agosto 9, 2016

Dicas de moradia estudantil na França

Você quer estudar na França, mas tem medo de não ter onde morar? Você foi aprovado para estudar em uma universidade francesa, mas não sabe como conseguir uma moradia estudantil? Então, confira nosso artigo e saiba tudo sobre residências estudantis na França.

O 1º passo: Entrar em contato com a universidade

A maioria das universidades e escolas francesas oferecem diversas plataformas para ajudar os estudantes a encontrar um alojamento. A vantagem de escolher uma moradia estudantil oferecida pela universidade é que as opções são sempre em locais próximos ao campus que você irá estudar.

As plataformas mais conhecidas:

A plataforma mais conhecida de residências universitárias na França é a “messervices.etudiant”. Nela você poderá se candidatar a uma das vagas nas residências oferecidas pelo CROUS, órgão público do ministério da educação nacional da França.

Além disso, existem outras possibilidades como:

• A “Studapart” utilizada pela Skema Business School e a Universidade de Cergy-Pontoise;
  • A “ImmoJeune for School” utilizada pela Edhec e pela Universidade Paris 8.

Colocations solidaires (repúblicas solidárias)

Diversas associações oferecem as “colocations solidaires” que são baseadas no princípio de troca e de ajuda. Você fica na residência de pessoas idosas gratuitamente, ou pagando um valor simbólico, e em troca você auxilia no cotidiano da casa: fazendo a limpeza, cuidando do jardim e fazendo companhia para o dono da casa. A rede “Cosi”, que é a responsável por grande parte dessas associações, estima que 5.000 duplas de estudantes e idosos já foram formados na França desde 2004.

Há ainda a possibilidade de morar em um apartamento com um custo baixo (em torno de 230 euros) participando de projetos sociais na região da universidade. As “KAPS” (repúblicas de projetos solidários) estão em 20 cidades da França e abrigam atualmente 460 estudantes. Cada apartamento oferecido pelas KAPS recebe de três a seis estudantes que estejam participando dos projetos sociais.

Repúblicas de baixo custo em Paris

O “CoopColoc” é um dispositivo de repúblicas em Paris criado pela cooperação de estudantes. São oferecidas vagas em repúblicas de 3 a 5 pessoas, com um aluguel de baixo custo. Atualmente, 70 estudantes são beneficiados pelo dispositivo e os responsáveis esperam acolher 100 novos estudantes em 2017.

Fonte: Le Monde

Website | + posts