abril 9, 2014

Dicas sobre faculdades de medicina na França

O brasileiro Raimundo Nina Rodrigues estudou medicina em Salvador – Bahia, e defendeu o seu doutorado no Rio de Janeiro em 1888. Morreu precocemente em 1906, em Paris, com 44 anos. Nina Rodrigues era membro de várias sociedades científicas, como a Médico-Psicológica de Paris, e chegou a publicar nos Annales Medico – Psicologiques de Paris e nos Arquivos de Antropologia Criminal de Lacassagne (em Lyon).

Organização dos Estudos em Medicina

Depois dessa passagem pela história da medicina que liga os dois países, veremos como se compõem os estudos de Medicina na França e quais são as possibilidades dos estrangeiros de se integrarem nas universidades em questão.

Primeiramente, lembraremos que houve uma reorganização que entrou em vigor em 2010-2011, em particular quanto à recepção de estudantes internacionais nos cursos de Medicina.

Os estudantes europeus titulares de um diploma de final de segundo ciclo de estudos médicos (3º a 6º ano), ou de um título equivalente, e os estudantes estrangeiros que comprovam que cursaram esse segundo ciclo integralmente na França, efetuam suas especializações (TCEM – Terceiro ciclo de estudos médicos) normalmente (provas nacionais de classificação depois estágio).

O estudante estrangeiro não tendo ainda obtido um diploma de medicina em seu país deve qualquer que seja seu nível de estudos, seguir o primeiro ano do 1º ciclo (PACES desde 2010) e passar no concurso no final do ano. Ele integra então, o nível equivalente ao que ele havia atingido em seu país.

No que diz respeito às regras institucionais, o site do Campus France lhe fornecerá informações atualizadas quanto ao ingresso dos estudantes estrangeiros nos diferentes ramos da medicina.

Os cursos de Medicina, Farmácia , Odontologia e Maiêutica são garantidos por universidades associadas a hospitais importantes, os CHU (centros hospitalares universitários). Na França há 30.

estudar medicina na França

Recepção dos Estudantes Internacionais nos Cursos de Medicina

  • A Residência para Estrangeiros

A residência para estrangeiros (aberta aos doutores em medicina não pertencentes a UE) permite obter a DES após uma residência de 4 anos (disciplinas médicas) ou de 5 anos (cirurgias). Abrangem as especialidades médicas, anestesia-reanimação, biologia médica, ginecologia-obstetrícia, saúde pública, psiquiatria e cirurgia, contudo esse diploma não permite o exercício da medicina na França e não. A lista de postos oferecidos é conhecida em fevereiro, a data limite de candidatura no fim de março.

  • O Diploma de Especializações Específicas para Médicos Estrangeiros

Enfim o estudante estrangeiro poderá se especializar graças a um Diploma De Especializações Específicas Para Médicos Estrangeiros. De fato, diplomas de especializações foram criados especificamente para médicos estrangeiros (fora da UE) como:

O DFMS (diploma de formação médica especializada) obtido após 2 a 6 semestres de estudos. A formação é aberta aos médicos cursando especialização em seu país de origem; o DFMSA (diploma de formação médica especializada aprofundado) obtido após 1 ou 2 semestres. A formação é aberta aos médicos titulares de uma especialidade.

O número de lugares oferecidos é fixado para cada disciplina e especialidade por decisão ministerial. Os candidatos devem satisfazer as provas seletivas (teste linguístico). Estas provas são organizadas localmente pelos serviços culturais na Embaixada da França, no primeiro trimestre.

Importância do bom nível de francês

Em todos os casos os estudos médicos requerem um bom nível de francês (TCF ou DELF B2, no mínimo) por parte dos candidatos. Para que o aluno consiga ter o diploma de proficiência a tempo para sua candidatura é preciso se programar, saber as datas das provas e ter certeza que você estará com o resultado em mãos no momento da candidatura (depois de feita a prova os resultados costumam chegar depois de um mês). Conheça os cursos preparatórios do CFOL e prepare-se!

 

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

36 Comments

  1. Tânia 27 de dezembro de 2011 at 17:32 - Reply

    Como faço para me matricular em medicina ? É complicado ? Quais procedimentos, e tem em Lyon ? —– Comment puis-je m’inscrire à l’école de médecine? Est-ce compliqué? Quelles sont les procédures, et a à Lyon?

  2. Joana 16 de fevereiro de 2012 at 21:45 - Reply

    Bom dia! Sabe dizer se há algo do género para internos portugueses?

    Cumprimentos

  3. Rafael 5 de julho de 2012 at 16:51 - Reply

    Como faço para concorrer a uma graduação de medicina na França ? Qual o custo ? Entre outras informações de ingresso..

    Grato,

    Rafael Nascimento

  4. Aída 30 de julho de 2012 at 4:17 - Reply

    Tem como estagiar na frança? Je voudrais savoir si il y a la possibilité d faire un stage?
    Desde já agradeço.

    • pauline 8 de agosto de 2012 at 13:11 - Reply

      Boa tarde Aída,
      Como vai? É sim possível estagiar na França tendo um visto estudante. Se você tiver um vínculo com uma universidade isso é ainda mais fácil. É só você se informar junto aos serviços de estágios da universidade.

  5. lasiza esmeralda silva Martins 21 de janeiro de 2013 at 18:15 - Reply

    olq , gostaria de saber qual é a possibilidade de estudar medicina em frança? frança é um pais do meu sonho, e medicina tbm é o curso do meu sonho

  6. Flavia 2 de março de 2013 at 12:59 - Reply

    Ola
    Sou pediatra, vou me casar com um frances e me mudar para frança por um tempo, estou procurando infromações sobre resicencia medica/ sub especialização em neonatologia (principlamente em Lyon) mas não estou entendendo muito sobre pre requisitos e não encontrei editais. Teria alguma informação? Obrigada

    • pauline 21 de março de 2013 at 18:51 - Reply

      Neste caso você tem que entrar em contato diretamente com eles. Seu caso é especifico e para medicina é caso a caso.

  7. Kimbelly 6 de abril de 2013 at 10:34 - Reply

    Olá

    Sou brasileira e cursarei medicina na França, provavelmente em Paris/ Versailles. Gostaria de saber se, quando eu já estiver formada e quiser voltar para o Brasil e exercer lá, quais serão as exigências. Muito obrigada!

  8. Daniel 16 de abril de 2013 at 21:29 - Reply

    Olá, gostaria de saber aonde é possivel ter acesso a mais informaçoes em relacao às vagas disponiveis para estudantes estrangeiros. É necessario realizar o ECN? Agradecido

  9. Jessica 4 de junho de 2013 at 1:29 - Reply

    Olá, sou Brasileira e faço medicina na Bolivia, estou no 2 ano. Gostaria de saber se tem alguma faculdade na França que aceite transferencia e quais requisitos

    • pauline 25 de junho de 2013 at 18:03 - Reply

      Olá Jessica,
      A transferência ou a validação é caso a caso, tem que entrar em contato com as universidades.

  10. natalia 6 de junho de 2013 at 20:24 - Reply

    Gostaria de saber sobre pós graduação em odontologia. Quais requisitos.

  11. Carolina Silva 3 de julho de 2013 at 18:26 - Reply

    Oi. Gostaria de saber ao fim de quanto tempo estando cursando medicina se pode começar a trabalhar. Só ao fim de tirar a especialidade ou se pode logo depois do segundo ciclo de estudos?

  12. Jacqueline Oguro 10 de julho de 2013 at 9:34 - Reply

    Como um médico recém formado no Brasil poderia fazer especialização em psiquiatria na França?

  13. Natália 23 de fevereiro de 2014 at 21:26 - Reply

    Boa noite.
    Me formo no final do ano e gostaria de saber onde posso obter mais informações a respeito de como fazer residencia medica na França.
    Obrigada

  14. Katia 4 de maio de 2014 at 0:25 - Reply

    Boa noite,
    Minha filha enviou um dossié atráves da Campus France e a primeira universidade não aceitou com a justificativa da falta de vaga, ela tem notas nivel A e B, fala o Francês fluente a minha pergunta é ; tendo a primeira universidade recusado por falta de vaga as outras 2 opções são feitas sem interferência da primeira?
    Podemos usar o material enviado para o Campus France para universidades particulares?
    Por favor, me ajudem com respostas.
    Muito obrigado!

  15. Maria Claudia 30 de julho de 2014 at 23:07 - Reply

    Boa noite,
    Faço medicina no Brasil e tenho nacionalidade francesa, me formo em 2016. Vocês saberiam me informar como devo fazer pra entrar na residência na França? Posso fazer diretamente o Concours de l’internat, ou tenho que fazer o Concours de l’internat à titre étranger?
    Obrigada

  16. Vander Barbosa. 5 de agosto de 2014 at 22:48 - Reply

    ola Pauline, eu tenho 34 anos, demorei para m decidir qual profissão seguir, me decide medicina. Com a idade que tenho, posso tentar uma vaga na frança, para estudar medicina?

    • Pauline 6 de agosto de 2014 at 19:07 - Reply

      Olá! A princípio não há limite de idade para cursar medicina.

  17. Thiago 15 de agosto de 2014 at 16:30 - Reply

    Oi Pauline, tenho 26 anos, e sou formado em Medicina, e queria fazer mestrado ou especialização na França. Só que não sei por onde começar, Quais são as universidades que aceitam, e como faço para conseguir uma vaga lá?

  18. luis fellipe 4 de março de 2015 at 22:57 - Reply

    Gostaria de saber como faço para ingressar em uma universidade de medicina em Paris?

    • Stephanie Fidalgo 6 de março de 2015 at 17:27 - Reply

      Olá Luis,
      Você deve se informar sobre as inscrições nos site das faculdades francesas onde você pretende cursar e contatar se necessário o serviço de Relações Internacionais. Além disso, para ingressar nas universidades francesas, vocês precisa criar um dossiê eletrônico no site do Campus France Brasil => procedimento CEF.

      Veja nosso artigo sobre a matrícula nas universidades francesas:
      https://www.universidadesfrancesas.com.br/procedimento-matricula-faculdade-franca/

      Para mais informações e obter um auxílio na montagem do seu dossiê de candidatura, pode entrar em contato conosco e agendar uma orientação acadêmica no IFESP. É gratuito.
      http://www.ifesp.com.br/estudar-na-franca/frances-objetivos-estudar

  19. Elane Barros de Sá 7 de abril de 2015 at 17:07 - Reply

    Olá. Eu gostariadesabercomofaço pra ingressar
    Na faculdade de medicina na França. Eu pretendo
    Morar lá. E não sei por onde começar as informações a respeito de tal assunto.

  20. Elane Barros de Sá 7 de abril de 2015 at 17:15 - Reply

    Olá. Eu pretendo ir morar na França e cursar
    Medicina em uma universidade pública.
    Por onde começar as informações e como faço
    pra ingressar? Ja terminei o ensino médio
    Aquir no Brasil e ainda não estou cursando
    Nenhum curso superior.

    • Thaís Janoti 15 de abril de 2015 at 16:10 - Reply

      Olá, Elane. Para ingressar nas universidades francesas, você deve passar no vestibular em medicina aqui no Brasil (de preferência, numa universidade pública), e então, realizar uma outra prova para ingresso na universidade francesa. Além disso, você deve montar um dossiê de candidatura com carta de apresentação, currículo, certificado de proficiência em francês etc. e se inscrever quando o processo seletivo estiver aberto. Se você tiver interesse, nós temos uma orientação acadêmica em que informamos com detalhes todo esse processo, é só entrar em contato e agendar.

  21. Giulia 24 de janeiro de 2016 at 15:19 - Reply

    Olá,
    Gostaria de saber passo a passo sobre como me graduar em medicina na França. Gostaria de saber se existem bolsas integrais, para ajudar com os custos de alimentação, transporte, etc e bolsas para as taxas das faculdades francesas. Quanto em média é preciso para se viver lá, trabalhos estudantis e se possível algum depoimento de brasileiros estudando medicina lá. Obrigada.

  22. Ingrid 30 de janeiro de 2018 at 22:02 - Reply

    Tenho 15anos em junho faço 16 quero terminar o segundario na França e tentar entrar na universidade de medicina você pode mim ajudar como devo proceder. Obg

Leave A Comment