Estudar em Nancy: um grande polo estudantil

Publicado em: 17 de janeiro de 2019
Nancy França

Hoje nós desembarcamos em Meurthe-et-Moselle e mais especificamente em Nancy. Nancy é uma das grandes cidades universitárias da França, com 47 000 alunos.

Universidades

Université de Lorraine: é resultado da fusão de 4 institutos de ensino: Institut national polytechnique de Lorraine, Université Henri Poincaré – Nancy 1, Université Nancy 2 e Université Paul Verlaine – Metz (fica em outra cidade). Dentre os cursos oferecidos pela Universidade, a escola de engenharia ganha destaque por estar sempre nas primeiras posições nas classificações nacionais.

Além disso seus laboratórios de pesquisa são muito bem reconhecidos, destaque para o tube Daum (dispositivo de elaboração e de análise sobre o ultra vácuo de nanomateriais) do Institut Jean Lamour e o Observatoire des Sciences de l’Univers, com suas sondas iônicas.

Artem: Um grande projeto que visa aproximar a ciências, as artes e a administração, por isso se vale da parceria de 3 grandes institutos da cidade: Ecoles des Mines, École Nationale Supérieure d’Art et de Design (ENSAD) e ICN Business School. A Escola faz parte do top 10 das escolas de engenharia da França.

Transporte e moradia

Segundo o site Locservice, o preço médio de um aluguel em uma república é 273 €/mês, em um apartamento individual esse preço pode aumentar para 384 €/mês. Lembrando que todo estudante pode optar por um quarto no CROUS, residências estudantis das faculdades que costumam ser mais baratas. Os preços médios para Nancy você pode conferir no CROUS Lorraine.

O preço do transporte público fica em torno de 21 euros por mês para os estudantes, além disso a rede de tram é muito boa, o que permite acesso a vários lugares. Outra opção de deslocamento são as bicicletas, com a Maison du Vélo o estudante paga 60 euros por mês e tem acesso ilimitado às bicicletas da empresa.

Vida estudantil

Uma boa notícia para os estudantes de Nancy é que taxa de conquista de emprego depois do último ano do mestrado (M2) que é de 92%!

Outra dica legal é a Cartes Jeunes Nancy Cultures que você pode obter por apenas 5 euros. Com ela os estudantes ganham isenção total da tarifa em museus, bibliotecas, exposições e mediatecas ou, ainda, desconto em teatro, shows, cinema e festivais.

Outro evento muito legal que acontece na cidade é o 24 heures de Stan, em que os estudantes se reúnem a cada dois anos na Place de la Carrière com seus carros customizados e apostam uma corrida, para vídeos e fotos desse evento, entre no site.

Aprenda francês agora e vá estudar na França!

Saber francês é um dos principais requisitos para poder conseguir uma vaga em uma universidade francesa. Pensando nisso, O Curso de Francês Online, marca da qual o Universidades Francesas faz parte, criou uma lista de conteúdo gratuito que você pode acessar facilmente, é só se cadastrar e aproveitar as milhares de videoaulas, dicas de pronuncia e curiosidades da cultura francesa!