Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Prepare-se para a entrevista de dossiê do Campus France

Publicado em: 11 de fevereiro de 2016

Este ano, o procedimento de candidatura para estudar em universidades e escolas francesas conectadas pelo Campus France, inclui pela primeira vez uma entrevista de dossiê. Saiba mais sobre essa etapa essencial da sua candidatura:

Em que consiste a entrevista de dossiê do Campus France

Esta entrevista que dura uns 10-20 minutos é realizada toda em francês. O interlocutor é alguém da Aliança Francesa. Esta entrevista tem dois objetivos:

  • avaliar seu nível de francês
  • analisar a coerência do seu projeto de estudos na França

A pessoa que entrevista você tem em mãos os documentos do seu dossiê que foram encaminhados pelo Campus France.

A entrevista inclui três etapas:

  • perguntas sobre o percurso acadêmico e profissional: você deve falar do que você estudou ou estuda no Brasil e de por que você escolheu esse curso. Você ainda terá que falar das suas experiências de trabalho e de onde você trabalha atualmente.
  • competências linguísticas: desde quando você estuda o francês, por que está estudando o francês, etc.

Durante esta entrevista, a pessoa da Aliança vai fazer anotações e deixar uma avaliação do seu nível de francês e da coerência do seu projeto de estudos na França. Esta avaliação constará no seu dossiê e será a base da opinião emitida pelo Campus France sobre sua candidatura. As universidades não são obrigadas a seguir a opinião do Campus France, mas o fazem, na maioria dos casos.

Dicas para preparar a entrevista de dossiê do Campus France

  • prepare um pequeno roteiro com uma apresentação e respostas às perguntas relativas a seu percurso, nível de língua e seu projeto acadêmico na França e profissional após a conclusão do curso na França.
  • treinar bem falando francês e apresentando os documentos encaminhados pelo Campus France, para adquirir fluência e confiança.
  • Não se estresse, trata-se de uma entrevista objetiva que vai ajudar você: se você conseguir falar e explicar bem seu projeto, a avaliação e a opinião sobre sua candidatura será ótima e constituirá um grande diferencial no momento no qual as universidades  francesas olharem para a sua candidatura.

Você precisa tirar dúvidas ou quer mais dicas sobre a entrevista do Campus France? Entre em contato com sua orientadora para recebe ajuda do IFESP!

preparar entrevista dossiê Campus Francepreparar entrevista dossiê Campus Francepreparar entrevista dossiê Campus France

últimos artigos

2 comentários

  1. Olá.

    Irei realizar em breve minha entrevista pré-consular do Campus France e gostaria de saber se no caso de programa Au Pair a entrevista é feita em português ou francês, pois meu nível é básico. Caso seja em francês, quão importante para o meu visto é me sair bem na entrevista?

    1. Bonjour Isabela, provavelmente a entrevista será realizada em francês, é recomendado que o estudante possua um nível intermediário (ou pelo menos pré-intermediário) de francês. Geralmente, a entrevista é bastante simples mas, infelizmente, não podemos informá-la sobre a relevância dessa entrevista no pedido de visto, pois o Ifesp oferece apenas auxílio acadêmico para estudos na França. Sugiro que você consulte o próprio Campus France ou o Consulado Francês.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *