Estude administração na França, na Bordeaux Ecole de Management

Publicado em: 4 de dezembro de 2014
BORDEAUX ECOLE DE MANAGEMENT

Bordeaux Ecole de Management (BEM) foi fundada em 1874 como parceira da Câmara do Comércio e Indústria de Bordeaux. Assim, a escola de administração francesa está no domínio público.

A escola tem 3 credenciais:

• EQUIS (qualidade Europeia de melhoria de sistemas);
  • AACSB (credencial americana para as melhores universidades e escolas de comércio);
  • AMBA (associação de MBA).

A BEM se encontra na cidade de Talence, perto de Bordeaux, e está integrada no centro do campus acadêmico de Talence. Esse campus, com cerca de 240 hectares, mais de 40.000 estudantes e 5.000 professores e pesquisadores, é o maior da Europa.

Dados da escola

• Campus de 40.000m² em Bordeaux com implantação em Paris (500m²) e Dakar (880m²).
  • 12 programas de formação (graduação, pós-graduação e MBA), incluindo 3 programas em inglês;
  • 3.200 estudantes a cada ano, incluindo 20% no exterior, em universidades parceiras;
  • 25% de estudantes estrangeiros de 44 nacionalidades diferentes;
  • 20.000 graduados no mundo, reunidos na associação dos graduados BEM Talents;
  • 110 universidades parceiras em 40 países do mundo;
  • 82 professores permanentes e associados + 400 outras partes interessadas;
  • 70 empresas parceiras;
  • Orçamento aproximado de 30 milhões de Euros.

As principais formações oferecidas pela escola

• SUPTG: escola que forma da graduação à pós-graduação (3 ou 5 anos);
  • EBP: escola que forma da graduação à pós-graduação (3 ou 5 anos) com destaque internacional;
  • ESC:  diploma em 3 anos;
  • 7 masters especializados: MAI (compras), ISLI (abastecimento), MACI (negócios internacionais), IMR (gestão de riscos), ISMQ (gestão de qualidade), IMPI (setor imobiliário), MVS (gestão de vinhos e alcoólicos).
  • 1 Wine MBA.

BEM e campo internacional

Mais de 40 cursos são ensinados em inglês no programa de master ESC. Igualmente, as duas escolas de pós-graduação francesas (SUPTG e EBP) oferecem um semestre de cursos em inglês.

Também, o Wine MBA, ISLI e MACI são formações integralmente ensinadas em inglês. Todos os estudantes dos cursos SUPTG, EBP e ESC precisam ter uma experiência no exterior durante o período de estudos, quer seja através de um estágio ou de um semestre de estudos.

Todas as formações da BEM dão boas-vindas aos estudantes estrangeiros. Uma associação “Melting potes” foi criada no campus para ajudar nos relacionamentos dos estudantes estrangeiros, organizando eventos para reunir todos os estudantes do campus.

A vida na BEM

O campus de BEM tem várias associações: esportivas, culturais, humanitárias, econômicas e mais: A cada ano, mais de 200 projetos são realizados pelas associações, geralmente com o apoio de empresas ou instituições parceiras. Várias festas e eventos permitem o encontro de estudantes dos diferentes programas. Cada estudante pode fazer parte de uma associação, relacionada aos interesses dele.

O campus está somente a 15 minutos de trem do centro da cidade de Bordeaux, que tem uma vida estudantil muito rica, com festas e eventos organizados pelas diferentes escolas e universidades do campo acadêmico de Talence.

A escola ajuda o estudante a encontrar uma habitação, no campus ou na cidade. É possível receber ajudas públicas para a habitação, tanto os estudantes franceses como os estrangeiros. A escola também oferece uma cantina, onde se pode comer desde uma refeição completa até um sanduíche ou um café, isso no centro da vida associativa da escola.

Sandrine Dumartin

Você tem um projeto de estudos na França? Quer fazer sua pós-graduação numa escola de administração francesa? Venha conhecer o IFESP! Te explicamos tudo sobre a Candidatura para Graduação, Pós-Graduação e Doutorado na França!