agosto 15, 2013

Dicas para estudar Historia da arte e Patrimônio na França

A noção de patrimônio se desenvolveu bastante nos últimos anos, portanto é preciso, daqui em diante, falar dos patrimônios em todas as suas novas formas. Os monumentos históricos e as coleções conservadas nos museus da França, as bibliotecas ou os serviços de arquivos, precisam agora ser incluídos como objetos que precisam de uma proteção particular, e também os saberes profissionais raros, como o cinema, a fotografia, etc.

O próprio caráter de monumento histórico é reconhecido desde o pequeno patrimônio rural até as implantações industriais e conjuntos arquitetônicos do século XX. As profissões do patrimônio cobrem o largo campo de disciplinas oferecidas, mas também as diferentes maneiras de intervir a seu favor. Algumas dessas profissões são particularmente ligadas ao conhecimento do patrimônio e à sua transmissão, valorização, comunicação (conservadores, mediadores, curadores de artes, documentalistas, etc.), e outras à sua proteção (conservadores de patrimônio, arquitetos de monumentos históricos, restauradores, etc.)

Todas as formações, dos Ministérios da Educação ou da Cultura, são abertas aos estudantes estrangeiros que possuem bom nível de francês e conhecimentos na área. Geralmente, a seleção é feita a partir do dossiê de candidatura.

Escola do Louvre

Cursos de arqueologia, de história da arte, de epigrafia, de antropologia, de história das civilizações e de museologia, de niveis graduação, pós graduação e doutorado.

Instituto Nacional do Patrimônio

O INP, estabelecimento público sob a tutela do Ministério da Cultura, forma conservadores e restauradores de patrimônio. Existe um concurso de admissão em diversas especialidades da conservação (arquivos, arqueologia, inventário, monumentos históricos, museus, patrimônio científico, técnico e natural) dos futuros conservadores.

A formação dura 18 meses e alterna cursos em Paris e estágios na França e no exterior. Regularmente, são organizadas parcerias com instituições estrangeiras. Anualmente, algumas vagas são destinadas a profissionais estrangeiros: os três critérios existentes são: um alto nível de qualificação científica, um projeto profissional no país de origem e um nível avançado de francês.

Centro de Altos Estudos de Chaillot

O CDHEC, em 2 anos de formação sancionados por um diploma, especializa arquitetos para a conservação, restauração, adaptação e reabilitação dos edifícios e das cidades históricas. Não há diferença de seleção para estrangeiros. O candidato deve apresentar um dossiê com CV, carta de apresentação e projeto de estudos. São aceitos alguns ouvintes livres.

Escola Nacional de Documentos e Cartas

Após 3 anos de formação nessa instituição pública, e portanto gratuita, o estudante deve  redigir uma monografia de conclusão do curso. É sancionada pela emissão do diploma de arquivista paleógrafo. A Escola recebe alunos estrangeiros selecionados por concurso e que seguem a mesma escolaridade que os alunos franceses sem beneficiar do estatuto de funcionário estagiário e estudantes ou ouvintes livres que desejam seguir uma parte do ensino. O estatuto de ouvinte livre não dá direito a diploma (atestados são fornecidos após solicitação).

Outras opções de formações nas universidades públicas

    • Master profissional de arquivista das Universidades de Lyon, Toulouse.
    • Master profissional de museologia das universidades de Avignon, Lyon III, Paris I, Toulouse.
    • Master profissional de patrimônio das universidades de Paris I, Bordeaux III, Le Havre e nas escolas de arquitetura de Nancy ou de Estrasburgo.

Escolas privadas

Escolas de Condé

Diplomas de restaurador de obras de arte em 3 anos e de conservado restaurador de obras de arte em 5 anos. Esta formação prepara para a função de Conservador-restaurador de objetos de artes nos domínios da pintura em tela, do papel (desenhos, litografia, estampas, gravuras, livros, manuscritos…) e da cerâmica (faianças, porcelanas, argila, objetos de escavação).

IESA Instituto Superior de Artes

Diploma de especialista em bens e serviços culturais com 3 departamentos: mercado de arte, profissões da cultura e do espetáculo, multimídia.

Para mais informações, entre em contato e  agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

3 Comments

  1. Denise 26 de agosto de 2020 at 22:10 - Reply

    Adoraria estudar na França!!

Leave A Comment

Website | + posts