Edital da Bolsa Eiffel já saiu!

Publicado em: 24 de outubro de 2019
bolsa eiffel estudar frança

Estão abertas as candidaturas para o Programa Eiffel de bolsas de excelência oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores e Europeias da França com a finalidade de atrair os melhores estudantes estrangeiros que queiram fazer mestrado e doutorado na França.

O programa existe desde 1999 e tem como objetivo formar futuros líderes internacionais para atuar nos setores público e privado, contemplando as seguintes áreas de estudos:

• Direito
  • Economia e gestão
  • Ciências políticas
  • Engenharia para o nível Master
  • Ciências da engenharia e ciências exatas para o doutorado (engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e bio tecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação)

A duração da bolsa varia, se o aluno se inscreve no master 1 (M1), são 24 meses de bolsas. Se ele se inscreve para o master 2 (M2), são 12 meses de bolsas. No caso do diploma de engenharia, a bolsa pode durar até 36 meses. Para doutorado a bolsa dura no máximo 12 meses, contemplando os casos de cotutela e dando preferência para alunos do segundo ano do doutorado.

Qual o valor da bolsa?

Mestrado: 1.181 € por mês.

Doutorado: 1.400 € por mês.

Somado a esses valores está:

• Passagem de ida e volta;
  • Se necessário, passagem de trem até a região em que o candidato vai estudar;
  • Reembolso de até 50 euros, referente às despesas com taxi do aeroporto até a sua moradia na França;
  • Protection sociale Campus France, até o tempo da inscrição na sécurité sociale;
  • Seguro saúde complementar (mutuelle);
  • Atividades culturais.

E os requisitos?

Os interessados em se candidatar ao mestrado devem ter no máximo 30 anos até a data de validação do dossiê, para o doutorado devem ter no máximo 35 anos até a data de validação do dossiê.

Como se candidatar?

É preciso entrar em contato direto com a universidade de sua escolha e manifestar seu interesse. Feito isso, a universidade te informará quais documentos deverão ser fornecidos. Uma vez com os seus documentos em mãos, a universidade mandará o dossiê de candidatura ao Campus France Paris, responsável pela bolsa Eiffel.

Contate agora nossa equipe especializada para te assessorar no processo.

E as datas?

• Lançamento do edital: 21 de outubro de 2019.
  • Data limite para envio de dossiês ao Campus France de Paris: 9 de janeiro de 2020.
  • Divulgação dos resultados: semana de 23 de março de 2020.

Recomendamos fortemente que os interessados leiam o edital da bolsa (em francês)

Vocês está interessado em um intercâmbio acadêmico na França? O Curso de Francês Online – CFOL, do grupo ifesp, oferece um guia passo a passo para estudos na França, eles te ajudam desde o momento da candidatura até sua chegada na França.

Entre em contato com o nosso time de consultores acadêmicos para saber mais sobre esta e outras opções de financiamento para estudar na França