Estudar na França cabe no seu orçamento?

Publicado em: 4 de outubro de 2018

Você sonha em estudar em uma Universidade Francesa, mas fica preocupado em relação ao custo de vida na França? O Universidades Francesas fez um levantamento do custo de vida no país dos vinhos e queijos.

Segundo uma enquete realizada pelo l’Institut CSA Research são necessários 7 118  euros por ano por aluno para fazer ensino superior na França. O preço muda de acordo com:

1. Região: em Paris, por exemplo, o custo de vida é mais caro.
  2. Universidade ou École: as Universidades cobram uma taxa anual que varia entre 189 e 400 euros por ano, o valor depende se o aluno está na Licence, no Master ou no Doctorat. as Écoles, diferentemente, cobram mensalidades.
  3. Curso escolhidos: Os cursos de engenharia nas Écoles são um dos que demandam maior investimento, sendo 606 euros por ano. A Science Po, uma das melhores universidades de direito do mundo, demanda um investimento entre 700 e 13.820 euros por ano.

E o aluguel?

O aluguel representa a maior parte dos gastos, sendo em média 2 107 euros por aluno. Em Paris o preço duplica para em média 4 014 euros.Segundo dados recolhidos pelo IFESP o preço do aluguel fica em torno de 200 e 800 euros por mês.

É importante lembrar que todo estudante que tenha uma carte de séjour pode pedir o auxílio-moradia do governo francês, a CAF (Caisses d’Allocation Familiale), ela cobre parte dos custos do aluguel. No site da CAF você pode simular o possível valor do seu auxílio. Contudo o auxílio só pode ser pedido quando você já estiver na França!

Além disso, uma opção barata de moradia é o CROUS (Centre Régional des Oeuvres Universitaires et Scolaires), mas você está sujeito à quantidade de vagas disponíveis.

Alimentação

Os restaurantes universitários custam 3,25 euros/refeição, por isso essa acaba sendo a opção com melhor custo benefício para a maioria dos estudantes.

Segundo a Campus France os custos médios dos produtos de base são:

• Baguete: 1 euro;
  • Um croissant: 1,10 euro;
  • 1 kg de macarrão: 1,50 euro;
  • 1 litro de leite: 1,20 euro;
  • 6 ovos: 1,50 euro;
  • Um café no bar ou em um restaurante: 2 euros;
  • Um lanche no fastfood: 7 euros;
  • Um refeição no restaurante: 10 à 20 euros;
  • Um sanduíche na padaria com bebida: 5 à 8 euros.

Transporte

Segundo dados do IFESP o custo médio por mês com transporte varia entre 36 e 100 euros. A SNCF tem uma opção para os estudantes: a Carte Jeune, que pode ser adquirida por 50 euros, com esse bilhete os estudantes entre 12 e 27 anos têm redução na tarifa do TGV, TER e intercités.

Saúde

Uma novidade importante para os estudantes que vão estudar na França é a não obrigatoriedade da taxa da sécurité social. Agora o estudante continua a receber esses benefícios, sem ter que que pagar por eles. Dá uma conferida no post aqui do blog que falamos sobre as Novidades importantes para estrangeiros na França.

Se você está se candidatando a uma Universidade Francesa e precisa de ajuda com o passo a passo do processo de candidatura como: elaboração da lettre de motivation, envio dos documentos, planejamento financeiro, etc. Curso de Francês Onine –CFOL oferece um guia passo a passo para estudos na França.

Se você tem vontade de estudar na França, o CFOL também oferece o serviço de orientação acadêmica, te mostrando as oportunidades de estudos na França, os financiamentos possíveis para estudantes estrangeiros, informações sobre custo de vida na França, requisitos para ingressar nas Universidades e nas Grandes Écoles e dicas para conseguir passar em todas as etapas do processo de admissão.

Caso você tenha alguma dúvida sobre estudos na França, comenta aqui no blog que vamos te ajudar!