Como fazer para estudar na Universidade Jean Moulin Lyon 3

Publicado em: 13 de outubro de 2014

Lyon, terceira cidade da França com 500.000 habitantes, tem três universidades públicas, reunindo cerca de 150.000 estudantes. Sendo assim, vamos apresentar a Universidade Jean Moulin Lyon 3.

Criada no dia 26 de Julho de 1973, a Universidade Jean Moulin Lyon 3 é inteiramente dedicada às ciências humanas e sociais (SHS). A universidade oferece formações em direito, ciência política, filosofia, economia, gestão, idiomas, história, geografia e comunicação, no seio de seis faculdades e Institutos. A universidade conta hoje com mais de 23.000 estudantes, 715 doutorandos e 650 professores.

A sede da universidade, no coração de Lyon, nas margens do Rhône, reagrupa os Mestrados e os Centros de Pesquisas. Esse lugar é cheio de história, ele foi inaugurado pelo Presidente da República Francesa, Félix Faure, em primeiro de maio de 1896. Berço da faculdade de direito, a arquitetura com fachada do século XIX, os afrescos nas paredes do hall, entre outros detalhes, fazem desse lugar um verdadeiro motivo de orgulho para os habitantes de Lyon.

Parte dos cursos da universidade é ministrada no centro-este da cidade, em uma charmosa e antiga fábrica de tabaco (Manufacture de Tabac), onde se unem cursos de graduação e alguns Mestrados (Masters). Neste lugar podemos notar uma região agradável e moderna de Lyon. Localizada a 5 minutos do centro, oferece aos estudantes fácil acesso à vida urbana de Lyon, com inúmeras residências universitárias.

A faculdade de Direito da universidade é a área mais desenvolvida. Vale ressaltar que a Lyon 3 goza de respeito nacional e internacional. A última edição do Gourman Report classifica a faculdade na primeira posição entre as faculdades franceses da província e na quinta posição entre as faculdades europeias, figurando apenas depois de Paris, Oxford, Cambridge e Heidelberg.

Essa posição de excelência no quadro de honra das faculdades de direito é um orgulho para a cidade.   Hoje, a Faculdade de Direito de Lyon a posição mais alta em renome francês e internacional.

Formações

Diplomas oferecidos

• 13 distinções de licença e 25 licenças profissionais;
  • 3 Diplomas Universitários de Tecnologia;
  • 23 distinções de máster, declinado em 98 especializações;
  • 45 especializações de doutorado;
  • 13 Graduações;
  • 50 diplomas da universidade;

Pesquisa

• 3 escolas doutorais: Direito, Filosofia, Ciências Econômicas, Ciências de gestão;
  • 720 doutorandos;
  • 24 CIFRE em 2009;
  • 17 times de pesquisa habilitados pelo Ministério do Ensino Superior e da pesquisa;
  • 40 Centros de Pesquisa;
  • 100 teses sustentadas por ano;

Relações Internacionais

3.750 estudantes de nacionalidade estrangeira se inscrevem na Universidade Jean Moulin Lyon 3

• 415 acordos internacionais em 5 continentes;
  • 190 acordos na Europa;
  • 57 países parceiros;

13% dos estudantes vêm com o programa ERASMUS ou SOCRATES (500 estudantes) e 48% beneficiam-se de outros programas e acordos bilaterais.

No total os estudantes representam 16% da população universitária. Esses estudantes têm origens Africana, (32%) Asiática (32%) Europeia (26%) e também Americana (8%) e Oceânica (2%).

Guillaume Barbier

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

9 comentários

1. Ola,sou Tamilton Teixeira estudantes de Ciencias Humanas interdiscplinar pela Universidade da Integração internacional da lusofonia afrobrasileira,gostei de Universidade e gostaria de saber como posso me ingressar para fazer um mestrado em realções internacionias ou,ciencias politicas.

2. Olá, fiz um mestrado em Direito Ambiental (Master 2 recherche Droit Public Mention Droit de L’Environnement) na Université Jean Moulin e estou procurando informações sobre a revalidação do diploma. Você teria alguma informação sobre quais faculdades devo procurar no Brasil? Conhece alguma que tenha mestrado nessa área. Grata pela atenção.

3. olá. acabei o 12º ano e estava interressada em fazer um curso superior de ciencias em lyon. e como nao sei muito frances foi informada que poderia ir pelo 1º ano so estudar frances e que depois e que tirava o meu curso. Esta informaçao esta correta?? e que papeis preciso tirar??

4. Olá
    Eu estou no quarto ano da faculdade de direito no Brasil e gostaria muito de fazer um semestre ou ano na universidade em Lyon. Seria possível, você sabe o que preciso fazer? Minha universidade é uma das parceiras mas eles só abrem vagas uma vez em dois anos, será que teria outra maneira de entrar para ano que vem?

Grata

1. Olá Natalia, o melhor é se informar com o centro de relações internacionais de sua universidade para saber melhor dos intercâmbios, da documentação que precisa providenciar. Quando formada, você terá a possibilidade, se quiser, de se candidatar a um Master (pós-graduação) via uma candidatura individual, sem depender de convênios. Para mais informações agende uma orientação acadêmica personalizada.Contate-nos pelo telefone: +55 11 3031 3599 ou pelo e-mail: [email protected]

5. Olá, eu pretendo graduação em RI, e o que me chamou atenção o currículo desse curso na Lyion III, gostaria de um sugestão se dentre outras faculdades que oferecem o curso se a Lyon é concorrida ou alguma outra seria melhor direcionada para estudantes brasileiros.

6. Ola.eu sou a Mafuta fernando,moro em Angola
    Estou interessada em estudar comunicação social em lion
    Não falo fluentemente o francês ,apenas o basico
    Terminei o 12°