Cursar uma pós-graduação em Pedagogia ou em Ciências da Educação na França

Publicado em: 12 de janeiro de 2015

Na França, as Ciências da Educação aliam disciplinas que têm como objetivo estudar o sistema e os processos educativos, por isso notamos uma forte presença das Ciências humanas. Também são estudos que o levarão a abordar tanto a metodologia quanto um vasto leque de disciplinas voltadas para a Pedagogia.

Essa formação também é recomendada para quem quiser seguir uma carreira na área de ensino.

As profissões

Oportunidades nas áreas de ensino, aconselhamento pedagógico, trabalho social e sociocultural, dentre outras.
Os concursos públicos ligados ao ensino também são bastante indicados para quem tiver essa formação.

As universidades que oferecem cursos

• Universidade Lille 1

Você poderá ingressar no primeiro ano do Master sciences et métiers de l’éducation et de la formation ou no segundo, caso comprove 5 anos de estudos no Brasil. Sendo um Master profissional, haverá um período dedicado a um estágio, com a possibilidade de conseguir um contrato de profissionalização.

• Universidade Lumière – Lyon2

Você poderá escolher entre vários masters, que oferecem diversas especializações:
– Promoção e educação para a saúde
– Administração dos estabelecimentos de ensino
– Situação de handicap e educação inclusiva
– Formação de professores

• Universidade Toulouse II

Há um Master Recherche (lato sensu) em Ciências da Educação, com especialização em Educação, Formação e Inserção.

• Universidade François-Rabelais -Tours

Nessa universidade é possível cursar uma Pósgraduação com foco na Formação de adultos.

• Université Paris 5 – Descartes

Há um Master Ciências da Educação, ono qual, em função do seu nível acadêmico, você poderá entrar no primeiro ou no segundo ano. Note que existem Master recherche (pesquisa) e professionel (especialização).

Este é apenas um panorama das diversas oportunidades oferecidas pelo ensino superior francês nessa área de atuação.

Você quer saber mais, obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos na França? Então entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. Isso pode mudar a sua vida!

E, para aprender francês em tempo recorde e passar com sucesso no TCF, DELF ou DALF, ingresse já num curso de francês intensivo.