École Normale Supérieure oferece bolsas de estudos e alojamentos em Paris

Publicado em: 11 de janeiro de 2012
A Escola Normal Superior de Paris oferece bolsas para alunos estrangeiros em diversas áreas de conhecimento. Desde 2002, a Escola Normal Superior de Paris (ENS Paris) realiza um processo de seleção internacional que permite aos estudantes estrangeiros seguir um curso de dois anos ou três anos, oferecendo bolsas no valor de 1 000 euros por mês a trinta estudantes, além de alojamentos universitários.
Para se candidatar, é necessário ser de outra nacionalidade que não a francesa, ter menos de 26 anos e estar inscrito no último ano da graduação ou no primeiro do mestrado em uma universidade no exterior. Alunos das áreas de ciências que cursarão L3 e master devem estar inscritos no segundo ou terceiro ano do primeiro ciclo.

A seleção ocorre em duas fases

1. Pré-seleção dos candidatos com base em seu dossiê de candidatura contendo percurso universitário pretendido, projeto de estudos e carta de motivação.
  2. Realização de provas para avaliar capacidades de análise, síntese e cultura científica ou literária.

Há duas modalidades de provas: letras e ciências.

A primeira inclui duas entrevistas – um comentário sobre um documento e outra sobre o projeto de pesquisa a ser realizado – e três  provas escritas – de língua francesa, estudo de documentos e prova da especialidade que o aluno deseja seguir: antropologia, economia, sociologia, artes (história da arte, estudos cinematográficos, musicologia),  história e filosofia do direito, estudos clássicos (grego-latim-arqueologia), geografia, história, história e filosofia das ciências, linguística, literatura, filosofia e ciências cognitivas.
A segunda, de ciências, é composta de duas provas escritas – uma de análise de documento científico e outra de exercícios – e de duas entrevistas versando sobre a disciplina principal que se deseja seguir e sobre a especialização. Devem realizar essas provas estudantes que queiram aprofundar os estudos nas áreas de biologia, química, informática, matemática, física e ciências da terra.

Prazo para inscrição: até 15 de março de 2012.

Algumas dicas úteis

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. É gratuito e pode mudar a sua vida!
Para aprender francês em tempo recorde e passar com sucesso no TCF, DELF ou DALF, ingresse já num curso de francês intensivo.
O IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas

Fonte: Cendotec, 10/01/2012

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.