dezembro 16, 2014

Também é possível cursar o Ensino Médio na França

Para quem pensa que estudar no exterior é só para quem já está na faculdade, isso não é verdade. Na França, por exemplo, é também possível cursar o Ensino Médio, em caráter de intercâmbio.

Por que estudar na França ainda no ensino médio?

Por lá, o ensino médio nas escolas públicas é mais comum que nas particulares e é uma fantástica oportunidade de entrar na cultura francesa com um ambiente misto cultural e socialmente!

Além de uma experiência escolar, esta viagem de intercâmbio no ensino médio lhe trará uma experiência humana já que você irá viver com uma família local, compartilhando o seu dia-a-dia, seus hábitos. Há também a possibilidade de ficar em um internato, mas isso o afastará talvez de uma proximidade com pessoas da língua e de um apoio psicológico se for preciso.

Quais são os requisitos?

É preciso ter entre 15 e 18 anos, ter obtido boas notas na sua escola, ou seja, não ter repetido durante os 3 últimos anos. A língua francesa sendo fundamental, um nível intermediário (TCF, DELF) é obrigatório para que o intercâmbio seja aproveitado com sucesso na escola, mas também no relacionamento com as pessoas que você irá encontrar.

A duração de sua estadia depende de você, pode ser tanto 5 quanto 10 meses (ou seja um ano letivo inteiro de lá). Não há uma cidade obrigatória, pode ser em Paris ou em qualquer cidade do interior. Na França o ensino público é padronizado, com um programa e exames nacionais. Ele existe em todas as cidades e pequenas cidades, e se não houver, um sistema de transporte público dos alunos levará você até a sua escola. A escolha do destino poderá ser inteiramente livre e feita em função de seus gostos, por exemplo, culinários, arquiteturais ou ainda em função do clima.

O Collège-Lycée Cévenol é um bom exemplo da integração de alunos de diversas nacionalidades dentro da escola, para incentivar as trocas culturais entre todos os alunos. No entanto note que esta escola é privada e por isso é paga.

O sistema de ensino francês

O funcionamento da escola na França é simples e deixa o aluno escolher classes nas quais estudará as matérias que mais o interessem graças a um sistema de coeficiente e de carga horária especial. Assim quem gosta de língua e literatura entrará em uma classe em que as matérias literárias ocupam um ‘espaço’ predominante. Será a mesma coisa para quem gosta de ciências e de economia. As turmas são formadas pela administração da escola no início do ano letivo e não mudarão mais até o fim do ano. No entanto, as aulas de matérias optativas lhe permitirão de se encontrar com alunos de outras turmas.

Além dessa experiência humana e cultural, é o melhor jeito para que você se torne um craque em francês. E talvez pensar em estudar novamente na França durante os seus estudos superiores.

Se não teve a oportunidade de estudar durante o ensino médio na França, é possível estudar em uma universidade francesa graças a um programa de intercâmbio. Recentemente o Governo Brasileiro anunciou a distribuição de 2000 bolsas para Graduação, Pós-graduação e Doutorado.

Saiba mais

Quer estudar na França? O IFESP pode ajudar no seu projeto. Descubra nossos curso de francês, assim como nossos cursos preparatórios para as provas do TCF e do DELF! Para mais informações, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

11 Comments

  1. anonimo 1 de novembro de 2012 at 0:37 - Reply

    olá, vc sabe de algum internato na frança esteja tendo bolsas de estudos para o Encino Medio?

  2. chito ngunguya diogo 26 de setembro de 2016 at 8:04 - Reply

    acho muito importante o ensino que a franca nos oferece, a formacao e muito importante na vida do homen,

  3. Emanuel kanda 26 de maio de 2017 at 7:40 - Reply

    Como arumar uma bolsa para ó ensino médio ná França, numa escola pública??

  4. Cristiano rosa Ferreira lopes 27 de dezembro de 2017 at 13:46 - Reply

    Olá cheguei agora n França tenho um filho de 15 anos e queria muito colocar ele numa escola aqui na França mais n sei o que fazer pois não falo nada de francês e nem elé alguém pode me ajudar

    • Karina 15 de março de 2018 at 17:13 - Reply

      Bonjour Cristiano,
      Com certeza podemos te ajudar! O IFESP oferece cursos de francês 100% online e específicos para os perfis: Francês para Estudantes, Francês para Profissionais e Francês para Quem Gosta. Conheça a nossa escola virtual:
      https://cursodefrancesonline.com.br/
      Também sugiro que você agende uma orientação acadêmica conosco. Dessa forma, podemos discutir melhor o seu projeto: https://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/

      À bientôt

    • Jéssica Dos Santos Lino 30 de agosto de 2021 at 7:25 - Reply

      Olá, eu sou a Jéssica Dos Santos tenho 18 anos e sou angolana, gostaria tanto de fazer o ensino médio na França. Visto que o ensino no meu país(Angola) é tão limitado então eu gostaria de beber mais da vossa experiência.

  5. Maria Eduarda 11 de agosto de 2018 at 18:02 - Reply

    Alguém poderia me enformar se a escola é interna?!

  6. Luana 27 de julho de 2019 at 8:18 - Reply

    Eu gostaria de estudar na França,concorrer para bolsa.Este ano estou a fazer o décimo primeiro ano ou seja,a décima classe em Moçambique Gostaria de concluir o 11, 12 ano e a faculdade também na França. Tenho 15 anos.O que eu faço?Preciso de ajuda por favor

  7. Bruna 4 de janeiro de 2020 at 13:02 - Reply

    Hello, my name is Bruna De Morais Dias Koczan, I would like a scholarship and a seat! I’m from SP- Barueri, I’m 14 to 15 years old and I’m going to the first year of high school, I would love to go to a boarding school and have a scholarship and a place, I would like to study there. When you can contact me again, I’ll be waiting !.

  8. Caetano Sampanha José 5 de outubro de 2020 at 19:44 - Reply

    Olá eu sou Caetano Sampanha José e sou angolano e visto que o ensino no meu país é muito atrasado e gostaria de terminar médio na frança e já tenho 22 anos de idade será que é possível? Visto que o ensino no meu país é muito atrasado e por causa da extrema pobresa no meu país quero eu terminar os estudo ou cursar o ensino médio na frança é o meu sonho.
    Obrigado

  9. Clarisse Gabriela Souza Trindade da Silva 14 de junho de 2022 at 22:10 - Reply

    Meu sonho é fazer intercâmbio na escola da França

Leave A Comment

Website | + posts