março 18, 2015

Estudar na França: Cursos de História

Os estudos de História na França são de alto nível e reputação conceituada. Numerosas correntes de reflexão em história são originarias da França, como por exemplo, Escola dos Annales, que foi fundada pelo historiador Lucien Febvre ou ainda reflexões na disciplina de Michel Foucault.

Como curso uma Pós-graduação em História na França?

Como muitas formações na França, as Pós-graduações são abertas aos candidatos de todas as áreas. Com efeito, as Ciências sociais podem ser facilmente ligadas entre elas.

Como ser Aceito?

Com um dossiê de candidatura bem montado, legítimo e coerente, candidatos de outras áreas podem tentar ingressar com boas chances de sucesso.

Requisitos?

Nível Delf B2 (Intermediário 2) é exigido para se candidatar a Pós-graduação numa universidade francesa.

Como mencionado precedentemente, não é preciso possuir um diploma de Graduação em História para postular.

Exemplos de formações?

Começando pelas mais famosas e conceituadas, a escola Sciences Po Paris e a École Normale Superior (Escola Normal Superior) propõem formações  de excelente nível.

Todas as universidades públicas oferecem Pós-graduações em História, sendo que a sua escolha deve ser feita a partir de sua linha de pesquisa, ou seja, o quê for melhor academicamente para você.

Financiar os seus estudos com bolsas?

Existem várias opções de bolsas para os candidatos a uma Pós-graduação em História:
a Bourse Eiffel, a Bourse Master Île de France, as bolsas das escolas… entre outras…

Você quer cursar sua Pós graduação na França? Não espere mais!  Venha ao IFESP saber mais, tirar as suas dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos. Entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

Contate-nos pelo telefone: +55 11 3031 3599 ou  +55 11 2308-7837 ou pelo e-mail: [email protected]

Veja também esses links a respeito do dossiê de candidatura em francês e sobre as bolsas de estudos.

Website | + posts

1. Lucas 8 de janeiro de 2017 at 14:03 - Reply

Olá!

Sou graduado em História (licenciatura) e possuo mestrado em Ciência Política pela UFMG. Gostaria muito de realizar o doutorado em História na França, preferencialmente em alguma das Université-Paris ou na EHESS.

Minhas dúvidas principais são as seguintes:
    1-Tenho eu cidadania europeia(italiana) preciso realizar os procedimentos Campus-France de envio do dossiê eletrônico de candidatura?

2-Sobre a disponibilidade de bolsas de estudo, existem bolsas específicas para cidadãos da UE ou posso concorrer a qualquer tipo bolsa?

Aguardo respostas!

Grato,

LUCAS

• Náthalia Matsutani 11 de maio de 2017 at 18:52 - Reply

Bonjour ! Não é necessário realizar o procedimento Campus France, você pode realizar a sua candidatura diretamente com as universidades de seu interesse. Em relação às bolsas, sim, existem bolsas voltadas apenas para alunos da UE e também bolsas apenas para estrangeiros, por exemplo.

2. Carlos Corrêa 11 de fevereiro de 2018 at 14:23 - Reply

Boa tarde!

Gostaria de saber sobre mestrado em história na França.