abril 17, 2012

Estágios na França voltados para profissionais da cultura

Realizada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e pela subdireção de Assuntos Europeus e Internacionais, a edição 2012 do Programa Courants du Monde acontecerá de 21 de novembro a 6 de dezembro.

O programa destina-se a profissionais da cultura estrangeiros, com fluência em francês, que tenham experiência profissional de cerca de cinco anosem empresas, instituições públicas ou privadas ou associações nos seguintes campos de atividade: museus, artes plásticas, teatro, circo, artes de rua, dança, música, arquivos, bibliotecas, arquitetura, urbanismo e patrimônio, ações e políticas culturais, cinema e audiovisual, livro e edição, administração cultural e artística.

Os objetivos do programa são ampliar as competências desses profissionais, inseri-los em uma rede de parceiros franceses e estrangeiros, favorecer projetos de cooperação e oferecer um espaço para troca de experiências e conhecimentos.Os estágios propostos são Políticas da cultura e sua administração, realizado no Observatoire National des Politiques Culturelles (Grenoble); Financiamento e economia da cultura, na Université Paris-Dauphine (Paris) e Recursos eletrônicos em bibliotecas, na Bibliothèque Publique d’Information et Bibliothèque Nationale de France (Paris).

Cada um dos estágios oferece cursos com profissionais de instituições culturais e universidades, encontros com diversos parceiros e organizações, visitas a estabelecimentos culturais, debates e ateliês. O Ministério francês da Cultura e da Comunicação paga os custos de hospedagem, alimentação, transportes locais, seguro e custos pedagógicos. O candidato ou sua instituição ou apoiador paga o custo de passagem aérea internacional.

A seleção dos inscritos no programa será baseada no percurso e na experiência profissional do candidato, em suas motivações e objetivos, na qualidade das parcerias desejadas e no nível de língua francesa do postulante. A comissão de seleção será composta de representantes dos ministérios franceses da Cultura e da Comunicação e dos Assuntos Estrangeiros e Europeus; da Maison des Cultures du Monde; e de operadores pedagógicos dos estágios.

A data-limite para a recepção de dossiês de candidatura é 4 de maio de 2012.

Fonte:  CenDoTeC
Você quer saber mais, obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos? Então entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. É gratuito e pode mudar a sua vida!

O IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.
Website | + posts