École Polytechnique: conheça a melhor escola de engenharia da França!

Publicado em: 20 de maio de 2020

Se você sonha em fazer Engenharia na França, então você deve conhecer a École Polytechnique de Paris à Palaiseau, uma das mais antigas e célebres escolas de engenharia do país!

Se no Brasil os cursos de engenharia normalmente são oferecidos por faculdades e universidades, na França, a formação para aqueles que desejam se tornar engenheiros ocorre pelas chamadas Écoles. Mas você sabe qual a diferença entre uma École e uma Université? Se pararmos para pensar, na França há inúmeras Universidades e, no entanto, não é a elas a quem recorreremos para este curso em específico (nem tampouco para o de gestão).

A grande diferença entre uma École e uma Université reside na forma de acesso que essas instituições aplicam ao ingresso dos seus estudantes. Uma École, na França, tende a selecionar mais seus alunos que, para acederem aos estudos em instituições desse tipo, devem, primeiro, passar em um concurso, normalmente precedido por dois anos de aulas preparatórias (sendo já os cursos preparatórios em si bastante seletivos).

Outro detalhe importante é que as Écoles costumam ter tamanhos reduzidos, acolhendo, portanto, um número menor de alunos em seus ciclos. Os professores também costumam ser mais próximos aos alunos, e a quantidade de aulas, maior.

A melhor Escola de Engenharia da França

Com 225 anos de história, a École Polytechnique de Paris é, ainda hoje, a mais prestigiosa escola de engenharia francesa, segundo aponta a classificação realizada pelo L’Étudiant em 2020, que avaliou 167 escolas a partir de critérios que envolviam excelência acadêmica, salários, abertura internacional, proximidade com empresas, entre outros.

Cicle ingénieur

A formação em engenharia na École Polytechnique de Paris tem duração de quatro anos. No primeiro deles, durante seis meses, é obrigatório que o aluno siga um estágio de formação humana e militar que pode ser realizado tanto no exército como em um órgão civil. Ao fim do segundo ano, o estágio obrigatório de três meses deve ser realizado dentro de uma empresa.

O segundo ano de formação na École, é importante dizer, corresponde ao Master 1, de modo que o terceiro ano corresponde ao Master 2. É no M2, portanto, que o aluno realizará durante cinco meses um estágio de pesquisa científica.

Por fim, no quarto e último ano, o estudante realiza seu estágio de fim dos estudos, que deve durar de quatro a seis meses.

A partir do quarto ano o aluno pode escolher continuar seus estudos em um doutorado, ou ainda seguir direto para o mercado de trabalho.

Variedade de carreiras

A École Polytechnique produz e compartilha com a sociedade conhecimentos multidisciplinares de alto nível. E é justamente graças à essa pluridisciplinaridade que os engenheiros formados pela Escola dispõem de uma grande variedade de carreiras passíveis de serem seguidas, que vão desde a atuação no ramo científico, passando pela engenharia industrial, até chegarmos ao preenchimento de cargos na área de gestão.

Segundo a própria Escola, cerca de 53% dos seus alunos escolhem seguir no ramo empresarial, sendo que 67% deste total trabalha em indústrias.; 27% dos alunos escolhem seguir para o doutorado; e 12% deles entram para cargos públicos do Estado.

Politécnicos célebres que talvez você conheça

Louis Joseph Gay-Lussac

Aquele mesmo, da época da escola! Você se lembra? Existe até uma lei da química que leva o seu nome, a lei de Gay-Lussac, que tange as relações entre os gases. Em linhas gerais, a lei diz que o volume e a temperatura de um gás, desde que a pressão seja constante, serão sempre diretamente proporcionais.

André Citroën

Isso mesmo, o pioneiro da indústria automobilística e fundador do Império Citroën foi aluno da École Polytechnique. “Tá” bom para você?

Ficou interessado em iniciar os estudos na École Polytechnique de Paris e ainda não sabe como? Confira nosso artigo com dicas de como estudar na França.