Estudar Informática e Ciências da Computação na França

Publicado em: 16 de março de 2015
estudar informática na França

Nos dias atuais, quase todas as empresas precisam da Informática. De fato, a Informática é um elemento determinante da competitividade de todos os setores econômicos e até da evolução da sociedade por seu impacto nos campos da saúde, educação, lazer e meio ambiente. Veja como funciona os estudos na área na França.

Os pesquisadores se esforçam para adaptar seus resultados no mundo das aplicações. A profissão de técnico de informática está diversificada em várias especializações no tocante às redes, ao desenvolvimento, à segurança dos sistemas informáticos, ou ainda ao desenho gráfico ou a ergonomia.

Reputação das formações das universidades francesas em Informática e Ciências da Computação

Os técnicos franceses tem um reconhecimento internacional. Assim, os engenheiros André Truong e François Gernelle criaram em 1972 o primeiro micro computador, o Micral; em 1979, o francês Jean Ichbiah inventa a linguagem compilada de alto nível ADA, adotada pelo Departamento da Defesa Americana. A França conta com outros precursores no campo da informática como: Roland Moreno, famoso “cartão inteligente” em 1974, e Louis Pouzin, inventor da data grama e da primeira rede de comutação de pacotes, inovação essencial do conceito de rede de Internet. Joseph Sifakis (CNRS e Universidade de Grenoble) obteve em 2007 o equivalente ao Nobel em informática, o prêmio Turing; ele é conhecido no mundo por seus trabalhos inovadores dos aspectos teóricos e práticos da especificação e verificação dos modelos concorrenciais síncronos.

Organização dos estudos

Os engenheiros formados por escolas francesas se beneficiam de boas competências técnicas. A universidade oferece igualmente formações de qualidade para as graduações e pós-graduações. Enfim, as escolas especializadas propõem uma gama de diplomas em Engenharia da Informática, Engenharia de Programação, Arquitetura de Redes, Gestão da Informática

A  graduação em Informática

Com a implantação do LMD, a informática torna-se uma menção isolada ou associada à outra disciplina, graduações em Ciências e Tecnologias. A graduação permite adquirir uma cultura científica sólida com especialização no 3º ano. Ela leva principalmente a uma pós-graduação em informática ou a uma escola de engenheiros.

Podemos citar as especializações MIAGE (Métodos de Informática Aplicados na Gestão das Empresas) associados ao conceito dos sistemas de informação, atualmente muito apreciadas pelos recrutadores.

Ingresso nas graduação e pós-graduação

Os “INSA” (Institutos Nacionais das Ciências Aplicadas), “Télécom Paris”, “ENSEEIHT” (Escola Nacional Superior de Eletrotécnica, Eletrônica, Informática, Hidráulica e das Telecomunicações de Toulouse), “Télécom Bretagne” em Brest, “ENSEIRB” (Escola Nacional Superior de Eletrônica, Informática e Radiocomunicação de Bordeaux), “ENSIMAG” (Escola Nacional Superior de Informática e de Matemática Aplicada de Grenoble) ou o “ESIEA” (Escola Superior de Informática Eletrônica Automática), “IFIPS” (Instituto de Formações de Engenheiros) da Universidade Paris 11, em Orsay, algumas das escolas da rede PolyTech.

Linhas de Pesquisa

As áreas relacionadas às Ciências da Computação têm hoje uma importância cada vez maior com um considerável progresso nos sistemas informáticos dos transportes. O mundo torna-se digital: a digitalização generalizada dos textos, sons (letras e músicas), imagens (fotos e vídeos), conduz a uma informática de multimídia que comporta numerosas faces: compactação de dados, análise e síntese de palavras ou imagens, problemas de criptografia, protocolos de comunicação de fluxo multimídia etc.

Sem esquecer a área de jogos. Enfim, o desenvolvimento das redes de comunicação móvel é também um grande desafio aos técnicos para o desenvolvimento de novos sistemas complexos informatizados cada vez mais dinâmicos em seus componentes.

Quer saber mais informações para realizar seu projeto de estudos na França? O IFESP  propõe uma ótima orientação acadêmica

Organizamos com frequência palestras sobre estudos na França. Confira nossa agenda e faça já sua inscrição.