Doutorado na França em 5 passos

Publicado em: 1 de agosto de 2016
fazer um doutorado na França

Fazer um doutorado é receber o título máximo dos estudos na França. Essa formação acadêmica é composta de uma pesquisa, da redação de uma tese e ao terminá-la com sucesso, é conferido ao estudante o título de Doutor.

Este é o passo imprescindível para quem deseja lecionar em uma universidade.

Como é o Doutorado na França?

O Doutorado na França tem uma duração de 3 anos. Para se candidatar é necessário possuir um Master Recherche na França ou um diploma estrangeiro equivalente (Mestrado, por exemplo, no Brasil).

1.  Por onde começar?

Iniciar um doutorado é antes de tudo definir um tema de pesquisa e conferir que ele se encaixe em uma linha de pesquisa de uma escola doutoral. Por isso é importante se informar o quanto antes.

2.   Pesquisa das universidades

É recomendado entrar diretamente em contato com o responsável pedagógico do polo de pesquisa, já que este poderá fornecer informações dos trâmites a serem realizados (tradução de documentos oficiais, diplomas, projeto, etc.)

3.   Dossiê de candidatura

Como dito acima, a inscrição em um doutorado se inicia no contato com o orientador em potencial que te informará a respeito dos procedimentos administrativos e pedagógicos a serem realizados, na maioria dos casos, através da plataforma Campus France.

No aspecto pedagógico, tratam-se de documentos básicos: currículo, carta de motivação/apresentação, cartas de recomendação e, claro, um belo projeto de pesquisa.

4.   Projeto de pesquisa

As dicas do IFESP para redigir seu projeto de pesquisa com organização e relevância são elementos-chave de sua admissão!

Trata-se de um resumo de seu trabalho acadêmico anterior e uma apresentação da pesquisa que quer realizar na França. Ou seja:

• Atuação acadêmica (simpósios realizados, grupos de estudo, publicações);
  • Apresentação das pesquisas anteriores e fontes da nova pesquisa a qual deseja dar continuidade/início, bibliografia;
  • Plano breve dos pontos que serão estudados e o contexto no qual vai se ancorar sua pesquisa;
  • Apresentação da relevância da pesquisa: fortuna crítica, valor futuro de tal pesquisa;
  • Objetivos profissional e pessoal.

5.   Oportunidades de Bolsas de pesquisa

Para financiar o doutorado, veja as possibilidades a seguir:

O IFESP te ajuda na montagem de seu dossiê acadêmico e do pedido de bolsa! Com certeza há um programa na França te esperando! Entre em contato conosco e saiba como realizar esse sonho!

fazer um doutorado na França fazer um doutorado na França fazer um doutorado na França