Prepare-se para a entrevista de dossiê do Campus France

Publicado em: 11 de fevereiro de 2016

Este ano, o procedimento de candidatura para estudar em universidades e escolas francesas conectadas pelo Campus France, inclui pela primeira vez uma entrevista de dossiê. Saiba mais sobre essa etapa essencial da sua candidatura:

Em que consiste a entrevista de dossiê do Campus France

Esta entrevista que dura uns 10-20 minutos é realizada toda em francês. O interlocutor é alguém da Aliança Francesa. Esta entrevista tem dois objetivos:

• avaliar seu nível de francês
  • analisar a coerência do seu projeto de estudos na França

A pessoa que entrevista você tem em mãos os documentos do seu dossiê que foram encaminhados pelo Campus France.

A entrevista inclui três etapas:

• perguntas sobre o percurso acadêmico e profissional: você deve falar do que você estudou ou estuda no Brasil e de por que você escolheu esse curso. Você ainda terá que falar das suas experiências de trabalho e de onde você trabalha atualmente.
  • competências linguísticas: desde quando você estuda o francês, por que está estudando o francês, etc.

Durante esta entrevista, a pessoa da Aliança vai fazer anotações e deixar uma avaliação do seu nível de francês e da coerência do seu projeto de estudos na França. Esta avaliação constará no seu dossiê e será a base da opinião emitida pelo Campus France sobre sua candidatura. As universidades não são obrigadas a seguir a opinião do Campus France, mas o fazem, na maioria dos casos.

Dicas para preparar a entrevista de dossiê do Campus France

• prepare um pequeno roteiro com uma apresentação e respostas às perguntas relativas a seu percurso, nível de língua e seu projeto acadêmico na França e profissional após a conclusão do curso na França.
  • treinar bem falando francês e apresentando os documentos encaminhados pelo Campus France, para adquirir fluência e confiança.
  • Não se estresse, trata-se de uma entrevista objetiva que vai ajudar você: se você conseguir falar e explicar bem seu projeto, a avaliação e a opinião sobre sua candidatura será ótima e constituirá um grande diferencial no momento no qual as universidades  francesas olharem para a sua candidatura.

Você precisa tirar dúvidas ou quer mais dicas sobre a entrevista do Campus France? Entre em contato com sua orientadora para recebe ajuda do IFESP!

preparar entrevista dossiê Campus Francepreparar entrevista dossiê Campus Francepreparar entrevista dossiê Campus France

1. Olá.

Irei realizar em breve minha entrevista pré-consular do Campus France e gostaria de saber se no caso de programa Au Pair a entrevista é feita em português ou francês, pois meu nível é básico. Caso seja em francês, quão importante para o meu visto é me sair bem na entrevista?

1. Bonjour Isabela, provavelmente a entrevista será realizada em francês, é recomendado que o estudante possua um nível intermediário (ou pelo menos pré-intermediário) de francês. Geralmente, a entrevista é bastante simples mas, infelizmente, não podemos informá-la sobre a relevância dessa entrevista no pedido de visto, pois o Ifesp oferece apenas auxílio acadêmico para estudos na França. Sugiro que você consulte o próprio Campus France ou o Consulado Francês.