setembro 29, 2015

O que é preciso para fazer Doutorado na França?

Na França, o Doutorado faz parte da linha lógica acadêmica para os estudantes que produziram uma tese de mestrado chamada Master 2 recherche, ou seja, um trabalho acadêmico que já orientou o aluno no ramo da pesquisa, não importa o curso.

1. O que é um Doutorado na França, o que ele implica e simboliza:

Segundo a definição dada pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, cursa-se um Doutorado num prazo de 3 anos após uma Pós-graduação e é visto como o acabamento e ponto culminante dos estudos superiores. Após o Doutorado, o estudante possui o que se chama um bac+8, ou seja, oito anos completos de estudos acabados com sucesso depois do ensino médio. Ele também tem direito ao título de Docteur d’État: Doutor.

É possível fazer um Doutorado em todas as áreas oferecidas pelas universidades francesas na Graduação e Pós-graduação!

2. Por que fazer o seu Doutorado na França:

Assim como para ou outros níveis acadêmicos, a França é um país aberto internacionalmente à vinda de estudantes estrangeiros doutorandos.

Além disso, a porcentagem financeira dedicada pelo governo à pesquisa representa um pouco mais de 2% do PIB, segundo o site Campus France.

3. Como ingressar no Doutorado na França:

Você deverá num primeiro tempo comprovar o seu nível acadêmico, ou seja, comprovar que efetuou o equivalente a um Master recherche.

É preciso entrar em contato com uma das 273 Escolas Doutorais que existem na França e entrar em contato com o professor responsável da equipe que seja habilitado a dirigi trabalhos de pesquisas doutorais cuja linha de pesquisa se enquadre com a sua pesquisa. Além do dossiê acadêmico padrão, os documentos referentes a inscrição pode ser um atestado de conhecimento do Francês, um projeto de pesquisa e outros documentos que os orientadores podem especificar.

Enfim, não se esqueça de contatar o Campus France para montar o seu dossiê de visto estudante.

 4. Bolsas e Contratos Doutorais:

  • Bolsas:

É sempre possível fazer um pedido de bolsa doutoral. Existem várias! Cada um corresponde a uma área de atuação. Existe por exemplo a Bolsa Eiffel que dá 1 400 euros por mês (+ despesas de viagem de ida e volta, despesas de atividades culturais e segurança social) durante 10 meses para os estudantes brasileiros até 35 anos que fazem um Doutorado (em cotutela ou coorientação) na França nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Economia, Administração, Direito e Ciências Políticas.

  • Contratos doutorais:

Na França, existe um contrato doutoral que tem duração de três anos. Graças a ele, os alunos recrutados por uma universidade para dar aulas ou fazer pesquisas receberão garantias sociais e uma remuneração.A  remuneração é de aproximadamente 1.600 euros brutos por mês. O contrato tem as mesmas garantias sociais de um contrato de trabalho.

5. Já pensou numa cotutela?

Além de promover as trocas acadêmicas e científicas entre as equipes de pesquisa de países diferentes, uma cotutela é uma oportunidade para que o doutorando conheça uma nova maneira de pesquisar, conheça um novo mundo acadêmico e, por que não, profissional.

O estudante que optar por uma cotutela terá dois orientadores vindos de duas universidades de dois países diferentes: trata-se de uma co-direção de tese.

Feira Doutoral Franco- brasileira

Nos próximos dias 1º e 2 de outubro de 2015, acontecerá em São Paulo e em Campinas a Feira doutoral franco-brasileira, tanto para interessados em fazer um doutorado (pleno ou sanduíche) ou pós-doutorado no exterior terão a oportunidade de conversar com representantes de algumas das melhores escolas doutorais francesas, nos dias 1º e 2 de outubro, em São Paulo e em Campinas.

Fontes: Site do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França, Site do Campus France

 Saiba mais

Para mais informações, entre em contato e agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.O IFESP ajuda os estudantes candidatos a montar o dossiê de candidatura e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição e pedido de inscrição, além de oferecer aulas intensivas de francês para que você atinja o nível exigido pelas instituições de ensino superior na França!

Doutorado na FrançaDoutorado na FrançaDoutorado na frANÇA

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Leave A Comment