Saiba o que é preciso para estudar na Ecole Normale Supérieure

Publicado em: 4 de dezembro de 2014

Graduação, Summer School, Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado, bolsas de estudos, bolsas de estágios para jovens pesquisadores, bolsas de pesquisa para professores universitários… São muitas as oportunidades de estudos, bolsas e estágios na Ecole Normale Supérieure, universidade pública de excelência, referência mundial no ensino e pesquisa em todas as áreas, que forma professores universitários e pesquisadores de alto nível.

A École normale supérieure (ENS) tem mais de 200 anos de tradição no ensino e pesquisa.

História e Objetivo

Fundada em Paris durante a Revolução Francesa (1794), a ENS é uma referência mundial em ensino e pesquisa. Estabelecimento público de ensino superior que tem vocação para preparar cidadãos já instruídos nas ciências práticas, a aprenderem, sob a orientação dos mais hábeis professores de todas as matérias, a arte de ensinar. Hoje, forma pesquisadores e professores de alto nível em todas as áreas de conhecimento.

ENS de Paris

Com sede no bairro Saint-Germain-des-Prés, especializada em Matemática e Matemática Aplicada, Física, Terra – Atmosfera –Oceano, Química, Biologia, Informática, Estudos Cognitivos, Ciências Sociais – Economia – Direito, Geografia, Filosofia, História, Literatura e Línguas. Passarela das Artes, Ciências da Antigüidade, História e Filosofia das Ciências. 2300 estudantes, 300 estudantes estrangeiros, 60 masters, 310 professores pesquisadores.

ENS de Lyon

Especializada em Matemática, Informática, Física, Química, Biologia, Ciências da Terra, Biologia molecular, Letras Clássicas (latim e grego antigo), Letras Modernas (literatura francesa e literatura comparada), Artes, Filosofia, Ciências da Linguagem, Ciências da Informação e da Comunicação, Sociologia e Economia, História, Geografia, Línguas. 2000 estudantes, 278 professores-pesquisadores, 232 parcerias internacionais.

ENS de Cachan

Especializada em Matemática, Informática, Física, Química, Biologia, Física aplicada, Engenharias mecânica, civil e elétrica, Sociologia, História, Economia, Direito, Gestão, Línguas, Artes e Design. 1320 estudantes, 260 estudantes estrangeiros, 30 masters, 100 parcerias internacionais.

Ex-alunos

Na École Normale Supérieure, passado e presente se iluminam. Entre seus alunos ilustres encontramos a figura de Évariste Galois, arquétipo do matemático e herói romântico. Foi na ENS que Sainte-Claire-Deville isolou o alumínio em 1854, e Pasteur efetuou suas maiores descobertas, desde a fermentação, em 1857, até o vírus, em 1881. Desde essa época, ex-alunos da ENS foram agraciados com diversos prêmios Nobel e medalhas Fields.
A escola também formou grandes políticos franceses: Jean Jaurès e Léon Blum, antigos presidentes da França, além de primeiros-ministros e ministros franceses, dentre os quais alguns em plena atividade. Os escritores e filósofos franceses formados pela escola são muitos também: Henri Bergson, Jean-Paul Sartre, Raymond Aron, Marc Bloch, Jean Cavaillès, Simone Weil, Jacques Canguilhem.

Formação e processo seletivo

• Cada escola organiza um Processo Seletivo Internacional de estudantes destinado aos alunos de graduação em Letras e/ou Ciências. Os aprovados nesta seleção, cerca de vinte por ano, recebem uma bolsa mensal durante os três anos de curso.
  • Demais estudantes têm a oportunidade de cursar uma parte ou a totalidade de seus cursos universitários em duplos-diplomas, pós-graduação, intercâmbios, teses em co-tutela e programas de pesquisa conduzidos com universidades parceiras no exterior. As ENS também acolhem um grande número de professores-pesquisadores estrangeiros.
  • Oferecem programas de bolsas internacionais para os níveis de master (segundo ano) e doutorado. O montante é de 1000 euros por mês durante 6 a 12 meses.

Você quer estudar na École Normale Superieur ou numa das melhores universidades francesas e usufruir de um ensino de qualidade? Confie no auxílio do IFESP, o melhor instituto de francês no Brasil. Essa é sua chance de obter um diploma reconhecido internacionalmente!

Também propomos entrevistas de Orientação Acadêmica personalizada. Agende já!