Estudar Comércio e Management na França

Publicado em: 2 de dezembro de 2014
Estudar Management & Comércio na França

A grade de profissões está nas alturas: representantes, executivos comerciais e técnico-comerciais, vendedores, chefes de seção, responsáveis de lojas, etc.

Não somente no setor comercial os empregos transbordam. No banco, por exemplo, a necessidade de jovens graduados é muito importante para funções cada vez mais orientadas para venda de produtos de poupança, de créditos, ou de conselhos para as empresas. Nesta área, o papel dos executivos aumentou significativamente na última década. Apesar da crise, todas as áreas comerciais ainda oferecem perspectivas de emprego, o banco e as companhias de seguro estão cada vez mais exigentes em relação aos níveis de formação dos seus novos contratados: no mínimo estar no segundo ou terceiro ano de faculdade (bac+2/3) e até pós-graduação (bac +5).

O domínio de duas línguas estrangeiras é uma condição prévia para qualquer carreira nesta área, sendo o inglês obrigatório.

As formações

Inserção garantida a todos os níveis de formação! Se o setor de atacado é um dos únicos no qual os não-graduados têm a possibilidade de aparecer no mercado, as empresas procuram cada vez mais perfis qualificados.

As universidades propõem licences professionnels (graduação especializada), como a famosa Distech, que prepara em alternância, e masters professionnels (pós-graduação especializada), sempre acompanhados de um estágio para ingressar na área. Com diploma na mão, é hora de entrar diretamente no mercado do trabalho.

Há uma quarentena de masters professionnels nas áreas de direito, economia e gestão, com diferentes menções, como management das organizações e das empresas, administração, banco e finança, logística e estratégia.

As Grandes Écoles de Commerce

Quanto às escolas superiores francesas, elas criaram, no último ano, especializações que atraem cada vez mais o interesse dos recrutadores.
As mais prestigiosas são as três “parisienses” (HEC, ESSEC, ESCP-Europe). Mas, há também uma grande diversidade de escolas de alto nível fora de Paris, como EDHEC em Lille e Nice, EM em Lyon ou ESC em Grenoble. Todas elas entregam um diploma de “grade master”. Os primeiros anos de escolas de comércio oferecem formações concretas e pluridisciplinares. Estuda-se Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Contabilidade, Estratégia, Direito e também a cultura geral e as línguas. É por este motivo que muitos profissionais afirmam que as escolas de comércio francesas abrem todos os caminhos.

A área

Concorrência, a palavra chave! O que seria o comércio sem a concorrência? O atacado e o varejo, que concentram mais da metade dos empregos da área, devem a cada dia redobrar a inventividade para manter os seus clientes e conquistar novos. Por isso, os grandes grupos (Auchan, Carrefour, etc.) penetram o mercado dos produtos bancários e dos lazeres, e multiplicam os cartões de fidelidade.

Como a crise econômica e o baixo consumo se fazem sentir, as lojas “hard discount” encontram um aumento de atividade, assim como as lojas na Internet (e-commerce).

Quer cursar uma Graduação ou Pós-graduação em Management e Comércio numa das melhores universidades ou escolas francesas? Confie no IFESP! Ajudamos os candidatos de todo o Brasil a montarem o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França além de propôr cursos intensivos de francês.

Entre agora em contato com o IFESP pelos telefones +55 11 3031.3599 / +55 11 2308.7837 ou pelo e-mail: [email protected]