O edital do programa de bolsas CAPES/USP-COFECUB para estudos na França saiu!

Publicado em: 30 de julho de 2015

O edital 2016 do programa de bolsas CAPES/USP- COFECUB acaba de ser publicado em julho de 2015. Saiba mais sobre esse programa de pesquisa que leva os estudantes e cientistas brasileiros para a França!

O Programa

O Programa de bolsas tem por objetivo apoiar a colaboração franco-brasileira em projetos de excelência científica, em todos os campos disciplinares, e a mobilidade de doutorandos e pós-doutorandos brasileiros e franceses.

Os parceiros institucionais do programa são, pelo Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) e a Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; pela França, o Ministério dos Assuntos Exteriores e do Desenvolvimento Internacional (MAEDI) e o Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa (MENESR).

• Projetos selecionados para uma duração de 4 anos
  • Financiamento das viagens dos pesquisadores ligadas ao desenvolvimento do projeto

Assim, o COFECUB financia as viagens dos pesquisadores franceses ao Brasil e outorga bolsas de estágios de 2 meses para estudantes franceses que estão viajando ao Brasil (passagens áreas e bolsa-auxílio de 550 euros por mês).

O COFECUB financia também as despesas de estadia dos pesquisadores brasileiros na França (107 euros por dia para uma duração de 10 a 21 dias).

A USP financia as viagens dos pesquisadores brasileiros (inclusive doutorandos e pós-doutorandos) para a França e as despesas dos pesquisadores franceses no Brasil (264 reais por dia durante 10 a 21 dias). Pode também atribuir até duas bolsas de estágio de 1 a 3 meses para doutorandos brasileiros (passagens áreas e estadia).

A CAPES também financia as viagens dos pesquisadores brasileiros (inclusive doutorandos e pós-doutorandos) para a França e as despesas dos pesquisadores franceses no Brasil. Atribui também até 4 bolsas de estágios doutorais (4 a 12 meses), estágios doutorais em conjunto (4 a 18 meses) e estágios pós-doutorais (2 a 12 meses) que cobrem as passagens área, o seguro saúde e as despesas de estadia dos estagiários brasileiros.

• Pesquisa em todos os campos disciplinares científicos
  • O projeto envolve uma colaboração científica que permita a formação de doutores franceses e brasileiros
  • Excelência científica do projeto
  • Complementaridade das equipes francesa e brasileira de pesquisa
  • Impacto potencial do projeto (institucional, socio-econômico ou de formação)

Prazo

A data-limite de recepção dos projetos pelo COFECUB é 15 de setembro de 2015. O edital da USP deve ser publicado em breve.

Saiba como obter uma bolsa de estudos ou de pesquisa na França com o IFESP!

Você quer saber mais sobre esse programa de bolsa? Você quer estudar ou estagiar na França com uma bolsa e não sabe por onde começar?

Agende já sua orientação acadêmica no IFESP para tornar seu projeto em realidade e saber como obter uma bolsa de estudos na França. O IFESP auxilia os candidatos brasileiros a montar o dossiê de candidatura para estudos, bolsas e estágios na França. Você pode também participar de nossos eventos e palestras como a nossa palestra: “Saiba como obter uma bolsa de estudos na França”.

Fonte: Campus France