Dossiê de candidatura para ingressar nas universidades francesas

Publicado em: 28 de janeiro de 2015
dossiê candidatura universidades farncesas

O dossiê de candidatura é sua chave de entrada nas universidades francesas. Ele deve ser produzido em língua francesa e no padrão francês e deve conter um currículo, uma carta de apresentação, os projetos (estudos, pesquisa/profissional), histórico escolar, diplomas, cartas de recomendação e um teste de língua que comprove o nível de francês.

A seleção é feita a partir do dossiê, não tem exame, nem concurso. Ou seja, é melhor ser orientado por profissionais para montar e corrigir o dossiê e ter, portanto, mais chances de conseguir.

Conteúdo do dossiê

No dossiê, o candidato deve explicar porque ele decidiu estudar na França naquele momento, porque escolheu determinada universidade/escola e porque aquela formação.

Master profissional

Para ingressar num Master profissional, o dossiê de candidatura deve conter um projeto profissional. Qual é o conteúdo do projeto profissional?

Mostrar a coerência de seu percurso acadêmico e profissional, destacar as suas conquistas, explicar o que você aprendeu e o que falta aprender, mostrar seus conhecimentos na área e já ter uma visão definida da sua carreira.

Master de pesquisa

Para ingressar num Master de pesquisa, o dossiê de candidatura deve conter um projeto de pesquisa. Qual deve ser o conteúdo?

Mostrar a coerência de seu percurso acadêmico e profissional, apresentar as pesquisas realizadas e/ou participação em grupos de pesquisa, exprimir sua vontade e necessidade de estudar na universidade escolhida para a continuação da pesquisa e ter conhecimento sobre as pesquisas já realizadas na França sobre o assunto.

Generalidades

Todos os comprovantes de empregos ou estágios são bem-vindos. Dependendo da universidade, será preciso traduzir (tradução simples ou juramentada) alguns documentos em francês, como os diplomas ou o histórico escolar.

Você deve sempre conservar os seus documentos originais durante seu processo junto aos órgãos da administração pública francesa, à universidade etc. Normalmente, eles pedem os originais de seus documentos para que sejam comparados com as cópias no momento da apresentação dos mesmos.

Auxilio da montagem do dossiê

Para mais informações, tirar dúvidas ou apresentar o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. Não perca essa chance de planejar seu futuro!

IFESP ajuda os estudantes candidatos a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição e pedido de inscrição, além de propor aulas intensivas de francês para que você atinja o nível exigido pelas instituições de ensino superior na França!

1. olá, tudo bom?
    sou de cabo verde, prestei o TCF, ja enviei minha candidatura para 3 universidade apartir do Alliance Francese de Mindelo.
    podim dizer-me por favor, quais dos documentos que preciso enviar via net para candidatar_Me?
    obrigda
    fico aguardando vossa resposta, bjocas

2. Olá, tudo bem ?
    Bom, gostaria que pudesse me informar a respeito de como faço para conseguir uma bolsa de estudo em Astronomia em universidade francesa. Eu estudo na Universidade Federal do Amazonas, Curso Bacharel em Física, mas meu objetivo sempre foi estudar Astronomia…
    E gostaria de mais informações a respeito do “Bac”, de como ele funciona ou como posso realizá-lo, enfim. E de como posso utilizar a minha nota de vestibular para ingressar em uma faculdade da França (farei o ENEM novamente esse ano para aumentar minha nota).
    Ficarei grato se puderem ajudar-me com essas informações. Desde já agradeço a gentileza.
    Aguardo a resposta.

3. Bom dia!

Gostaria de receber orientações sobre a inscrição para o doutorado em Paris VIII na área da psicopatologia clínica e psicanálise.

Abs, Georgiana

4. Olá

Gostaria de receber informações sobre o curso de especialização e doutorado em psicanálise e saúde mental na Paris VIII.

desde já agradeço