Cursar uma Pós-graduação em Musicologia na França

Publicado em: 16 de março de 2015

Curso multidisciplinar, a Musicologia traz consigo uma aprendizagem altamente conceituada. Na França, os cursos oferecidos abrangem um amplo leque de especialidades. Como sempre, no que diz respeito à Pós-graduação, existe a possibilidade de escolher entre um Mestrado (Master recherche), que é voltado para a pesquisa, ou uma Especialização (Master professionnel), que é uma formação profissionalizante.

Por que cursar uma Pós-graduação em Musicologia na França?

Por ser um curso multidisciplinar, a Musicologia dá ao aluno a possibilidade de desenvolver um projeto profissional de acordo com suas preferências. De fato, essa formação pode levá-lo a exercer diversas profissões: crítico musical, documentalista, pesquisador, organizador de eventos musicais, etc.

Exemplos de Formações?

As Universidades de Strasbourg e de Rennes oferecem Pós-Graduação relacionada à Composição, Interpretação e Educação musical.

Em Paris, na Universidade Paris 4-Sorbonne, existe a possibilidade de cursar um Master franco-alemão em Musicologia. Outras Pós-graduações estão mais voltadas à regência ou à pesquisa sobre um gênero musical (música medieval, música moderna…)

Seleção dos alunos?

Um dossiê de candidatura com um projeto de estudos e um projeto profissional será estudado pela comissão de seleção da universidade. Note que geralmente o nível de francês exigido é DALF C1.

Custos?

Em torno de 300 euros por ano.

Para visitar e consultar?

A Midiateca da Cité de la Musique é um ótimo lugar para pesquisar e se atualizar. Através do site é possível ter acesso a diversas informações.

Saiba mais

Você gostaria de ter mais informações? Então entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP. Agora é possível realizar sua orientação acadêmica e montar seu dossiê de candidatura a distância!