Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

A França oferece cursos superiores relacionados à internet

Publicado em: 18 de dezembro de 2014
Internet na França

Internet é hoje uma palavra incontornável qualquer que seja a matéria de que se trata. A internet faz parte de nossos meios de relacionamentos com as redes sociais, mas também entrou no ensino com o ensino a distância pela internet ou teleconferências. Enfim, a internet permite fazer as suas compras sem sair de casa.

A França não escapa a essa regra! E é por isso que sendo parte integrante da vida moderna, a internet também pode se tornar um objeto de estudos. São numerosos os cursos que propõem aulas de Sociologia da Internet dentro do percurso sociologia, como por exemplo, na EHESS que estuda as práticas da Internet.


As profissões ligadas à internet

Mas o que é trabalhar com a Internet? Eis uma lista sucinta das profissões ligadas à internet: Webmaster, Web analyst, Traffic Manager, Community Manager, e-marketer, Consultor Web ou ainda Web designer. Com essa última profissão você pode ver que existe uma ligação com as profissões ligadas à fotografiaque também pode ser estudada na França.


Formações relacionadas à internet na França

Para quem quer saber da construção e do funcionamento da internet, há cursos direitamente voltados para isso. Sendo uma profissão diretamente em contato com a prática e o objeto de estudo, muitas formações são profissionalizantes, tendo boa parte da escolaridade dedicada à realização de estágios.

Assim os IUT de Clermont Ferrand I, Grenoble II e Forma-Sup Ain-Rhône- Loire Lyon oferecem respectivamente Graduações profissionais em Desenvolvimento de aplicações Internet-Intranet (Développement d’applications Internet-Intranet), Profissões da Internet e das aplicações multimídia (Métiers de l’Internet et des Applications Multimédia), Concepção e Gestão de sites Internet (Concepteur et Gestionnaire de Sites Internet).

Também há a Sup’Internet, a Escola Superior das profissões da Internet em Paris. Esse percurso é muito rico em projetos e em estágios ao longo da vida escolar no objetivo de preparar os alunos ao mundo profissional. Vale destacar que é uma escola privada e, portanto, paga.

Há também uma Pós-graduação em Desenvolvimento de Projeto Internet na escola Sup de Pub de Paris (escola superior em publicidade de Paris). É um ano de estudo nessa escola particular. É possível trabalhar em alternância com uma convenção de estágio ao mesmo tempo, sendo que estagiar numa empresa é uma obrigação durante pelo menos 6 meses.

Também existe uma Graduação Marketing e Comércio na Internet, as profissões do e-Business no Instituto Universitário Tecnológico de Evry. Formação que o levará a efetuar estágios. No Sudoeste da França, a Universidade de Pau et des pays de l’Adour oferece uma Pós-graduação em Tecnologia da Internet.  É possível ingressar no primeiro ou no segundo ano da Pós-graduação se você puder provar o equivalente de um M1 em informática. São dois anos de estudos e durante o segundo ano o estudante terá de estagiar numa empresa ou num laboratório de pesquisa durante 5 meses.

 
Pretende estudar na França ? Aproveite a Orientação enriquecedora do IFESP para entender o sistema de ensino francês e comece a preparar sua jornada de estudos na França! A orientação presencial é gratuita!

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *