Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

As vantagens de se estudar Marketing na França

Publicado em: 24 de setembro de 2014
universidades francesas

O marketing é definitivamente o setor do nosso século. É uma das áreas de atuação que mais crescem no mundo e, hoje em dia, quase todas as empresas têm orçamento previsto para investir em propaganda. O marketing permite às empresas gerar a experimentação dos produtos ou serviços que as empresas oferecem (brand knowledge), ganhar a lealdade dos consumidores e, a longo prazo, aumentar o valor da marca (brand equity).

O fundamento do marketing é o que chamamos de 4Ps ou mix marketing:

  • product (produto): o produto ou serviço que a empresa vende (embalagem, produto em si, etc.)
  • place (praça, distribuição): onde o produto será vendido, se é em lojas próprias, distribuidores, na Internet, etc.
  • price (preço): qual preço o consumidor vai pagar, o que é diferente do valor percebido.
  • promotion (promoção): qual promoção e dinâmica promocional a empresa vai escolher para aumentar as vendas.

Há 5 principais setores para se trabalhar em marketing:

  • o Trade Marketing, cujo objetivo é construir dinâmicas promocionais para aumentar as vendas.
  • o Brand Management ou também chamado de branding (em português, a gestão de marcas), cujo objetivo é aumentar o valor da marca para os consumidores. Trabalhar em branding significa trabalhar sobre todos os atributos da marca para aumentar o valor da mesma.
  • o Visual Merchandising, cujo objetivo é desenvolver o material de ponto de venda permanente com uma carta gráfica que servirá de identidade visual da marca. Na indústria, trata-se de displays, totem, etc. No varejo, trata-se de vestir gôndolas e cuidar de todo o material usado nas lojas.
  • CRM: Customer Relationship Management, cujo objetivo é atingir o consumidor conforme as necessidades dele e o que ele gosta. Hoje em dia, as empresas têm cada vez mais informações sobre os consumidores, e usa estas informações para atingi-los de forma mais assertiva.
  • Marketing Digital: é um setor que está crescendo muito. O objetivo saber é como se posicionar na Internet e nas mídias sociais para criar interação com a marca ou o produto.

Onde trabalhar?

O setor de marketing não é exclusivo para trabalhar em empresas multinacionais, mas também em consultoria de branding ou de CRM (as mais famosas são o Grupo Troiano, Thymus Branding, Dunnhumby, mas tem muito mais), e PME (pequenas e médias empresas) investem cada vez mais em marketing

Onde me formar na França?

Na França, tem dois caminhos:

  • Ecole de Commerce: as mais famosas são: HEC, EM Lyon, ESSEC, ESC, EDHEC
  • Université: agora, qualquer universidade francesa oferece cursos de marketing, ou generalista, ou especializado, em setores de: Marketing Internacional, Marketing de Luxo, etc.

Para mais informações, entre em contato com o IFESP!

Florence Debornes

últimos artigos

2 comentários

    1. Salut Ramiro,
      É muito bom saber que nossa publicação despertou seu interesse. Acredito que você também irá gostar destes artigos:
      https://www.universidadesfrancesas.com.br/estudar-marketing-universidade-paris-dauphine/
      https://www.universidadesfrancesas.com.br/estudar-na-franca-cursos-em-comunicacao/

      Para obter mais informações sobre o curso de Marketing na França, oferta de bolsas e possibilidades de estudos, agende uma orientação acadêmica conosco https://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/

      À bientôt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *