Conheça a EHESS – Estudar Ciências Sociais na França

Publicado em: 27 de janeiro de 2015
EHESS

Você já ouviu falar na EHESS? Trata-se de um importante centro de formação do tipo grand établissement (“grande estabelecimento”), isto é, um estabelecimento público de caráter científico, cultural e profissional voltado para o ensino superior (essencialmente de Pós-graduação) e a pesquisa acadêmica.

Conheça agora essa renomada instituição parisiense da área de Ciências Humanas que tem como foco o estudo do “homem em sociedade”!

História

A École des Hautes Études en Sciences Sociales (“Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais”), ou EHESS, foi criada a partir de um decreto de 1975, por meio do qual passava a ser considerada um estabelecimento autônomo.

A EHSS tem como origem um departamento da Ecole Pratique des Hautes Etudes (Escola Prática dos Estudos Avançados, em tradução livre), criada em 1947, sob a direção de Lucien Fevbre. Desde os anos 70, a Escola está localizada no número 54 do boulevard Raspail, em Paris.

Tendo como fundamento básico o estudo do “homem em sociedade”, a EHESS é herdeira da construção das Ciências Sociais como “domínio epistemológico próprio e como área interdisciplinar”.

Especialidades

A EHESS guarda em sua história a passagem de grandes nomes das Ciências Humanas, dentre os quais nada mais nada menos que Claude Lévi-Strauss (ator decisivo para a criação da USP – Universidade de São Paulo), Pierre Bourdieu, Jacques Derrida e Jean-Pierre Vernant.

Esses nomes somados a de inúmeros outros historiadores, sociólogos, antropólogos e filósofos foram responsáveis pela criação de grandes centros de pesquisas que proporcionam atualmente uma formação de ponta para estudantes vindos de todas as partes do mundo interessados em se aprofundar no estudo do mundo contemporâneo.

Aos estudantes brasileiros interessados em ter parte da sua formação na EHESS, as áreas de especialização são várias: História, Linguística, Filosofia, Filologia, Sociologia, Antropologia, Economia, Ciência cognitiva, Demografia, Geografia, Arqueologia, Psicologia, Direito e Matemática. Ainda assim, a prioridade da instituição está voltada para a pesquisa interdisciplinar nesses campos.

Para o mestrado, a grade curricular é composta basicamente de “seminários” e disciplinas de natureza “temáticas” ou voltadas para “áreas culturais”. Para o doutorado, são oferecidas 13 formações. O oferecimento de grade curricular semestral se encontra inteiramente disponível no site da instituição.

Ingresso

Na EHESS,os estudantes estrangeiros têm participação de peso na composição do quadro discente. Eles representam, na Pós-graduação, 42% dos mestrandos e 50% dos doutorandos.

Para se candidatar, é preciso enviar um dossiê obrigatoriamente através da sua instituição de ensino no Brasil. O tipo de documentação exigida pode variar de acordo com a área de atuação pretendida e nível (se mestrando ou doutorando). Mas os documentos básicos são:

• Cópia do passaporte
  • Histórico escolar
  • Certificado de proficiência em francês no mínimo B1
  • Carta de motivação
  • Apresentação do projeto de pesquisa

Os custos de inscrição variam entre 254€ e 388€, a depender do tipo de formação. Uma vez que sua candidatura é aceita, as inscrições ocorrem em duas etapas:

1. Primeiro deve ser feita a inscrição pedagógica por meio de um formulário disponível na seção “inscrição” do site da EHESS. Em seguida, o formulário deve ser validado por um professor da instituição.
  1. Depois de aceita essa inscrição, é hora de fazer a inscrição administrativa, momento no qual serão definidos, entre outras coisas, a composição da sua grade horária e das disciplinas selecionadas.

Precisa de ajuda para realizar a sua candidatura de intercâmbio da melhor forma possível? Além de cursos de francês para todos níveis, oferecemos orientação acadêmica personalizada. Não perca tempo, venha conhecer os nossos cursos de francês e marque sua orientação!

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3031-3599 / [email protected]

1 comentário

1. Tem que pagar pra fazer o doutorado? Tem alguma taxa além dessa taxa de inscrição? E bolsa pra permanência da aluna, a instituição oferece?