julho 29, 2016

Estudar Gastronomia e Hotelaria na França

Um setor com muitas oportunidades profissionais

Na França, estima-se que haja a necessidade de contratar 60.000 novos funcionários na área de gastronomia e hotelaria todo ano, para substituir as saídas ou mesmo para garantir o crescimento da atividade. As funções operacionais de Administração ou de Gestão também estão precisando de funcionários. Além de especialistas de Turismo, os empregadores procuram diplomados de escolas de comércio, principalmente para a Gestão dos Recursos Humanos e diplomados de escolas de gastronomia.

Esse setor é o quarto maior empregador privado da França. Os cargos possibilitam construir uma carreira tanto nacional como internacional,  sobretudo no setor da hotelaria.

As formações

Diversos estabelecimentos privados especializados, às vezes renomados, como as “escolas hoteleiras” preparam para essas profissões. Nas universidades públicas, as formações curtas (Licence Pro) são oferecidas em Gastronomia. Além disso, pós-graduações formam os executivos da Gestão hoteleira. Um último caminho possível: uma escola de comércio ou uma Pós-graduação em Gestão.

Formações nas universidades públicas francesas:

As universidades proporcionam bem mais formações para o Turismo do que para os setores de Hotelaria e restaurantes. Uma dezena de mestrados profissionais, em toda a França, permite o acesso a cargos executivos. É possível chegar nesse patamar após um curso de  Economia-gestão, de Línguas ou de Geografia.

Citamos, por exemplo, o Master de Lyon 3 (Management Internacional de Hotéis e Restaurantes) ou o de Nice (Gestão Turística e Hoteleira).

Mas, existem sim opções de cursos de gastronomia em universidades públicas! Algumas formações curtas, de um ano, são oferecidas nessas universidades, tratam-se das Licences Professionnelles.

Podemos citar o exemplo da Université de Cergy-Pontoise, que oferece diversos cursos de gastronomia, como o curso de gastronomia francesa e europeia.

Formações em escolas francesas:

Certas escolas recrutam logo após o diploma do ensino médio, para de 6 meses a 3 anos de estudos, como a escola de cozinha Ferrandi, que depende da Câmara de Comércio e da Indústria de Paris ou a AIM (Academia Internacional de Gestão), escola privada parisiense.

Outras recrutam durante o segundo ano da faculdade e oferecem uma formação em 1, 2 ou 3 anos. A Escola Superior Internacional de Savignac (CCI da Dordogne), Instituto Vatel (privado), o Instituto Paul-Bocuse ou a Escola Lenôtre possuem de uma excelente reputação.
Por fim, o MBA de Gestão em hotelaria internacional do IMHI é igualmente muito procurado pelos recrutadores.

Luxo e rede de restaurantes: o grande boom!

Primeiro destino turístico do mundo, a França possui uma densa rede hoteleira, mas concentrada: as dez maiores empresas realizam dois terços do faturamento global do setor. Os hotéis de luxo, bem como as cadeias hoteleiras, mostram os melhores resultados. Os estabelecimentos de luxo estão empenhados em uma corrida para a renovação. Os restaurantes tradicionais (60% dos estabelecimentos do Hexágono) veem uma baixa de popularidade em razão do crescimento dos restaurantes de comida rápida (fast food) e das cadeias comerciais (Bistrot romain, Hippopotamus etc.).

Você tem interesse em estudar Gastronomia na França? O IFESP pode ajudar no seu projeto. Descubra nossos cursos de francês, assim como nossos cursos preparatórios para as provas do TCF, DELF e DALF!

Planeje seu futuro, agende agora uma orientação acadêmica personalizada, presencial ou a distância.

gastronomia gastronomia gastronomia

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

32 Comments

  1. Paulo Roberto Neves da Cunha 13 de setembro de 2012 at 22:07 - Reply

    Sou formado em gastronomia na Universidade Evangélica de Anápolis. Tenho desejo de fazer uma pós na França, no entanto necessito de bolsa para isto. Estou disposto prestar serviço ou trabalhar part-time para compensar os estudos. Gostaria de saber se poderiam me orientar neste sentido, atenciosamente. Roberto.

  2. Paulo Roberto Neves da Cunha 20 de setembro de 2012 at 23:19 - Reply

    Obrigado Pauline pela a gentileza, vou continuar tentando através dos contatos, tudo de bom, obrigado.

  3. Gustavo Bruno da SIlva 28 de janeiro de 2013 at 3:27 - Reply

    Sou formado em tecnico de gastronomia queria fazer a faculdade na frança, tenhu parentes que dariam hospedagem para mim, gostaria de saber como funciona e oque preciso fazer para conseguir, tambem estou disposto a trabalhar para conseguir.

  4. Raylla 30 de janeiro de 2013 at 11:58 - Reply

    Estou fazendo Grad. Tec. de Gastronomia e quero fazer Pós – Graduação na França, quero indicações de escolas e mais inf.
    Obrigada

  5. eder roberto 7 de março de 2013 at 20:20 - Reply

    eu estou terminando o curso de gastronomia gostaria de fazer a minha apos na frança como eu faço posso trabalha na frança ja aqui no brasil ja trabalhei em 4 hotel tenho qualzer 8 anso area de gastronomia esse eu consegui ia ser muito bom pra o meu curriculo aqui no brasil

  6. João Guilherme Velasco 10 de maio de 2013 at 16:56 - Reply

    estou cursando gastronomia na universidade de Cuiabá- UNIC , ano q vem eu termino e quero muito fazer uma pós na frança , mas para isto necessito de bolsa para fazer essa pós … se puder me ajudar ou me passar dicas ficarei muito grato !!

    • pauline 15 de maio de 2013 at 13:17 - Reply

      Olá João, Na área de gastronomia é muito difícil obter um bolsa de estudos. No entanto, o investimento vale muito a pena pq o retorno é muito grande, Vi e segui vários casos de estudantes voltando com um diploma de uma escola de gastronomia francesa com oportunidades de carreira incríveis. Pode fazer um curso de curta duração 6 meses por exemplo. No site indicamos nomes de escolas.

  7. Jeferson Pires 7 de outubro de 2013 at 19:25 - Reply

    Olá, gostaria de cursar gastronomia na França ( graduação) porém gostaria de saber se há o curso em universidades publicas, e se tiver você teria como me indicar as melhores universidade? E tenho mais um duvida, eu tenho que me aplicar nas universidades primeiro de depois no Campus France ou primeiro eu faço meu dossiê no Campus France e somente depois eu me aplico na universidade? Obrigado.

  8. Fabyano 10 de outubro de 2013 at 10:44 - Reply

    Bom dia, pretendo entrar no curso de gastronomia aqui no Brasil, mas se for possível já poderia ingressa em um curso de gastronomia ai na frança, direto, porém vejo que TODAS AS ESCOLAS DE GASTRONOMIA SÃO PRIVADAS e os cursos são caríssimos, tipo 17.000 EUROS ano, eu não tenho a mínima condição de pagar esse valor. Então meu pensamento seria fazer um curso de francês por 1 ano ai na frança , depois ingressar em uma faculdade de GASTRONOMIA, mas sem pagar, existe essa possibilidade ? ou realmente todas as escolas de gastronomia são pagas ? quais são as minhas possibilidades de começar um curso de gastronomia já estando na frança.

    Outra questão é, terminando meu curso de gastronomia aqui no brasil, quais as opções de ESTUDO, o que eu posso fazer ai na frança quanto a PÓS , cursos e etc ? e o procedimento funciona como o DAP blanc ?

    • pauline 17 de outubro de 2013 at 14:37 - Reply

      Olá Fabyano, infelizmente nessa area de estudos os cursos são pagos. Algumas opções são mais baratas. Mas tem que considerar que é um investimento para sua carreira no Brasil porque quem tem um diploma da França em gastronomia faz toda a diferença.

  9. Rodrigo Fonseca 7 de janeiro de 2014 at 15:05 - Reply

    Boa tarde, me chamo Rodrigo, tenho 22 anos, falo 7 idiomas além do português e sou graduado em história e geografia, meu sonho sempre foi ser chef de cozinha mas no SENAC o curso custa R$ 2225,00 ao mês. Como não tenho condições de pagar tal valor, me deram a ideia de tentar uma bolsa na França, considerando que falo francês e já dei aula. Seria possível conseguir bolsa integral, estadia, visto e todos os trâmites para morar e estudar gastronomia na França?
    Abraços

    Rodrigo

  10. Jeferson Junior 2 de junho de 2014 at 0:23 - Reply

    Olá, boa noite! Você sabe me informar se existe alguma universidade publica de hotelaria na França? Se sim qual seria? E se não, qual a media dos valores de mensalidade? Obrigado.

  11. Leonel Rangel 16 de outubro de 2014 at 4:38 - Reply

    Oi, pessoal, sou de Maputo, Moçambique, estou a fazer a licenciatura no curso de contabilidade e finanças, não estou a fazer por gostar mas sim pra ter uma formação, mas na verdade tenho 2 sonhos:
    1- e fazer faculdade de teatro e cinema,
    2- e fazer faculdade de gastronomia,
    Porque são as coisas que amo, mas infelizmente não tenho quem me apoie, todos dizem que tenho que fazer o curso de contabilidade porque tem dinheiro mas não quero fazer as coisas por dinheiro mas sim por gostar, estou errado? Por isso peço a vocês que estão desse lado que me ajudem, gostaria de ter uma bolsa pra fazer um desses cursos. Peço uma luz
    Aceito críticas a respeito do meu pensamento, pra quem queira conversar comigo estou aberto,
    [email protected]

    • pauline 24 de outubro de 2014 at 14:03 - Reply

      Olá Leonel, é possível estudar teatro/cinema mas nesse caso terá que refazer uma graduação (Licence). Paralelamente, pode fazer um curso de gastronomia.
      Infelizmente para essas 2 áreas as bolsas são raras. Se quiser ajuda para montar seu dossiê de candidatura entre em contato > [email protected]

  12. Tamires 13 de janeiro de 2015 at 16:08 - Reply

    Oi eu moro em Paris tenho 21 anos e estou em uma escola de comercio, estou no segundo ano porém minha escola é privada ou seja é muito cara, estou procurando uma uma faculdade pública aqui em paris no setor de turismo ou outro curso dentro dessa mesma especialização do turismo. Você pode por favor me passar alguns sites de faculdade dentro dessa especialização obrigada.

  13. roberto moreira de salles 20 de maio de 2015 at 14:42 - Reply

    gostaria de receber noticias de como ir para a frança estudar gastronomia…obrigado

    • Thibault 25 de maio de 2015 at 18:25 - Reply

      Olá Roberto, tudo bem? Você já tem um nível de francês? Se você tiver interesse em estudar gastronomia na França, pode marcar uma orientação acadêmica gratuita, na qual poderá sanar todas suas dúvidas!

    • Alexandra Agostino 15 de julho de 2015 at 12:18 - Reply

      Bom dia Roberto!

      Os cursos de Gastronomia na França são geralmente cursos técnicos de 2 anos que se chaman de CAP (Certificado de Aptitudes Profissional) em Gastronomia ou Bac Profissional. Esses cursos não são pagos e existem excelentes escolas como a Ferrandi (Paris) mencionada nesse artigo:https://www.universidadesfrancesas.com.br/curso-tecnico-de-gastronomia-na-franca/. Depois dessa formação em Gastronomia você pode se especializar (em Padaria, Chocolate, etc) ou seguir em uma Graduação Profissional para ser gerente de restaurante ou empreendedor. Para saber mais, você pode agendar uma orientação personalizada conosco aqui:http://www.passaporteparafranca.com.br/#!orientacao-academica/c1p1nA

      Essa orientação tem como objetivo: dar informações sobre o sistema de ensino superior na França, o processo de seleção e de candidatura, os prazos e requisitos de língua e exames de proficiência, programas de bolsas de estudos. É uma orientação que dá, portanto informações gerais focando na sua área. Reforçamos as informações com um email de retorno e links para artigos e sites de referencia para você se informar e começar sua pesquisa (cidade, curso, escola…).

  14. João 26 de junho de 2015 at 12:33 - Reply

    Fiz formação em ehtcv em cozinha nivel IV em cabo verde e quero fazer formação contínua, especialidade em França

  15. thais 20 de junho de 2016 at 14:14 - Reply

    estou no terceiro colegial e queria cursar a ferrandi como faculdade. Poderia me dar mais detalhes sobre o processo de aplicação e chances de conseguir entrar. Alem das informacoes dp proprio curso em si

  16. Amanda da Costa 16 de outubro de 2016 at 22:07 - Reply

    Olá, gostaria de saber sobre os cursos de gastronomia na frança, se existe a possibilidade de bolsa, se existe a possibilidade já aqui mesmo no Brasil conseguir um emprego aí para conseguir se manter e pagar… estas coisas. Desde já Agradeço.

    • Denise Castan 1 de novembro de 2016 at 10:00 - Reply

      Olá Amanda,

      Tudo depende do seu perfil e do curso que você irá cursar na França. As especializações por exemplo normalmente oferecem bolsas de estudo. Outras formações como Licences em universidades públicas, custa apenas 190 euros por ano, o que já ajuda muito os alunos.

      Para maiores informações, aconselho que você agende uma orientação conosco, pelo link: https://www.universidadesfrancesas.com.br/agende-sua-orientacao-academica-conosco/

      Merci !

  17. Paulo Spatara 31 de maio de 2017 at 13:51 - Reply

    Boa Tarde, tenho uma filha que está no ultimo ano do ensino medio aqui no Brasil, ela quer estudar gastronomia na França, existe faculdades publicas na França que ofereçam esse curso ou apenas particular? E como fazer para adquirir uma bolsa de estudos nessas faculdades.

    • Náthalia Matsutani 30 de junho de 2017 at 16:12 - Reply

      Bonjour Paulo, a principal opção nesse caso seria a Escola Ferrandi. A oferta de bolsas de estudos para estrangeiros que cursam graduação é restrita, seria necessário verificar se a instituição de ensino de interesse oferece alguma bolsa específica. Você pode obter mais informações sobre estudos na França por meio da nossa Orientação Acadêmica 100% online: http://www.cursodefrancesonline.com.br/mod/page/view.php?id=2264

  18. Patricia 5 de março de 2021 at 11:17 - Reply

    Olá, já moro em Paris, qual seria a forma de tentar ingressar em um license na frança apenas com o ingles?

Leave A Comment

Website | + posts