dezembro 11, 2014

Curso técnico de Gastronomia na França

O Certificat d’Aptitude Professionnelle Cuisine (CAP Cuisine) é uma formação técnica reconhecida pelo Estado francês, que prepara o estudante para atuar na área da Gastronomia.

Essa formação é acessível para quem já tem experiência profissional  em uma outra área e deseja orientar sua carreira ao mundo da Gastronomia. Há muitas vagas nesse setor na França, mas há poucas pessoas suficientemente qualificadas para responder a esta demanda. Assim, estudar Gastronomia na França é uma escolha estratégica.

A formação

A formação tem duração de um ou dois anos e tem como objetivo proporcionar ao estudante as bases técnicas e profissionais para trabalhar com Gastronomia. O aluno deve realizar um exame no final do ano para obter o diploma de CAP Cuisine. A formação pode ser realizada no modo aprendizagem (o estudante passa uma semana estudando e duas semanas trabalhando, alternadamente, em uma empresa parceira da Universidade). Esse sistema permite que o estudante obtenha, além de conhecimentos teóricos, experiência prática.

Possibilidades de emprego

O estudante formado em CAP Cuisine pode achar emprego como auxiliar de cozinha ou chef. O estudante também conquista os conhecimentos requisitados para poder começar, após o CAP Cuisine, a formação de BTS Hôtellerie-Restauration option B, Art culinaire, Art de la table et du service ou para se formar em uma área específica da Gastronomia, com diplomas como o MC cuisinier en dessert de restaurant (voltado para doceria) ou MC sommellerie (voltado para vinhos).

Conteúdo da formação

O aluno de CAP Cuisine estuda as seguintes matérias (entre outras): Tecnologia da cozinha, Conhecimento de produtos, Tecnologia aplicada, Vida social e profissional.

O curso também aborda matérias que não são ligadas diretamente à área da Gastronomia, mas que participam da formação profissional dele, como as línguas estrangeiras (inglês, espanhol) e a gestão.

Perfil e qualidades indispensáveis

O estudante, além de estar em boa forma física, precisa gostar do trabalho em equipe, ter senso de organização, respeitar as regras fundamentais de higiene etc. Enfim, o estudante precisa ter uma mente bem aberta para conseguir se adaptar a uma formação variada e com muitas exigências como essa.

Onde estudar?

A formação de CAP Cuisine é oferecida por várias instituições. Você pode encontrar neste link uma lista das instituições que oferecem essa formação profissionalizante (formation en apprentissage).

Por exemplo, a escola Ferrandi Paris aceita candidaturas de estudantes estrangeiros.

Como ingressar?

O aluno estrangeiro precisa, primeiramente, mandar um pedido de inscrição ou ir diretamente à instituição que oferece a formação para obter um dossiê de inscrição. É esse dossiê que permite à escola fazer uma primeira seleção. Para os estudantes estrangeiros, é preciso colocar um certificado de nível de francês junto ao dossiê. As instituições geralmente pedem um certificado de nível intermediário (TCFDELF B2).

Cada instituição tem suas sessões de seleção para os candidatos que tiveram o dossiê selecionado. Essas sessões acontecem geralmente duas vezes por ano, em Setembro e Janeiro e são geralmente entrevistas com professores da escola.

Além de um certificado de nível em Francês, o aluno tem que fornecer com o dossiê cópias do último diploma, assim como uma carta de motivação e um currículo em francês.

Importante:  A maioria das instituições francesas que oferecem essa formação são liceus públicos  (lycées professionels). De fato, a taxa de matrícula é muitas vezes gratuita. No entanto, o aluno deve comprar o equipamento necessário para a aprendizagem do CAP Cuisine, ou seja, os utensílios de cozinha e a roupa profissional de cozinha. Essas compras obrigatórias têm um custo médio de 400 euros ao ano.

Como o IFESP pode ajudar?

Você tem interesse em estudar Gastronomia na França? O IFESP pode ajudar no seu projeto. Descubra nossos curso de francês, assim como nossos cursos preparatórios para as provas do TCF e do DELF!

Website | + posts

1. Cinara e Lincon 5 de junho de 2018 at 0:50 - Reply

Gostaria de saber se o curso de gastronomia é feito na França?