Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Os melhores cursos de verão da França para você!

Publicado em: 14 de outubro de 2020
melhores-cursos-de-verao-na-frança-universidades-francesas

Você já pensou em aproveitar as férias para estudar em um dos países mais incríveis da Europa e voltar para o Brasil com um diferencial no seu currículo?

Ir à França a turismo é muito especial e empolgante, disso sabemos. Mas o que nem todo mundo considera no momento de planejar suas férias é usar esse tempo livre justamente para aprender e incrementar o currículo através de um dos mais de 200 cursos de verão que o país oferece todos os anos entre os meses de maio a agosto, mas com mais intensidade nos meses de junho e julho. 

Os cursos de verão podem ter durações bastante variadas, normalmente se estendem de duas até cinco ou seis semanas. Há cursos para todos os bolsos e os mais diversos interesses. E você não precisa nem mesmo ser universitário para cursar muitos deles. 

Normalmente, o principal critério de candidatura usado é que o candidato tenha a partir de dezoito anos de idade completos. Assim, praticamente todos os adultos que estejam no país a turismo (isto é, que vão passar menos de 3 meses na França), desejosos de aprender com grandes professores, profissionais e pesquisadores do país, atendem as condições mínimas desejadas para seguir esses cursos de verão.

Podemos dividir ainda esses cursos de verão em dois grandes grupos:

  • Aqueles cujo objetivo é puramente linguístico, isto é, aprender francês;
  • E aqueles de curta duração referentes às mais diferentes áreas. 

No que toca a esse segundo grupo de cursos, importa dizer que há, claro, muitos que são 100% em língua francesa, para os quais o ideal é que o aluno já seja intermediário no idioma, mas que existem também opções de cursos de verão oferecidos em língua inglesa. Portanto, realmente, tem para todo mundo!

Nós selecionamos alguns dos mais legais para você conhecer. Confira só!

Université d’été en Sorbonne

A mais tradicional universidade da França, a Sorbonne Université,  localizada no coração de Paris, todos os anos abre suas portas para aqueles que querem aprender com seus aclamados professores e pesquisadores.

Um dos mais conhecidos cursos de verão propostos pela Universidade é o seu Cours de Français Langue Étrangère, para pessoas que não tem o francês como língua materna. Este propõem cinco diferentes cursos de francês para cada um dos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, do A1 ao C1. 

Cada curso tem duração de duas semanas. Os níveis A1, A2 e B1 compreendem uma carga horária de 40 horas. Já o B2 e o C1 tem carga horária de 60h, pois além do cours de français général, isto é, do curso de língua, os alunos também têm aulas de cultura e civilização.

É importante lembrar também que, se você não tem como provar seu nível do idioma, você deve passar obrigatoriamente pelo teste de nível da instituição.

Ao final do curso, os alunos recebem seus certificados que, no entanto, não tem valor de diploma, como é o caso do DELF e do DALF.

Vale dizer também que, embora a Sorbonne seja uma faculdade pública, na França, o ensino público não é 100% gratuito como no Brasil. Os estudantes das universidades francesas pagam taxas anuais de matrícula em seus cursos superiores, e, no caso dos cursos de verão da instituição, não é muito diferente. Os cursos do Cours de Français Langue Étrangère são pagos e o preço varia de acordo com os níveis, indo de cerca de 800 a 1200 euros.

Mas a Sorbonne oferece muito mais do que cursos de língua francesa! Para quem se interessa por assuntos relativos à filosofia, à história, à cultura e à literatura, a Universidade promove ainda outros cursos de verão, organizados por ciclos, que abordam as mais diferentes áreas do conhecimento em aulas pluridisciplinares. Vale conferir a programação!

HEC Paris Summer Programs

A HEC, uma das melhores escolas de negócios do mundo, oferece três diferentes sessões de seus programas de verão entre os meses de junho e julho, cada uma delas com duração de duas semanas.

As aulas são oferecidos em inglês, e para todos os falantes não nativos do idioma, é necessário comprovar a proficiência no mesmo através do seu desempenho prévio em provas como o TOEFL, TOEIC, IELTS ou Cambridge. No entanto, fica aberta a possibilidade de o candidato mostrar seu histórico escolar em caso de já ter, antes, seguido algum curso em língua inglesa. E pode ser acordada ainda uma entrevista por telefone com o candidato, a fim de avaliarem o nível do idioma desse. 

Os cursos de verão da HEC abrangem as mais diversas áreas de interesse, e na edição de 2020, devido à pandemia, foram oferecidos online os seguintes cursos:

  • Business and Climate Change;
  • Corporate Finance;
  • Digital Marketing;
  • Entrepreneurship – The Start-up Studio;
  • Inclusive and Social Business Strategies; 
  • Investment banking and International Finance;
  • Luxury Management; 
  • Mergers and Acquisition.

Os programas de verão da HEC são abertos para jovens universitários que estejam cursando atualmente algum curso de graduação, mas também para aqueles já diplomados. Não é preciso, no entanto, no momento da candidatura, ser estudante para postular uma vaga.

O aluno pode candidatar-se em até três diferentes programas. O valor dos cursos é dado, então, pela quantidade de programas que o aluno deseja seguir e, consequentemente, pelo tempo que ele passará junto à instituição. Os cursos de duas semanas (1 só programa) saem por volta de 2.700 euros, enquanto que os cursos de seis semanas (3 programas) saem por volta de 7.500 euros. Há a possibilidade de o estudante aplicar para bolsas de 250 a 500 euros. 

Vale dizer ainda que, no ato da inscrição, deve-se realizar um pagamento referente à candidatura ela mesma, no valor de 50 euros.

Cursos em Moda

Para os amantes da moda, a IFA Paris, uma escola de moda internacional com sedes também em Shangai e Istambul, oferece dois cursos de verão super interessantes para o campus da capital francesa.

O primeiro deles é o de Management de la Mode et du Luxe, voltado para os negócios de moda e do mercado de luxo, que tem duração de dez dias e carga horária de 60 horas, oferecido totalmente em língua inglesa, com um número limitado de 20 alunos por classe. O investimento para tal curso é de 1.000 euros.

O outro é o de Initiation au Stylisme, voltado para o design de moda, que possui a mesma duração, valor e carga horária do curso de Management, também sendo oferecido em inglês e com no máximo 20 alunos por classe.

Outra instituição super relevante para a Moda na cidade de Paris é o  Institut Français de la Mode, que em 2019 surgiu da união da tradicional École de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, que existe desde 1927 e representa um savoir-faire único da moda à la française, ao IFM.  

O Institut oferece programas de verão para três diferentes áreas: Design, Management e Technical savoir-faire. O valor dos seus cursos variam entre 300 e 950 euros. Atualmente, todas suas formações tem sido online. Mas vale dizer que o Instituto oferece cursos em inglês e também em francês. 

E aí, ficou animado com as inúmeras possibilidades de estudo que a França pode te oferecer em tão pouco tempo? Os cursos de verão podem ser uma saída incrível para quem sempre sonhou em estudar no exterior, mas nunca teve a oportunidade de passar muitos meses fora do país! 

Agora, se você está pensando em fazer algum curso de longa duração na França, vale conferir nossas dicas iniciais para quem quer estudar na terra do croissant!

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *