agosto 21, 2015

Como estudar na Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu Paris?

Fundada em 1895, Le Cordon Bleu é uma escola culinária reconhecida internacionalmente e forma mais de 20.000 estudantes a cada ano. A formação é baseada no domínio das técnicas culinárias francesas clássicas, segundo uma abordagem pedagógica progressiva.

Por que estudar na Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu?

O objetivo da Escola é preservar e transmitir a excelência das artes culinárias francesas, antecipando as grandes tendências da profissão. O corpo docente inclui mais de 80 chefes de várias origens, incluindo lugares conceituados pelo guia Michelin.

A partir de sua escola parisiense, Le Cordon Bleu criou uma rede internacional de gastronomia e da gerência de hotéis, oferecendo diplomas de graduação e também uma larga oferta de cursos de descoberta culinária, para os apaixonados por gastronomia. Em parceria com prestigiosas universidades, Le Cordon Bleu o prepara para esse setor em pleno crescimento, graças a programas de formação e até MBA.

Escolher a Le Cordon Bleu em Paris, a capital gastronômica mais cosmopolita do mundo, lhe permitirá seguir uma formação culinária dada pelos chefes mais prestigiosos. Você poderá também, tirar tempo para visitar as feiras e os cafés e fazer suas próprias descobertas em lojas e nos melhores restaurantes e bistrôs.

Qual é a pedagogia da escola Le Cordon Bleu?

Codificadas há mais de 100 anos por chefes franceses, as técnicas culinárias francesas continuam sempre em vigor. Fundado na compreensão e no uso das técnicas, o ensino da Cordon Bleu é composto por demonstrações culinárias seguidas de cursos práticos. Uma vez assimiladas essas técnicas, os estudantes poderão aplicá-las a todos os tipos de culinária do mundo.

As demonstrações culinárias ocorrem em salas especialmente equipadas, para que o estudante possa observar em detalhe as técnicas usadas pelos chefes. Durante a demonstração, o chefe realiza diversas receitas e o estudante deve anotar as explicações do chefe e acrescentar suas próprias observações. As demonstrações sempre terminam com uma degustação que permite ao aluno desenvolver o seu paladar, um momento fundamental na formação culinária.

Sob a supervisão de um chefe Le Cordon Bleu, os cursos ocorrem em cozinhas equipadas com material profissional. Cada estudante tem o seu espaço de trabalho e recebe sua própria cesta de ingredientes. Ele cuida da realização de suas receitas para verificar se as técnicas estudadas na demonstração foram entendidas e assimiladas. O número de vagas é limitado, para assegurar uma formação adequada às necessidades do estudante. O trabalho do estudante é conferido pelo chefe no fim de cada aula prática. Depois, o aluno pode levar para casa as suas próprias criações, para degustá-las.

Quais são os requisitos para estudar na Le Cordon Bleu?

A idade mínima para se inscrever é 18 anos e o dossiê inclui:

  • Ficha de inscrição completa e assinada;
  • Currículo;
  • Carta de motivação (300-500 palavras);
  • Xerox dos diplomas e do passaporte.

Os cursos são dados em francês, por isso, um nível intermediário é recomendado. No entanto, as demonstrações são traduzidas em inglês.

Ingresse na Le Cordon Bleu com ajuda do IFESP!

O Curso de Francês Online do grupo IFESP, através do seu curso Premium prepara os estudantes para obter o nível de francês desejável para se candidatar a estudos na França! Com o curso Premium você tem acesso a todos os níveis de francês, do básico (A1) ao avançado (C2), o que possibilita um avanço rápido no seu aprendizado de francês e, consequentemente, maiores chances de conseguir sua vaga para estudar na França.

Para os amantes de gastronomia o curso Premium ainda oferece mais! Pois, além de ter acesso a todos os nossos cursos de francês, o aluno também tem acesso a 4 cursos temáticos: viagem, negócios, estudos e gastronomia! Ou seja, é a sua chance de aprender francês focando nos seus objetivos!

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

45 Comments

  1. SIMÕES ERIVALDO 19 de dezembro de 2011 at 18:01 - Reply

    GOSTARIA DE OBTER CONHECIMENTO QUANTO A VERACIDADE DA ESCOLA DE GASTRONO-MIA LE CONDONBLEAU ESTABELECERÁ UMA FRANQUIA EM SÃO PAULO.
    DESDE JA AGRADEÇO MUIUTO SE PUDEREM ME AJUDAR NESTE REFERIDO ASSUNTO.

    • pauline 16 de janeiro de 2012 at 20:46 - Reply

      Erivaldo,
      Não posso te ajudar. Não conheço os projetos da escola Cordon Bleu no Brasil.

  2. Fernanda 19 de agosto de 2012 at 21:59 - Reply

    Sou doceira e gostaria de fazer um curso de doces em Paris.
    Le cordon Bleu tem curso especifico?
    Caso nao tenha, poderia sugerir?
    Agradeço

  3. Flávia 5 de novembro de 2012 at 12:48 - Reply

    Qual o investimento para fazer este curso na França? tem alguma prova para ingressar no curso?

    • pauline 16 de novembro de 2012 at 16:41 - Reply

      Flavia,
      Pode entrar diretamente em contato com eles para receber a tabela dos valores dos cursos. Não tem prova mas sim um dossiê de candidatura com no minimo um currículo e uma carta de apresentação. Também é recomendado falar francês.

  4. Tatiane 10 de novembro de 2012 at 20:46 - Reply

    Quando e onde posso fazer as inscrições para o Le Cordon Bleu no Rio de Janeiro?
    Por favor me ajudem!!!!!!

  5. Thereza Formiga 18 de novembro de 2012 at 21:00 - Reply

    Bonjour,
    Je voudrais savoir a propos de boulangerie cours en septtembre 2013 á Paris.
    Merci,
    Thereza

  6. mariA BERENICE 19 de dezembro de 2012 at 19:26 - Reply

    GOSTARIA DE SABER QUNDO SERA INSTALADO UMA FRANQUIA DE COZINHA FRANCESA AQUI EM SALVADOR E QUAL SERA O CUSTO DE CADA CUSO

  7. Flavia cuiaba 21 de janeiro de 2013 at 22:30 - Reply

    Ola gostaria de saber quanto ta o curso de panificação e quanto tempo de curso pois tenho planos de ir pra Paris pra fazer

    • pauline 20 de fevereiro de 2013 at 21:49 - Reply

      Flavia, sua pergunta é bem especifica e depende da escola onde quer estudar. Melhor entrar em contato diretamente com eles. Recomendo a escola Lenôtre, o instituto INBP.

  8. loren 1 de fevereiro de 2013 at 17:42 - Reply

    Boa tarde e faço faculdade de gastronomia no Brasil porém gostaria de me especializar no exterior quais são os custos do curso ,quanto tempo é a duraçao completa e eu nao falo frances e meu ingles ainda é fraco.

  9. Pedro D. 25 de setembro de 2013 at 16:22 - Reply

    que bom uma boa faculdade de gastronomia vai entrar no brasil!!!!!! tenho 12 anos espero que exista algum curso preparatório para ter ideia d como pode ser meu futuro ingressado nesta escola por favor alguém sabe a onde a afiliar de mesma estará no brasil quando ficar pronta! (não desconsiderando as escolas gastronômicas da qui)

  10. Jussy Macêdo 17 de dezembro de 2013 at 0:24 - Reply

    Gostaria de saber como faço para me inscrever na filial do le cordon bleu do Rio de Janeiro

    • stefany mirella 18 de março de 2014 at 13:59 - Reply

      quero saber quanto custa para fazer aula de gastronomia e também quanto custa pra fazer um intercambio de gastronomia por que a França e um dos países mas recomendados pra fazer .tenho 16 quase indo pros meus 17 anos e quero fazer gastronomia por que é o gosto de fazer !!

  11. etfany 18 de março de 2014 at 13:52 - Reply

    oi gostaria de saber quanto custa para fazer esse curso tenho 16 anos e gostaria de fazer esse curso de gastronomia em paris porque é um dos países mas recomendados pra fazer gastronomia por isso quero saber quantos que é para fazer o intercambio em paris para entra na gastronomia

  12. Mônica Regina da Silva 27 de março de 2014 at 9:13 - Reply

    Quero o contato da Esvola aqui no RJ o telefone

  13. Wilker Branco 29 de maio de 2014 at 19:35 - Reply

    ola sou do brasil estou aprendendo a falar francês já sei falar bastante aprendo 5 palavras por dia e já tem um mês que estou aprendendo mai voltando sou ainda de menor só tenho 12 anos mais tenho vontade de fazer uma faculdade ou ate mesmo um curso em paris, eu adoro cozinha e gostaria de saber quanto eu vou pagar para fazer uma faculdade ou um curso na frança.

  14. PEDRO 6 de outubro de 2014 at 23:37 - Reply

    Boa noite, gostaria de saber se é verdade que os franceses em geral não estudam na Le Cordon Bleu, pois é muito cara, eles estudam em outras escolas de culinária excelentes, com mensalidades mais baratas e alta qualidade. É verdade mesmo ? Que escolas são essas ?

  15. cleuza 24 de dezembro de 2014 at 9:13 - Reply

    Bom dia
    Gostaria de saber se existe algum tipo de bolsa para estudar na le cordon bleu, se sim qual ou qual forma?

  16. Jorge caldeira 12 de maio de 2015 at 19:44 - Reply

    Gostaria de saber mais a respeito de carnes .será que ha cursos;ou bolsas ;certificações pois quero incluir.

  17. Maria Gabriela 19 de julho de 2015 at 7:35 - Reply

    Como faço para me escrever na lê cordon bleu

  18. Leonardo Ferreira de Oliveira 18 de novembro de 2016 at 11:50 - Reply

    Olá sou Leonardo tenho 20 anos gostaria de fazer faculdade de gastronomia na França como funciona a forma de pagamento inclui a passagem ou e separado

  19. grazielle sousa 6 de abril de 2017 at 18:42 - Reply

    Como posso fazer minha inscrição para a le cordon blue do Rio de Janeiro

    • Náthalia Matsutani 5 de maio de 2017 at 18:19 - Reply

      Sugiro que você entre em contato com a própria Instituição para verificar as formas de candidatura.

  20. Olindina 27 de agosto de 2017 at 14:01 - Reply

    Gostaria demais de estudar na le Cordon breu,meu sonho já fiz cursos de gastronomia,cozinheiro Senac ba

  21. Simone 27 de agosto de 2017 at 20:10 - Reply

    Boa noite!! Por favor gostaria de saber se a escola
    Aqui no Rio já foi inaugurada?? Caso sim. Como fazemos para nós candidatar a uma vaga. Desde já agradeço.
    Simone

  22. Laura 11 de outubro de 2017 at 16:01 - Reply

    Boa tarde!
    Sou estudante de gastronomia e minha formatura é em março de 2018. Gostaria muito de fazer um curso na conceituada Escola Le Cordon Bleu. Já existe alguma franquia no Brasil? Gostaria de saber o endereço para que eu possa ter maiores informações ou ate mesmo uma outra escola na França ou cursos. Muito obrigada!

  23. Eva Bragatto 6 de dezembro de 2017 at 15:51 - Reply

    Sonho do meu Filho é fazer gastronomia,não consegue pagar aqui no Brasil imagina em um sonho de lugar como esse.

  24. Mel 7 de janeiro de 2018 at 23:54 - Reply

    No currículo tem que conter oq exatamente? Tipo habilidades, talentos e conhecimento no ramo da gastronomia?

  25. Luciana Karla 5 de fevereiro de 2018 at 12:42 - Reply

    Tem uma filial em Portugal??

  26. Ana Alice Nunes 6 de fevereiro de 2018 at 13:42 - Reply

    Ola, gostaria que meu filho fosse fazer um curso de Gastronomia na Le Cordon Bleu, vocês tem os cursos oferecidos e os valores?

  27. Claudineia cristina 11 de agosto de 2019 at 21:13 - Reply

    Poderia abrir uma em Belo Horizonte ajudaria demais

Leave A Comment