outubro 1, 2015

Escolas Públicas de Arte e Desenho na França

A França é reconhecida universalmente por seu gigantesco patrimônio cultural e artístico. Dessa forma, existem várias opções de estudo a nível de graduação ou especialização em Arte e Desenho. Além disso,as opções de bolsas e de instituições de ensino podem ser boas oportunidades para quem quer incluir em seu currículo uma formação francesa.

Como funciona a formação em Arte e Desenho na França?

Existem várias instituições com cursos na área de artes, principalmente os estabelecimentos públicos nacionais com formações nas áreas mais clássicas como: música, dança e teatro que estão instaladas desde o fim do século 18.

Atualmente existem escolas públicas superiores de artes e outras escolas que dependem de instituições comerciais. Além diss, existem também escolas privadas e universidades que permitem escolher um tipo de aprendizado específico, um diploma e até mesmo uma formação adaptada a cada projeto de estudos que esteja incluído no campo da criação contemporânea.

Grande parte dos custos relacionados aos estudos, que representa aproximadamente 11.740 € por ano para cada estudante, é financiado pelo governo Francês. Vale ressltar que não existe nenhuma distinção entre os estudantes estrangeiros e os estudantes franceses. Portanto, as exigências para o acesso e taxas de inscrição são as mesmas.

Onde estudar Arte e Desenho na França

Os diplomas de ensino superior estão de acordo com sistema europeu, sendo: Graduação (Licence), Pós-graduação (Master) e Doutorado. Além disso tem validade, garantindo o seu reconhecimento pelo Estado Francês.

Dessa forma, todas as especializações são representadas: Artes gráficas, Arquitetura, Design, Arquitetura interior (Design de interiores), Moda, Animação e Multimídia, Artes cênicas, Cinema, Comunicação visual, Infografia, Fotografia e Estilismo. Existem, também, as especializações ligadas a gestão de artes: Museologia, Mediação cultural, Restauração de arte, História e teoria da Arte, Gestão da Arte.

Em Paris:

• Escola Nacional Superior de Artes Decorativas de Paris: Formação na grade do Mestrado em Design e Doutorado em Artes, Design e Mídias.
  • Criação Industrial em Paris: Graduação em Ciências e Design, segundo ciclo do Master em Comunicação e Design.
  • Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris: Primeiro ciclo em Artes, Mestrado em Artes e Doutorado em Artes.
  • Artes Paris-Cergy: Diploma Nacional de Artes e Diploma Nacional Superior de Expressão Plástica, grade do Mestrado.

No Sul da França:

• Escola Superior de artes de Aix-en-Provence: Diploma Nacional Superior de Expressão Plástica e Diploma Nacional de Artes.
  • Escola Nacional Superior de Artes de Nice: Diploma Nacional Superior de Expressão Plástica e Diploma Nacional de Artes. (Artes)

No Norte da França

• Escola Superior de Artes e de Design Le Havre Rouen: Diploma Nacional Superior de Expressão Plástica e Diploma Nacional de Artes.
  • Escola Europeia Superior de Artes da Bretanha – Rennes : Diploma Nacional Superior de Expressão Plástica e Diploma Nacional de Artes (Artes, Comunicação e Design) e Mestrado em Gestão de Projetos criativos.

As três etapas básicas para a candidatura para estudar Arte e Desenho na França

1.  Três anos em Artes ou Arquitetura

Apresentar uma justificativa de pelo menos 3 anos de estudo superior em arte (Belas Artes, História da Arte, Música, Design, Cinema, Vídeo e Mídias, Dança…) ou em Arquitetura;

2.    Um bom nível de Francês

Apresentar um teste de proficiência (TCF, TEF, DELF ou DALF), em nível B2 ao menos.

3.    Trabalhos pessoais/ portfolio

Apresentar trabalhos pessoais como pinturas, fotografias, vídeos. Ou trabalhos realizados pela internet como: sites, portfolio, blog.

Quer ter uma formação em Artes numa universidade na França? O IFESP pode te auxiliar não só com informações sobre os requisitos de seleção e preparo do Dossiê de candidatura, como também na capacitação para os testes de proficiência em Francês. Portanto, entre em contato e marque uma orientação acadêmica.

Estudar Arte e Cultura na FrançaEstudar Arte e Cultura na FrançaEstudar Arte e Cultura na França

Website | + posts

1. WALLES MOTA 27 de dezembro de 2017 at 8:50 - Reply

Gostaria de estudar artes na frança porém sou formado em química no Brasil e tenho pôs em docência do ensino, não domino a língua. Posso tb ir primeiro para estudar a língua.??? Existe possibilidade?

2. Ana 2 de janeiro de 2018 at 11:34 - Reply

Estou com a mesma dúvida que você. No meu caso sou formada em engenharia e quero cursar artes plasticas, estou sem saber como me preparar… Talvez ir para fazer francês primeiro.

3. Janete Mendes 10 de julho de 2018 at 15:33 - Reply

Gostaria de saber como estudar desenho e pintura na França ,simultaneamente francês, tenho pequeno conhecimento da língua francesa, sou médica aposentada.

4. Raquel 7 de dezembro de 2021 at 22:59 - Reply

Ainda estou terminando a graduação de rádio e tv mas pretendo assim que terminar o curso realizar outra graduação ou quem sabe uma pós em artes na França. Gostaria de saber onde posso procurar uma melhor orientação (além do estudo da língua, claro) de como iniciar esse processo de aceite da universidades, os custos que terei, etc