agosto 7, 2014

Estudar em Paris sem perder de vista o Brasil

Você tem vontade de estudar em Paris, mas fica com um pé atrás de deixar seu país e, com ele, a cultura com a qual você está acostumado? Não se preocupe, pois isso tem solução: a cidade da Luz possui muitas opções brasileiras para aliviar a saudade.

O Brasil no dia a dia

Vários brasileiros que vivem na França decidem combinar as duas culturas no cotidiano. Fica fácil se sentir em casa trocando de vez em quando a canção francesa pelos ritmos do MPB, Samba,

Forró ou Sertanejo de algumas emissoras de rádio parisienses (ex: “Brasil Alto Astral” na rádio Aligre – 93,1 FM, “Décalage Horaire” na rádio Fréquence Paris Plurielle – 106,3 FM, “Swing do Brasil” na rádio Latina – 99 FM, “Brasil ao vivo” na rádio Pays – 93,1 FM, “La voix du Brésil” na rádio Alto – 94.8 FM). Você toca? Dança? Achará nas inúmeras associações presentes em Paris muitos grupos musicais, cursos de dança, sem esquecer as rodas de capoeira com as quais você pode se juntar. Você é fã de produtos “made in Brasil”? Apesar das lojas de especificidades não ficarem na Champs Elysées, elas se encontram a alguns cliques de distância na Internet. E porque até mesmo a gastronomia francesa pode cansar, você vai conseguir matar sua fome saudosa das coxinhas, dos pães de queijo, das feijoadas, dos brigadeiros nos mais de 30 restaurantes brasileiros presentes na capital francesa.

Os eventos brasileiros em Paris

O Brasil se beneficia de uma popularidade crescente no coração dos franceses, em parte, devido à existência de organizações que promovem a cultura brasileira como, por exemplo, “Alter’Brasilis”, “la Maison du Brésil”, “Autres Brésils”, etc. Elas propõem palestras, mostras, oficinas com temas variados sobre o país. Alguns eventos anuais conseguem também aglomerar um público ávido para conhecer as especificidades da nova potência latina. Assim será possível rever suas paisagens natais no Festival de Cinéma Brésilien, com filmes vindos direto do Brasil. Você também pode festejar o forró no “Ai Que Bom”, um festival criado há quatro anos em Paris. A cidade hospeda igualmente muitas exposições pontuais de artistas brasileiros, que dividem os museus com os clássicos do Velho Mundo.

E não pense que vai ficar sozinho nesta grande cidade! Em todos esses lugares, assim como nas atrações turísticas, você certamente ouvirá outros viajantes falando em português. Afinal, o número de brasileiros que escolheram a capital francesa como destino para férias ou estudos está em constante crescimento. Portanto, nada melhor que pedir informações, fazer amizades e, quem sabe, criar seu próprio evento. Está mais sossegado? Pronto para viajar? Arrume os últimos detalhes aqui.

por Rosemay Joubrel

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Leave A Comment