Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Como se preparar para estudar na França?

Publicado em: 11 de janeiro de 2016

Você sempre planejou estudar na França mas nunca soube como começar a se organizar para concretizar esse projeto? Então aproveite o começo do ano para tirar esse projeto do papel! Conheça todos os passos que você deve seguir para estudar na França.

Primeira pergunta: Por que eu quero estudar na França?

A primeira coisa a fazer é entender o motivo pelo qual você quer estudar na França. Se a resposta a essa pergunta for:

R: Porque eu quero conhecer a cultura Francesa.

Para aqueles que são apaixonados pela cultura francesa e querem somente vivenciar uma experiência de imersão cultural francesa, existem cursos de francês de 3 meses, 6 meses e até 1 ano em que pela manhã o aluno participa de aulas de Francês e durante a tarde, de ateliês sobre teatro, cultura francesa, cinema.. etc.. Saiba mais AQUI sobre outros cursos.

Para quem já fala Francês e não deseja fazer um curso de Francês na França, a prestigiada universidade Sorbonne possui um curso de curta duração sobre civilização Francesa. Clique para mais informações.

R: Porque eu quero aprender Francês.

Existem diversas oportunidades de cursos de Francês na França com diferentes duração. Clique aqui para mais informações.

R: Porque eu quero um Diploma de uma universidade Francesa.

Se você deseja estudar na França para obter um diploma de Graduação ou Pós, saiba que existem diversas opções de cursos e bolsas de estudos para diferentes áreas. Clique nos links para saber mais sobre os cursos de Graduação e Pós.

Segunda pergunta: Como devo me preparar para realizar meu projeto de estudar na França?

R.: Caso você queira fazer um curso de cultura francesa, é necessário encontrar o tema de acordo com o seu perfil para conhecer os requisitos de cada curso.

Para o curso da Sorbonne citado, clique AQUI para mais informações sobre os requisitos.

Em geral é necessário um dossiê de candidatura mais simplificado para a inscrição nos cursos. Algumas instituições exigem um nível de Francês para o ingresso dos alunos.

R.: Para os cursos de Francês. Normalmente só é necessário um currículo e carta de motivação e o preenchimento de formulários disponíveis no site do curso de Francês escolhido. Clique aqui para mais informações.

R.: Para quem deseja estudar numa universidade francesa para obter um diploma de graduação ou pós francês, dependendo da área, alguns requisitos podem mudar, mas no geral é necessário:

  • Escolher o curso/área que deseja estudar;
  • Escolher as universidades em que deseja estudar;
  • Verificar se a universidade é ou não conectada ao Campus France Brasil para dar prosseguimento nas inscrições, respeitando os prazos indicados.
  • Apresentar um dossiê acadêmico de candidatura adequado ao seu perfil de estudos  (Graduação, Master ou Doutorado).
  • Apresentar um teste de proficiência de Francês (TCF ou DELF/DALF) com o nível de pelo menos B2 (Quadro europeu comum de referência), que equivale ao intermediário avançado. Saiba mais sobre os testes de proficiência aceitos pelas universidades francesas nesse link.

Terceira pergunta: Quanto tempo para me preparar para realizar meu projeto de estudar na França?

A resposta a essa pergunta dependerá do seu objetivo e muitas vezes do seu nível de Francês, para cursos em que o nível de Francês é um requisito.

R.: Para realizar um curso de curta duração na França e que a língua francesa não seja um requisito: Basta apenas escolher o seu curso, a instituição de destino e principalmente, observar o período que deseja realizar o curso, preparar seu dossiê de candidatura.

Atenção! Para cursos com duração de mais de 3 meses, é necessário dar entrada em procedimento consular para obtenção de visto (Saiba mais aqui).

Caso o curso de interesse necessite de um nível de Francês de B1 (Intermediário), para alcançá-lo é necessário apenas 9 meses para alcançar esse nível, saiba como nesse link.

R.: Para se matricular no curso de Francês na França, o procedimento é o mesmo, sendo que não é necessário apresentar um nível de conhecimento de Francês prévio, portanto :

  1. Escolher a instituição em que deseja estudar;
  2. A duração do curso que deseja fazer (quantas semanas/ meses de curso de francês);
  3. Preparar a documentação exigida (traduções juramentadas, passaporte etc.).

OBS.: Para cursos com duração de mais de 3 meses, é necessário dar entrada no procedimento consular para obtenção de um visto.

Todo o procedimento deve levar por volta de 1 mês (sem o visto) e aproximadamente 3 meses (para cursos que necessitam de visto).

R.: Para quem quer estudar nas universidade francesas para a realização de um intercâmbio ou até mesmo uma graduação ou pós completa, o tempo para se preparar vai depender de alguns pontos importantes:

  1. Nível de Francês

Caso você queira realizar uma graduação na França, o nível de Francês será um dos principais requisitos. Para aqueles que não possuem nenhum nível de Francês, é necessário, para a maior parte dos cursos, o nível B2 (CECR), o que pode levar pelo menos 18 meses para alcançar esse nível . Saiba como AQUI!

  1. Preparar o Dossiê de candidatura acadêmico.

A apresentação de um dossiê de qualidade é fundamental para o aceite nas universidades e até mesmo para a obtenção de bolsas, portanto, a preparação do dossiê de candidatura com pelo menos dois meses de antecedência da abertura das inscrições, pode ser essencial para garantir que todos os componentes do seu dossiê estejam adequadamente organizados de acordo com os principais requisitos do processo de candidatura. Acesse o link para saber mais sobre o Dossiê de candidatura.

  1. Verificar os prazos dos testes de proficiência e candidatura.

Um item que pode definir o tempo de preparo para a realização do projeto é necessário conferir as datas de aplicação dos testes de proficiência levando em conta o tempo de (pelo menos) um mês para sair o resultado do teste. Junto ao prazo do teste de proficiência, é necessário observar também o calendário de candidatura. Saiba mais AQUI.

Qual o primeiro passo AGORA para realizar meu projeto de ir estudar na França?

Procure ajuda especializada de quem entende do assunto para montar um plano de ação e realizar seus projetos.

O IFESP é o único no Brasil especializado em ajudar interessados a se preparar para estudar na França independente do seu perfil. Marque uma orientação acadêmica presencial gratuita e converse com uma consultora de estudos na França sobre o seu projeto, toda equipe do IFESP ficará contente em conhecer seu projeto e principalmente, ajudá-lo a realizar com sucesso.

Para aqueles que não estão em SP e desejam fazer uma orientação, entre em contato e confira as condições para realizar uma orientação a distância.

Confira aqui a lista de alunos do IFESP que já foram aceitos nas melhores instituições francesas e muitos que conseguiram realizar o projeto de ir para a França.

Como estudar na França IFESPComo estudar na França IFESPComo estudar na França IFESP

 

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *