Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

O que é preciso para estudar Fotografia na França

Publicado em: 18 de dezembro de 2014

A fotografia e a França: eis um laço que pode ser considerado como histórico e culturalmente francês. De fato, um dos pioneiros da fotografia é o francês, Joseph Nicéphore Niépce, ainda nos séculos 18 e 19. Hoje em dia quando se fala em fotógrafos, achamos quatro franceses dentro dos 10 mais famosos: Yann Arthus-Bertrand, Henri Cartier-Bresson, Philip Plisson ou ainda Robert Doisneau.

A França sempre foi uma fonte infinita de inspiração para os pintores franceses e estrangeiros, e com o advir da fotografia, essa verdade não se alterou.

A fotografia é sinônima de viagem, sonhos, liberdade, porém essas características não devem ser consideradas como sendo as únicas que o farão um fotógrafo diferente. Com uma forte concorrência, é bom que você saiba das técnicas, conheça os trabalhos alheios, para poder se destacar com criatividade e com conhecimento da tradição.


As universidades e escolas francesas que ensinam fotografia

Existem várias formações para estudar fotografia na França, tanto em escolas como nas universidades. Na Universidade Paris VIII é possível cursar uma Graduação e uma Pós-graduação profissionalizante.

A Escola Nacional Superior Louis-Lumière oferece um curso gratuito e de boa qualidade. O curso é bastante profissionalizante com o seu ensino das técnicas. O curso é inteiramente gratuito já que a escola depende do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa. A escola recruta após dois anos de estudos e, para ingressar, o estudante deve passar por um concurso de seleção.

Na Provence é possível ingressar na Escola de Conde em Lyon e cursar um Ciclo Superior de Fotografia Profissional. Como essa escola é privada, o curso é pago. A admissão é constituída por uma análise do seu dossiê e uma entrevista.

No Sul da França, em Montpellier, a ESMA (Escola Superior das profissões artísticas) propõe um Ciclo Profissional de Fotografia. A admissão se faz da mesma maneira do que na escola anterior. Também é uma escola privada.

Dentro das faculdades, a Universidade de Toulouse Le Mirail oferece uma Pós-graduação em Artes Plásticas – Artes Aplicadas.


Formação de diretor de Fotografia na França

Estudando fotografia é possível trabalhar na área cinematográfica como diretor de fotografia na produção de filmes. O diretor de fotografia cuida das iluminações, define os movimentos da câmera e deve criar um ambiente de acordo com os projetos do diretor.

É possível cursar vários tipos de escolas para se formar. A Escola Nacional Superior das profissões da imagem e do som (ENSMIS) ou a Escola Nacional Superior Louis-Lumière oferecem uma especialização ‘‘imagem’’. Muito concorridas, essas escolas são acessíveis depois de passar por um concurso bastante seletivo. Na faculdade é possível fazer uma Pós-graduação no domínio.

Parte integrante da cultura francesa, o ex-Ministro da Cultura, Jack Lang estabeleceu em março de 2010 uma Missão da Fotografia, com o objetivo de promover e ajudar o meio econômico e científico para que a fotografia seja totalmente envolvida dentro das técnicas modernas.

Venha conhecer a diversidades das ofertas das escolas e universidades francesas que ensinam fotografia como um tudo, abrindo-lhe diversas possibilidades de trabalho em meios como o cinema, o jornalismo (foto-repórter), documentarista, a internet.

 
Indo para a França, não deixe de visitar o Museu Francês da Fotografia. Ele se encontra no subúrbio Sul de Paris e tem um acervo que recapitula quase dois séculos de fotografia, além das exposições temporárias, isso tudo num quadro bucólico.

Está interessado em estudar fotografia ou outra formação na França? Não sabe que trâmites seguir?
Não se preocupe, te ajudamos para que você realize seu sonho. Agende já uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP.

últimos artigos

3 comentários

  1. já curso fotografia aqui no Brasil e me formo no ano que vem, mas meu sonho sempre foi fazer essu curso na França, fico inviável, mas agora quero tentar o de cinema!
    Amoooooooooo

  2. Je suis une photographe brésilienne, qui effectue des recherches sur la formation esthétique. Je serai à Paris à partir du 20 septembre et aimerais développer deux ateliers. Seriez-vous intéressé à les développer en partenariat avec moi?

    Les ateliers sont:
    Atelier de photographie en extérieur
    Partager les principales techniques utilisées en contemporanéité dans les tests externes, parmi lesquels les types d’équipements, la direction des modèles, ainsi que quelques éléments fondamentaux pour la construction du regard à travers la perception, l’esthétique comme composition, cadrage, éclairage, costumes et même emplacement.
    Direction des mannequins (enceinte)
    Guider la direction des femmes enceintes de façon à ce qu’elles se sentent à l’aise et belles, grâce à des dispositifs qui permettent au photographe de transmettre sécurité et confiance au mannequin. Chercher dans le sens des poses à transmettre la légèreté et la grandeur de la gestation toujours de manière intemporelle, en travaillant la pose dans les moindres détails, en conduisant différents types de corps d’une manière différente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *