julho 4, 2014

Como fazer para estudar jornalismo na França

Jornalismo, França e Brasil são palavras que podemos relacionar. Principalmente ao pensarmos em importantes jornalistas brasileiros que têm um laço com a França. Há também o exemplo do apresentador, dramaturgo, escritor e humorista Jô Soares, que conhece e fala a língua francesa e que até mesmo chegou a traduzir do francês o quadrinho humorístico chamado Barbarella, escrito e ilustrado pelo francês Jean-Claude Forest.

Mas então o que é ‘‘ser jornalista”?

Se tornar jornalista, eis uma profissão com que numerosas pessoas sonham. Sinônimo de viagens, aventuras e encontros com outros povos, o jornalismo atrai pessoas vindas de horizontes diversos e às vezes inesperados.

Por isso, daremos dicas de estudos para quem quer cursar jornalismo, seja como primeiro estudo seja como uma especialização, e também para quem quer saber mais sobre a profissão. Por exemplo, na França a carteira de jornalista é obrigatória para poder exercer a profissão: ela facilita a vida do jornalista quando ele deve se identificar, já que lhe dará um melhor acesso aos lugares e às informações.

Estudar jornalismo pode ser uma opção após ter conseguido uma primeira graduação. De fato, se você quiser ser um jornalista especializado numa matéria, por exemplo, em esporte, uma graduação em esporte será a melhor maneira de você conhecer o ambiente. Se você quiser se especializar em artes (cinema, pintura, teatro) será sempre bom fazer uma graduação em artes cênicas, em história das artes ou em letras, por exemplo, para que a sua profissão seja a expressão de um verdadeiro conhecimento e para que você ponha todas as oportunidades ao seu lado.

No entanto, especializar-se não é uma obrigação e cursar jornalismo pode ser efetuado como primeiro curso e única formação. A dupla formação só foi uma dica para quem quer se especializar dentro da profissão.

Em Paris, na CELSA – Ecole des hautes études en sciences de l’information et de la communication (Escola de Estudos Superiores em ciências da informação e da comunicação) sediada pela Universidade Paris 4 – Sorbonne, existem várias pós-graduações como essa: Parcours recherche et enseignement en sciences de l’information et de la documentation (Ciências da informação e da documentação), um Percurso Pesquisa e Desenvolvimento. Também é possível cursar uma pós-graduação profissionalizante nessa universidade, durante a qual você alternará estágios e aulas.

A admissão geralmente é condicionada pela obtenção de boas notas durante a graduação, ou seja, por um bom histórico escolar e às vezes pelo sucesso no concurso de entrada.

Ainda em Paris é possível cursar na Universidade Paris II o Instituto Francês de Imprensa (IFP), que propõe uma pós-graduação em Information et Communication, Spécialité Médias et Mondialisation (Informação e Comunicação com foco na Mídia e na Globalização) ou com foco em Médias, Langages et Sociétés (Mídias, as Linguagens e Sociedades), ou ainda uma pós-graduação profissionalizante em Journalisme, Option Journalisme Juridique possible (Jornalismo, opção Jornalismo Jurídico possível – lembrando que a Paris II é primeiramente uma faculdade de direito). Também existe uma pós-graduação profissionalizante na Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle. Com foco no cinema e nos documentários há uma pós-graduação que pode o interessar na Universidade Paris VII Diderot.

Na Provence você poderá cursar jornalismo no Centro Universitário de Ensino de Jornalismo da Universidade Strasbourg III, na Escola de Jornalismo da Universidade Grenoble III, na Escola de Jornalismo e de Comunicação de Marseille e no Instituto de Jornalismo de Bordeaux-Aquitaine. E ainda em Marseille há a Universidade Aix-Marseille III que oferece um curso em jornalismo jurídico.

Por fim, a Pós-graduação profissional em jornalismo da Sciences Po Paris é bastante reconhecida pela profissão.

Cada escola ou universidade poderá lhe propor também um percurso rádio, imprensa, televisão, etc…

Para mais informações, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. É gratuito!

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

2 Comments

  1. Bruna Gonçalves 14 de dezembro de 2017 at 15:14 - Reply

    Olá! existe alguma universidade francesa pública, de preferência em Paris, que tenha o curso de graduação em jornalismo? Pelas pesquisas que fiz ainda não achei claramente uma que falasse sobre o curso, só sobre as áreas…

Leave A Comment

Website | + posts