março 15, 2015

Cursos em Psiquiatria na França

A Psiquiatria é uma área bastante desenvolvida e faz parte das áreas que a Saúde pública leva em conta e cujo tratamento é apoiado pelo sistema de saúde pública. Note que a França é um dos países mais ‘‘psiquiatrizados’’ da Europa, já que a Psiquiatria é entendida num sentido lato, ou seja, vai de patologias clássicas à patologia que tem por origem explicações sociológica.

Por que estudar Psiquiatria na França?

Na França os cursos de Medicina, Psicologia, Psicanálise, e aqui o que nos interessa é a Psiquiatria, possuem uma excelente reputação. Com uma variedade de opções propostas você pode achar a formação que lhe corresponde.

Ademais, existe uma associação franco-brasileira de Psiquiatria.

Quais são as formações?

Após uma formação mais generalista, o estudante deve se especializar ao equivalente de uma Graduação em Medicina. Como todos os estudos  medicais, a psiquiatria também é uma formação que passa por numerosos estágios no hospital.

Existem várias opções como uma Pós-graduação em Neurociências, em Neuropsicologia, em Ciências cognitivas.

Em Paris há duas faculdades conceituadas na área: as Universidades Paris V-Descartes e Paris VII-Diderot.

Na região da Province encontram-se ótimas opções nas universidades das cidades de Lyon, Montpellier, Toulouse entre outras.

Sendo ligada a uma faculdade de Medicina, a Psiquiatria possui uma boa visibilidade acadêmica na maioria dos centros universitários.

As oportunidades e vantagens de estudar na França?

Na França quem tiver interesse na Psiquiatria pode pensar num Pós-doutorado ou ainda cursar um estágio de duração variável.

As Bolsas para estudar na França?

Como em todos os domínios, você poderá se candidatar a várias bolsas em função da sua idade, da sua linha de pesquisa, do seu país de origem e da instituição de ensino onde pretende cursar a sua pós-graduação.

Saiba mais?

Como todas as profissões médicas, a psiquiatria é regulamentada legalmente assim como o seu exercício. Leia nosso artigo mais generalista sobre a Medicina e as condições de entrada e prática.

Você tem o projeto de estudar na França e quer saber mais? Tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos? Entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

Contate-nos pelo telefone: +55 11 3031 3599 ou  +55 11 2308-7837 ou pelo e-mail: [email protected]

Website | + posts