janeiro 7, 2015

Onde estudar Farmácia, Perfumaria, Cosmetologia na França?

Segundo o site do jornal francês L’Étudiant, a Farmácia-química representa um setor industrial muito importante na França. A França chega a ser o quinto produtor do ramo no mundo e o segundo no nível europeu.

As oportunidades do setor

Se por um lado houve freadas nas atividades resultantes da crise, por outro, o setor se adaptou às novas obrigações regulamentares quanto à qualidade e à segurança dos produtos. Essas obrigações acabaram por criar novos empregos ligados a essas novidades.

Estudar Farmácia, Cosmetologia e Perfumaria na França

Estudar Farmácia, Cosmetologia e Perfumaria na França é algo possível. Você também pode estudar cada um separadamente. Além de dicas de percursos e de como ingressar, vamos propor algumas ideias quanto aos percursos dentro dos ramos da Farmácia, da Cosmetologia e dos perfumes.

Processo seletivo:

O ramo farmacêutico é bastante regulamentado assim como o da medicina. Para quem ingressa no primeiro ano há um concurso para poder passar no segundo ano. O estudante, quando se especializar, terá a opção de escolher uma formação ‘‘oficina’’, para trabalhar em uma farmácia, ou uma formação ‘‘indústria’’, para ingressar no mundo da pesquisa farmacêutica industrial, agro-alimentar ou cosmética.

O segundo ciclo de Farmácia o levará a uma Pós-graduação Master recherche ou Master Profissional, chamado de terceiro ciclo, que pode durar entre 2 e 4 anos. Durante este ciclo, o estudante será preparado para o concurso de residência hospitalar, o trabalho em oficina, e então a indústria.

Caso dos estudantes estrangeiros provindos ou não da União Europeia:

Quem possui nacionalidade europeia e comprovante de estudo num dos países da UE pode concorrer ao concurso de residência, se justificar pelo menos 3 anos de exercício da profissão.

Podem concorrer também ao título de DES (Diploma de Estudos Especializados).

Pós-graduações na França

Na Universidade de Toulouse, como na maioria das universidades francesas, você poderá escolher entre uma Pós-graduação orientada para a pesquisa ou uma Pós-graduação profissionalizante.

Na Universidade Lyon 1 existe uma Pós-graduação profissionalizante em Engenharia para a Saúde e os Remédios, com especialização em Farmácia e Cosmetologia industrial, Management da qualidade e das organizações. É possível ingressar no segundo ano dessa pós-graduação. No segundo ano deve-se conseguir um contrato de aprendizagem de 13 meses. Durante esse período, você passará uma semana estudando e 3 semanas na empresa.

Na região de Paris, em Versailles, existe o Instituto Superior Internacional do Perfume, da Cosmética e da Aromática alimentar que oferece uma Pós-graduação profissionalizante em Administração e gestão de empresas, especialização em Management internacional da perfumaria e da cosmetologia. Sendo profissionalizante, esta Pós-graduação é composta por uma parte realizada em empresa através de um contrato de aprendizagem.

Ainda na mesma região, a Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines oferece uma Pós-graduação profissionalizante em Formulação e Avaliação Sensorial das Indústrias dos Perfumes, da Cosmética e da Aromática alimentar.

Na Universidade de Nantes há uma Pós-graduação profissionalizante em Desenvolvimento e Controle dos produtos de Saúde.

ATENÇÃO: Apesar do diploma, os estrangeiros não podem exercer a profissão na França. Apenas cursando o ano em que obterá o DESC (Diploma de Estudos Especializados Complementares) permitirá que se torne farmacêutico nos hospitais ou biologista.

Quem não é natural de um país da UE pode concorrer ao título de DES (Diploma de Estudos Especializados), mas não pode obter o diploma de Doutor em Farmácia.

Você pode obter mais informações contatando o Ministério da Saúde no seguinte endereço: 8, avenue Ségur, 75007 Paris, pelo telefone no 0033 (0)1 40 56 60 00 ou pela Internet: www.sante.gouv.fr.

Quer saber mais informações para realizar estudos na França? Oferecemos uma ótima orientação acadêmica.

Também oferecemos aulas de francês e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

1. Lennon 7 de janeiro de 2013 at 13:02 - Reply

Pelo que pude entender, estes cursos na área de perfumaria são uma espécie de pós para quem ja estuda na área de farmácia e saúde. Mas e para quem não está em nenhuma dessas áreas e gostaria de iniciar estes estudos?
    obrigado desde já.
    tenham um bom dia

2. Augusto Afonso Zengunde 18 de março de 2017 at 7:48 - Reply

Gostaria de fazer curso de mestrado em farmacologia