Estudar na França com bolsa de estudos, é possível com o IFESP

Publicado em: 8 de novembro de 2016

A Alice assistiu uma palestra no IFESP porque queria fazer um Mestrado em Direito na França. Depois de conversar com uma de nossas orientadoras acadêmicas, ela viu que este sonho era possível. Ela recebeu todo nosso auxílio para elaboração do seu dossiê de candidatura e pôde se candidatar para diversas universidades. No final do processo, ela foi aceita em cinco universidades francesas. E ela optou pelo Master 2 Recherche de Histoire du Droit da Université de Limoges. Além disso, ela conseguiu ser aprovada para receber uma bolsa de estudos nessa universidade.

Confira seu depoimento:

Desde que decidi tentar me inscrever em uma universidade francesa para mestrado, já me interessei pelos serviços do IFESP, pois os depoimentos de quem os contratou para auxílio na elaboração do dossiê são muito bons.

Já havia me inscrito para mestrado em uma universidade brasileira, então pesquisei primeiramente pelo site Campus France o que seria necessário para realizar a inscrição em uma universidade na França e notei que o procedimento era bem diferente do nosso. A vantagem: não precisar realizar provas escritas e orais presenciais, bem como todo o procedimento ser online. O desafio: todos os documentos a incluir, em uma formatação muito diferente da nossa e em um idioma estrangeiro. Mesmo possuindo um diploma de francês avançado tinha receio de cometer alguns erros em uma redação que decidiria meu futuro nos próximos anos.

Além disso, me surgiram dúvidas quanto ao meu percurso acadêmico, ao meu diploma, à bolsas de estudos, dentre tantas outras. Decidi, antes de contratar de fato os serviços do IFESP, ir a uma palestra gratuita sobre o tema. A orientadora acadêmica, muito bem preparada, soube responder a todas as minhas (quase infinitas) perguntas. Um dos meus receios era a distância entre minha moradia (na época residia no sul do Brasil) e a sede do IFESP, mas toda a orientação se desenrolou muito bem por e-mail e através do bate-papo no site da Instituição. Fui orientada por várias funcionárias, todas elas excelentes.

Com a orientação, meu percurso ficou bem definido para que eu pudesse escolher os melhores cursos de acordo com o que se encaixava no meu perfil. O currículo, as cartas de motivação (tanto para as universidades quanto a de bolsa de estudos) e meu projeto de pesquisa foram orientados e revisados por alguém que tem formação na minha área, o que me deu muita segurança quanto ao resultado dos textos.

O resultado não poderia ser outro: dentre as seis universidades para as quais me candidatei, fui aprovada em cinco delas, com bolsa de estudos.

Mesmo com o término oficial da prestação de serviços que contratei, o IFESP ainda se colocou à disposição para auxílio em qualquer dúvida que eu precisasse nas questões práticas de vida estudante na França, informações essas que fizeram toda a diferença.  Com certeza fiquei muito feliz com os resultados! Posso dizer que vale a pena e que indico os serviços a todos que me perguntam. Mais uma vez muito obrigada!!

Você não sabe como se candidatar para estudar na França? Faça como a Alice e venha para o IFESP! Agenda já sua orientação acadêmica conosco e saiba como ser aprovado nas melhores universidades francesas!

estudar na França com bolsa de estudos estudar na França com bolsa de estudos estudar na França com bolsa de estudos

7 comentários

1. Bonjour ! As bolsas oferecidas para os brasileiros são: Eiffel, Victor Hugo, Paris-Saclay e Limoges. Você pode verificar se essas bolsas contemplam a sua área de formação!

1. Quero muito me especializar na França em gastronomia,mais termino em 2018 minha graduação e queria uma bolsa de estudo grátis,mais não sei como faço.

1. Bonjour Jaiene ! Bolsas de estudo para a área de gastronomia são mais difíceis, pois muitas vezes esses cursos são oferecidos por instituições particulares. Mas você pode pesquisar nos sites das próprias instituições, por exemplo Le Cordon Bleu, instituto Paul Bocuse, etc. Uma outra opção seria verificar a possibilidade de realizar uma Licence Professionnelles em uma universidade pública da França, como por exemplo na Université de Cergy-Pontoise.

2. Olá bom dia, vivo em Angola e sou sonhador em estudar numa das Universidades Francesa, só não sei o que fazer. O IFESP pode me ajudar?

1. Bonjour. O IFESP oferece cursos de francês na modalidade 100% online até o nível requisitado pela universidade de seu interesse, cursos preparatórios para as provas do TCF, DELF e DALF, orientação acadêmica para estudos na França e auxílio na elaboração do dossiê de candidatura às universidades francesas. Esses últimos dois serviços são voltados para brasileiros, mas caso você tenha interesse, pode acessar a nossa escola virtual: http://www.cursodefrancesonline.com.br/