Entenda a diferença: master professionnel e master recherche

Publicado em: 27 de dezembro de 2018
master france

Provavelmente, se você já deu uma pesquisada em mestrado na França, você se deparou com os termos: Master professionnel (Master Pro) e Master Recherche, sem entender muito bem, pois, às vezes, as universidades não deixam essas informações muito claras em seus sites. E, é por isso, que o Universidades Francesas resolveu fazer um post explicando a diferença entre esses dois mestrados, assim você pode planejar melhor seus estudos na França.

Master professionnel

O Master professionnel, também chamado de Master Pro, é um mestrado no qual você terá que realizar obrigatoriamente um estágio. No primeiro ano do mestrado, o aluno participa dos cursos obrigatórios e, no segundo ano, ele realiza seu estágio que é, nesse caso, vinculado à faculdade. Os estágio ocorrem só na metade do ano, porque o primeiro semestre do segundo ano ainda tem aulas.

Esse tipo de mestrado foi criado em 1971, na França, e tem como finalidade preparar os alunos para o mercado de trabalho e desenvolver uma segunda competência.

Uma vantagem de fazer um mestrado profissional é que os chefes de empresa preferem contratar pessoas que já tenham experiência em empresas, por isso quem faz um mestrado profissional acaba tendo vantagem na hora de encontrar um emprego.

Master recherche

O Master recherche, como mostra o nome, é voltado para aqueles que querem fazer uma pesquisa acadêmica. Na maioria dos mestrados desse tipo, no primeiro ano, o aluno deve fazer os cursos obrigatórios e, no segundo, se concentrar em escrever seu mémoire.

Com isso, enquanto o mestrado profissional ajuda na hora da inserção profissional, o mestrado voltado para a pesquisa, acaba sendo uma melhor opção para aqueles que querem seguir carreira acadêmica e fazer um doutorado depois do mestrado.

Se você está pesquisando o melhor mestrado para você na França, o site Trouver Mon Master do governo Francês pode te ajudar. Lá você pode procurar o mestrado pela palavra chave. Assim que achá-lo, o site te direciona para o catálogo da formação escolhida disponível no site oficial de cada faculdade.

Além disso, se você está se planejando para estudar na França, o Curso Online de Francês (CFOL) oferece um guia passo a passo para estudos na França, eles te ajudam a entender o processo de seleção para uma Universidade Francesa, vai lá dar uma conferida!

Se tiver mais dúvidas, não se esqueça: entre em contato com a gente e agende uma orientação acadêmica!