Escola Superior de Comércio na França: ESC de Toulouse

Publicado em: 22 de dezembro de 2014
ESC Toulouse

Fundada em 1903 pela Câmara de Comércio e Indústria de Toulouse, a ESC Toulouse tinha como vocação inicial formar gestores competentes para as necessidades da comunidade econômica local. Ela dispõe hoje de 4 campi: O 1º campus se encontra no centro de Toulouse, localizado a dois passos do Capitólio no bairro dos negócios Compans Cafarelli. O 2º campus está situado no centro das áreas de atividades tecnológicas, na zona oeste de Toulouse (Entiore). O 3º campus está implantado em pleno centro de Barcelona, na Espanha, e o 4º acabou de ser inaugurado em Casablanca, no Marrocos.

O Grupo ESC Toulouse deseja inspirar-se nos pioneiros da Aéropostale: abrir novas vias, buscar a excelência, apostar no valor do ser humano.

A escola propõe soluções às necessidades dos estudantes e das empresas francesas e estrangeiras ao oferecer-lhes programas de management (administração) guiados pela dupla exigência da excelência acadêmica e da credibilidade profissional, ao cultivar nos estudantes um espírito de curiosidade.

Por que estudar em Toulouse?

Toulouse é uma cidade estudantil e muito dinâmica. Situada no Sul da França, à beira do rio Garonne, a meio caminho entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, a cidade é considerada o berço dos setores aeronáutico e aeroespacial por companhias tais que Alcatel Alenia Space, EADS Astrium Galileo, e por abrigar a sede da Airbus.

Toulouse é também o segundo centro acadêmico e de pesquisa francês (após Paris). Ela conta com 11.000 pesquisadores, 150.000 estudantes, 16 escolas superiores e 4 universidades. Essa forte concentração de matéria cinzenta faz de Toulouse uma cidade multicultural.

Sempre há alguma coisa para se fazer em Toulouse. A cidade nunca dorme, com uma dinâmica estudantil presente tanto de dia quanto de noite. Qualquer que seja sua paixão, você encontrará sua felicidade em Toulouse. É importante acrescentar que Toulouse está a uma hora e meia da Espanha, das pistas de esqui e do Mediterrâneo, e a duas horas e meia do Oceano Atlântico.

Alguns números importantes sobre a ESC Toulouse:

• 1.500 profissionais de empresas nacionais e internacionais participam dos programas;
  • 93% dos alunos encontram um emprego apenas 3 meses após a formação;
  • Salário médio no início da carreira: 37.500 euros (média anual);
  • 45 universidades parceiras, entre as quais 67 credenciadas (todos os programas), em 44 países;
  • Possibilidade de duplo-diploma graças aos acordos assinados com inúmeras universidades no mundo inteiro;
  • 902 estudantes estrangeiros representando 74 nacionalidades;
  • 4 campi, 2 em Toulouse (França), 1 em Barcelona (Espanha), e 1 em Casablanca (Marrocos);
  • Um estágio em empresa e um semestre de estudos no estrangeiro (no mínimo);
  • 84 professores residentes;
  • 45 professores em visita a cada ano;
  • 27% dos professores são estrangeiros;
  • 3 certificados de excelência, EQUIS, AMBA, AACSB;
  • 16º lugar na classificação do Financial Times 2010 entre as melhores escolas de comércio europeias pelo seu “Master in Management”.

Simon Mahé

Quer usufruir de um ensino de alta qualidade além de viver uma experiência profissionalizante com abertura internacional?  Está no lugar certo! Prepare sua jornada de estudos na França com o IFESP! Basta agendar sua orientação acadêmica e te explicaremos tudo sobre o ensino superior francês além te te ajudar a montar seu dossiê de candidatura.

1. Olá! Tenho interesse.

Gostaria de saber se posso fazer uma pós- graduação, já que final do ano estarei formada em Comunicação Social, no RJ.
    Meu namorado gostaria de cursar Engenharia Civil na França, também é possível?

Tenho um casal de amigos que moram em Tolouse.