerosos cursos de Pós-graduação de alta qualidade em Direitos Humanos e Direito Humanitário, que lhe permitirão entrar em contato com uma área que possui uma longa tradição jurídica e filosófica.

Quais são as formações em Direitos Humanos e Direito Humanitário?

Em Paris, na Universidade Paris 2, é possível cursar uma Pós-graduação (Especialização ou Mestrado) em Direitos Humanos e Direito Humanitário. Um Master similar também é oferecido pela Universidade de Evry-Val-d’Essonne, localizada nos arredores de Paris.
Um Master exclusivamente focado nos direitos humanos pode ser cursado na Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense que é a Paris 10.

Na Province, são muitas as faculdades com tais especialidades. Veja, por exemplo, na Universidade de Strasbourg, que oferece Pós-graduações em Direitos das ONGs e Direitos Humanos, Direitos Humanos das Minorias, e Direitos Humanos na Europa. As Universidades Lyon 2 e Grenoble 2 também oferecem Master no ramo. A Universidade de Aix en Provence oferece uma Pós-graduação em Ação e Direitos Humanitários.

A prestigiosa escola Sciences Po, em Paris, possui uma Pós-graduação em Direitos Humanos e Ação Humanitária (Human Rights & Humanitarian Action).

Requisitos linguísticos e Valor?

Geralmente, para poder ingressar numa Pós-graduação na França, as universidades pedem que o candidato tenha o nível B2. Em Paris, no entanto, o nível exigido pode ser o   C1 ou até o C2.

As Pós-graduações nas universidades públicas francesas custam menos de 300 euros! Quanto à Sciences Po, os preços variam de uma formação a outra, mas em todo caso existe a possibilidade de solicitar uma bolsa de estudos.

Estude Direitos Humanos na França com a ajuda do IFESP!

Você quer tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudar Direitos Humanos na França? Você quer ter as melhores dicas para passar no processo seletivo? Entre em contato com o IFESP.

Pós-graduação Direitos Humanos FrançaPós-graduação Direitos Humanos FrançaPós-graduação Direitos Humanos França

Website | + posts