Viaje para a França para estudar Economia

Publicado em: 15 de dezembro de 2014
Área bancária França

Com uma intensificação da globalização, a imbricação cada vez mais forte das economias nacionais, ou seja, a interdependência das economias, entender e planejar as particularidades e os laços das economias se tornou indispensável para quem quer atuar um dia no cenário financeiro e bancário, mesmo que nacional.

Uma área bancária francesa dinâmica

Por exemplo, a presença de bancos franceses no Brasil como o BNP Paribas, de bancos espanhóis como o banco Santander  e sobretudo o gigante HSBC fazem perceber o ambiente internacional da questão. Ambiente que atinge seu ápice com os novos bancos virtuais.

Note que na França e em vários outros países do mundo, o Banco do Brasil está presente e oferece serviços bancários aos brasileiros expatriados e há pouco se tornou um banco de investimento no estrangeiro. É então fundamental ter uma formação que o prepare para todos os contextos.

A área bancária é bastante desenvolvida na França devido ao grande dinamismo econômico do país e ao fato de ele possuir a sua própria bolsa de valores, situada no Palais Brongniard em Paris. A França é a 5ª economia mundial após os Estados Unidos, a China, o Japão, e a Alemanha. No entanto, ela se encontra inserida na economia européia, que é a 1ª do mundo quando juntamos todos os países da União Europeia.

Estudar Economia na França

Estudar as áreas bancárias e financeiras o levará a trabalhar como analista financeiro, analista de estudos comerciais (para empresas e particulares), conselheiro em fusão-aquisição, administrador de patrimônio.

Os cursos  sobre a área bancária e as finanças são bastante desenvolvidos nas faculdades e escolas francesas.  A universidade Paris Dauphine propõe um percurso acadêmico inteiramente voltado às duas áreas. Este percurso começa no nível da Graduação e pode ser prolongado com uma Pós-graduação. É possível ingressar em qualquer momento da formação graças a um programa de intercâmbio. A Faculdade de Economia e Administração (FEA) na USP tem muitos convênios com essa faculdade francesa.

Ainda na universidade, é possível ingressar no Master Profissionalizante “Banco, finanças, gestão dos riscos” da Paris XIII.

Do lado das escolas privadas, Sciences Po Paris propõe um Master Finanças e Estratégia (Master Finance et stratégie). Serão 3 semestres de aula e um de estágio. O Marketing, o Management e o Direito das empresas também ocupam um lugar privilegiado na formação para que o estudante complete a sua aprendizagem com uma formação global.

Na Province, as universidades de Aix-Marseille II e de Lyon III oferecem graduações profissionalizantes. E há em Estrasburgo, um Master “Gestão financeira do banco”. São estudos que o levarão a planejar estratégias de médio e longo prazos.
Você quer participar da construção econômica de nossos países?

Vá estudar na França e conheça um sistema com uma antiga tradição que lhe dará todas as vantagens de conhecer organizações diferentes que devem conviver juntas dentro da economia mundial. Para mais informações, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP. É gratuita!