Edital da Bolsa Eiffel já saiu!

Publicado em: 22 de outubro de 2018
bolsa eiffel estudar frança

Dia 15 de outubro saiu o edital da Bolsa Eiffel, bolsa de estudos oferecida pelo Ministère de l’Europe et des Affaires étrangères, com a finalidade de contemplar os melhores estudantes internacionais que querem fazer mestrado e doutorado na França.

A bolsa é concedida a estudante de 4 áreas de estudos:

• Direito;
  • Economia e gestão;
  • Ciências políticas;
  • Engenharia para o nível Master;
  • Ciências da engenharia e ciências exatas para o nível Doctorat.

A duração da bolsa varia, se o aluno se inscreve no master 1 (M1), são 24 meses de bolsas. Se ele se inscreve para o master 2 (M2), são 12 meses de bolsas. No caso do diploma de engenharia, a bolsa pode durar até 36 meses. Para doutorado a bolsa dura no máximo 12 meses, contemplando os casos de cotutela e dando preferência para alunos do segundo ano do doutorado.

Qual o valor da bolsa?

Mestrado: 1.181 € por mês.

Doutorado: 1.400 € por mês.

Somado a esses valores está:

• Passagem de ida e volta;
  • Se necessário, passagem de trem até a região em que o candidato vai estudar;
  • Reembolso de até 50 euros, referente às despesas com taxi do aeroporto até a sua moradia na França;
  • Protection sociale Campus France, até o tempo da inscrição na sécurité sociale;
  • Seguro saúde complementar (mutuelle);
  • Atividades culturais.

E os requisitos?

Os interessados em se candidatar ao mestrado devem ter no máximo 30 anos até a data de validação do dossiê, para o doutorado devem ter no máximo 35 anos até a data de validação do dossiê.

Como se candidatar?

É preciso entrar em contato direto com a universidade de sua escolha e manifestar seu interesse. Feito isso, a universidade te informará quais documentos deverão ser fornecidos. Uma vez com os seus documentos em mãos, a universidade mandará o dossiê de candidatura ao Campus France Paris, responsável pela bolsa Eiffel.

E as datas?

Edital: 15 de outubro de 2018.

Data limite de recepção do dossiê: 11 de janeiro de 2019.

Anúncio dos resultados: 25 de março de 2019.

Recomendamos fortemente que os interessados leiam o edital da bolsa (disponível somente em francês).

Vocês está interessado em um intercâmbio acadêmico na França? O Curso de Francês Online – CFOL, do grupo ifesp, oferece um guia passo a passo para estudos na França, eles te ajudam desde o momento da candidatura até sua chegada na França. Entre em contato com o Curso de Francês Online – CFOL para maiores informações.