O brasileiro Raimundo Nina Rodrigues estudou medicina em Salvador – Bahia, e defendeu o seu doutorado no Rio de Janeiro em 1888. Morreu precocemente em 1906, em Paris, com 44 anos. Nina Rodrigues era membro de várias sociedades científicas, como a Médico-Psicológica de Paris, e chegou a publicar nos Annales Medico – Psicologiques de Paris e nos Arquivos de Antropologia Criminal de Lacassagne (em Lyon).
Organização dos Estudos em Medicina
Depois dessa passagem pela história da medicina que liga os dois países, veremos como se compõem os estudos de Medicina na França e quais são as possibilidades dos estrangeiros de se integrarem nas universidades em questão.
Primeiramente, lembraremos que houve uma reorganização que entrou em vigor em 2010-2011, em particular quanto à recepção de estudantes internacionais nos cursos de Medicina.
Os estudantes europeus titulares de um diploma de final de segundo ciclo de estudos médicos (3º a 6º ano), ou de um título equivalente, e os estudantes estrangeiros que comprovam que cursaram esse segundo ciclo integralmente na França, efetuam suas especializações (TCEM – Terceiro ciclo de estudos médicos) normalmente (provas nacionais de classificação depois estágio).
O estudante estrangeiro não tendo ainda obtido um diploma de medicina em seu país deve qualquer que seja seu nível de estudos, seguir o primeiro ano do 1º ciclo (PACES desde 2010) e passar no concurso no final do ano. Ele integra então, o nível equivalente ao que ele havia atingido em seu país.
No que diz respeito às regras institucionais, o site do Campus France lhe fornecerá informações atualizadas quanto ao ingresso dos estudantes estrangeiros nos diferentes ramos da medicina.
Os cursos de Medicina, Farmácia , Odontologia e Maiêutica são garantidos por universidades associadas a hospitais importantes, os CHU (centros hospitalares universitários). Na França há 30.
Recepção dos Estudantes Internacionais nos Cursos de Medicina
- A Residência para Estrangeiros
A residência para estrangeiros (aberta aos doutores em medicina não pertencentes a UE) permite obter a DES após uma residência de 4 anos (disciplinas médicas) ou de 5 anos (cirurgias). Abrangem as especialidades médicas, anestesia-reanimação, biologia médica, ginecologia-obstetrícia, saúde pública, psiquiatria e cirurgia, contudo esse diploma não permite o exercício da medicina na França e não. A lista de postos oferecidos é conhecida em fevereiro, a data limite de candidatura no fim de março.
- O Diploma de Especializações Específicas para Médicos Estrangeiros
Enfim o estudante estrangeiro poderá se especializar graças a um Diploma De Especializações Específicas Para Médicos Estrangeiros. De fato, diplomas de especializações foram criados especificamente para médicos estrangeiros (fora da UE) como:
O DFMS (diploma de formação médica especializada) obtido após 2 a 6 semestres de estudos. A formação é aberta aos médicos cursando especialização em seu país de origem; o DFMSA (diploma de formação médica especializada aprofundado) obtido após 1 ou 2 semestres. A formação é aberta aos médicos titulares de uma especialidade.
O número de lugares oferecidos é fixado para cada disciplina e especialidade por decisão ministerial. Os candidatos devem satisfazer as provas seletivas (teste linguístico). Estas provas são organizadas localmente pelos serviços culturais na Embaixada da França, no primeiro trimestre.
Importância do bom nível de francês
Em todos os casos os estudos médicos requerem um bom nível de francês (TCF ou DELF B2, no mínimo) por parte dos candidatos. Para que o aluno consiga ter o diploma de proficiência a tempo para sua candidatura é preciso se programar, saber as datas das provas e ter certeza que você estará com o resultado em mãos no momento da candidatura (depois de feita a prova os resultados costumam chegar depois de um mês). Conheça os cursos preparatórios do CFOL e prepare-se!
Como faço para me matricular em medicina ? É complicado ? Quais procedimentos, e tem em Lyon ? —– Comment puis-je m’inscrire à l’école de médecine? Est-ce compliqué? Quelles sont les procédures, et a à Lyon?
Tânia,
Veja o post: https://www.universidadesfrancesas.com.br/estudar-medicina-na-franca/
Tem em Lyon, sim.
Agende uma orientação acadêmica no ifesp, Telefone (11) 3031-3599 I Email : [email protected]. I Site : http://www.ifesp.com.br, é gratuito e poderemos conversar melhor sobre seu objetivo e montar um plano de estudos.
Até breve!
Pauline
Bom dia! Sabe dizer se há algo do género para internos portugueses?
Cumprimentos
Como faço para concorrer a uma graduação de medicina na França ? Qual o custo ? Entre outras informações de ingresso..
Grato,
Rafael Nascimento
Tem como estagiar na frança? Je voudrais savoir si il y a la possibilité d faire un stage?
Desde já agradeço.
Boa tarde Aída,
Como vai? É sim possível estagiar na França tendo um visto estudante. Se você tiver um vínculo com uma universidade isso é ainda mais fácil. É só você se informar junto aos serviços de estágios da universidade.
olq , gostaria de saber qual é a possibilidade de estudar medicina em frança? frança é um pais do meu sonho, e medicina tbm é o curso do meu sonho
Olá Lasiza, leia este artigo https://www.universidadesfrancesas.com.br/estudar-medicina-na-franca/
O melhor é começar desde o primeiro ano lá ou obter o diploma no Brasil para depois fazer uma especialização na França pois não é difícil obter uma equivalência ou fazer um intercambio durante o curso.
Ola
Sou pediatra, vou me casar com um frances e me mudar para frança por um tempo, estou procurando infromações sobre resicencia medica/ sub especialização em neonatologia (principlamente em Lyon) mas não estou entendendo muito sobre pre requisitos e não encontrei editais. Teria alguma informação? Obrigada
Neste caso você tem que entrar em contato diretamente com eles. Seu caso é especifico e para medicina é caso a caso.
Olá
Sou brasileira e cursarei medicina na França, provavelmente em Paris/ Versailles. Gostaria de saber se, quando eu já estiver formada e quiser voltar para o Brasil e exercer lá, quais serão as exigências. Muito obrigada!
Olá, Te aconselho verificar isso aqui no Brasil com uma universidade publica antes de realizar seu curso na França.
Pode ler também este artigo: https://www.universidadesfrancesas.com.br/revalidacao-dos-diplomas-francabrasil/
Olá, gostaria de saber aonde é possivel ter acesso a mais informaçoes em relacao às vagas disponiveis para estudantes estrangeiros. É necessario realizar o ECN? Agradecido
Olá, sou Brasileira e faço medicina na Bolivia, estou no 2 ano. Gostaria de saber se tem alguma faculdade na França que aceite transferencia e quais requisitos
Olá Jessica,
A transferência ou a validação é caso a caso, tem que entrar em contato com as universidades.
Gostaria de saber sobre pós graduação em odontologia. Quais requisitos.
Oi. Gostaria de saber ao fim de quanto tempo estando cursando medicina se pode começar a trabalhar. Só ao fim de tirar a especialidade ou se pode logo depois do segundo ciclo de estudos?
Como um médico recém formado no Brasil poderia fazer especialização em psiquiatria na França?
Boa noite.
Me formo no final do ano e gostaria de saber onde posso obter mais informações a respeito de como fazer residencia medica na França.
Obrigada
Olá Natália,
Pode consultar http://www.campusfrance.org/fr/page/les-etudes-de-medecine
Boa noite,
Minha filha enviou um dossié atráves da Campus France e a primeira universidade não aceitou com a justificativa da falta de vaga, ela tem notas nivel A e B, fala o Francês fluente a minha pergunta é ; tendo a primeira universidade recusado por falta de vaga as outras 2 opções são feitas sem interferência da primeira?
Podemos usar o material enviado para o Campus France para universidades particulares?
Por favor, me ajudem com respostas.
Muito obrigado!
Boa noite,
Faço medicina no Brasil e tenho nacionalidade francesa, me formo em 2016. Vocês saberiam me informar como devo fazer pra entrar na residência na França? Posso fazer diretamente o Concours de l’internat, ou tenho que fazer o Concours de l’internat à titre étranger?
Obrigada
Olá Maria Claudia,recomenda que se informe junto às universidades. Veja o link da Université Paris Descartes : http://www.medecine.parisdescartes.fr/?page_id=22368.
ola Pauline, eu tenho 34 anos, demorei para m decidir qual profissão seguir, me decide medicina. Com a idade que tenho, posso tentar uma vaga na frança, para estudar medicina?
Olá! A princípio não há limite de idade para cursar medicina.
Oi Pauline, tenho 26 anos, e sou formado em Medicina, e queria fazer mestrado ou especialização na França. Só que não sei por onde começar, Quais são as universidades que aceitam, e como faço para conseguir uma vaga lá?
Gostaria de saber como faço para ingressar em uma universidade de medicina em Paris?
Olá Luis,
Você deve se informar sobre as inscrições nos site das faculdades francesas onde você pretende cursar e contatar se necessário o serviço de Relações Internacionais. Além disso, para ingressar nas universidades francesas, vocês precisa criar um dossiê eletrônico no site do Campus France Brasil => procedimento CEF.
Veja nosso artigo sobre a matrícula nas universidades francesas:
https://www.universidadesfrancesas.com.br/procedimento-matricula-faculdade-franca/
Para mais informações e obter um auxílio na montagem do seu dossiê de candidatura, pode entrar em contato conosco e agendar uma orientação acadêmica no IFESP. É gratuito.
http://www.ifesp.com.br/estudar-na-franca/frances-objetivos-estudar
Olá. Eu gostariadesabercomofaço pra ingressar
Na faculdade de medicina na França. Eu pretendo
Morar lá. E não sei por onde começar as informações a respeito de tal assunto.
Olá. Eu pretendo ir morar na França e cursar
Medicina em uma universidade pública.
Por onde começar as informações e como faço
pra ingressar? Ja terminei o ensino médio
Aquir no Brasil e ainda não estou cursando
Nenhum curso superior.
Olá, Elane. Para ingressar nas universidades francesas, você deve passar no vestibular em medicina aqui no Brasil (de preferência, numa universidade pública), e então, realizar uma outra prova para ingresso na universidade francesa. Além disso, você deve montar um dossiê de candidatura com carta de apresentação, currículo, certificado de proficiência em francês etc. e se inscrever quando o processo seletivo estiver aberto. Se você tiver interesse, nós temos uma orientação acadêmica em que informamos com detalhes todo esse processo, é só entrar em contato e agendar.
Olá,
Gostaria de saber passo a passo sobre como me graduar em medicina na França. Gostaria de saber se existem bolsas integrais, para ajudar com os custos de alimentação, transporte, etc e bolsas para as taxas das faculdades francesas. Quanto em média é preciso para se viver lá, trabalhos estudantis e se possível algum depoimento de brasileiros estudando medicina lá. Obrigada.
Bonjour Giulia,
Sugiro que você adquira o nosso Guia Passo a Passo Estudos na França https://cursodefrancesonline.com.br/passo-a-passo/. Adquirindo o guia, você terá informações detalhadas sobre as universidades, cursos oferecidos, bolsas de estudo, etc. Acredito que você também poderá se interessar por estes artigos:
https://www.universidadesfrancesas.com.br/oportunidades-estudos-medicina-na-franca/
https://www.universidadesfrancesas.com.br/primeiro-ano-comum-estudos-saude-franca-medicina-odontologia-farmacia-obstetricia/
À bientôt
Tenho 15anos em junho faço 16 quero terminar o segundario na França e tentar entrar na universidade de medicina você pode mim ajudar como devo proceder. Obg
Bonjour Ingrid,
Sugiro que você agende uma orientação acadêmica conosco https://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/. Dê uma olhada nestes artigos, acredito que eles irão te interessar:
https://www.universidadesfrancesas.com.br/oportunidades-estudos-medicina-na-franca/
https://www.universidadesfrancesas.com.br/estudar-medicina-farmacia-franca/
À bientôt
Olá bom dia
bonne nuit j’ai 27 ans je suis africain je veux entrer à l’université de médecine je veux savoir mais information
Olá
Eu sou a Clarice, sou angolana, tenho 17 anos e gostaria de saber o que posso fazer para conseguir numa universidade francesa?
Muito boa tarde e feliz sábado a todos. Sou Nelito Rodrigues, de Angola e quero saber onde posso ter acesso algumas informações, sobre vagas em universidades fraceses. Em área de medicina.