junho 4, 2021

Quais os custos para estudar na França?

A França recebe estudantes de várias partes do mundo. O motivo é claro, a união entre a boa qualidade de vida e a formação acadêmica e profissional. Sendo assim, estudar na França é um objetivo. No entanto, os custos potem ter grande influência.

Por exemplo, comparada à Inglaterra, o país oferece taxas universitárias mais baixas. Isso, ainda acontece mesmo depois da reforma que definiu novos valores para não-europeus. Além disso, o governo disponibiliza auxílios e benefícios para estudantes estrangeiros.

Se você sonha com o diploma francês, com certeza já se perguntou: “Qual o custo de estudar na França?” Portanto, continue esta leitura e encontre sua resposta!

Taxas e custos para estudar na França

Tem cidadania europeia? Maravilha! Você pode estudar em uma universidade pública pagando pouco! Olha só:

– Licence (graduação): 170€ por ano

– Master (mestrado): 243€ por ano

– Doctorat (doutorado): 380€ por ano

Não tem passaporte europeu? Calma! Apesar das taxas terem aumentado, os custos para estudar na França continuam os melhores da Europa. Além disso, o custo-benefício é maior e você garante uma formação de qualidade.

– Licence (graduação): 2.770€ por ano

– Master (mestrado): 3.770€ por ano

– Doctorat (doutorado): 3.380€ por ano

Certamente, vale mencionar que, para as instituições privadas, os valores variam entre 3.000 e 10.000€.

Moradia

A moradia sempre preocupa aqueles os que estão se preparando para estudar fora. Porém, além dos pensionatos e alojamentos particulares, a França têm diversas residências públicas e uma cidade universitária.

As residências públicas são geridas pelo CROUS (Centres régionaux des Œuvres Universitaires et Scolaires). Essas, tem aluguéis mais acessíveis, em média 400€ em Paris e 200€ nas demais cidades. Porém, costumam ser concorridas.

Por sua vez, a Cidade Internacional Universitária de Paris (CIUP) é enorme! São várias casas com pessoas mundo todo. Além disso, os valores são variáveis, mas é possível morar bem pagando por volta de 400€.

Há, também, a possibilidade de um auxílio financeiro mensal. Dessa forma, terá ajuda nas despesas. Independente da sua nacionalidade, você pode entrar em contato com a CAF (Caisses d’Allocation Familiale) e consultar as condições para a Allocation de Logement (Auxílio-alojamento) ou da APL (Ajuda Personalizada à Moradia).

Alimentação

Em média, gasta-se no mínimo 300€ por mês. Porém, se você cozinha, consegue economizar mais. No entanto, se frequenta restaurantes, prepare-se para gastar muito. Em outras palavras, o preço de uma refeição varia entre 10 e 20€.

Outra opção são os restaurantes universitários. Esses, funcionam até aos fins de semana. Imagine comprar uma refeição completa por pouco mais de 3€! Legal, não?

Além disso, vale lembrar que na França, os estudantes têm uma série de outros benefícios. Como resultado, os preços e tarifas para transporte público e atividades culturais são mais baixos.

Dessa forma, comece a planejar seu orçamento!

O Universidades Francesas preparou um artigo explicando como conseguir um trabalho na França. Confira!

+ posts

1. Mariana Henriqueta 9 de janeiro de 2021 at 4:47 - Reply

Olá, sou Angolana e tenho o sonho de estudar comunicação social na França, não tenho condições compatíveis ao custo de estudar na França. Se alguém poder me ajudar agracia. Obrigada.

2. Shaheema 12 de fevereiro de 2021 at 16:55 - Reply

Ola, não tenho a certeza se consigo lhe ajudar mais poderiasmos trocar umas ideias, sou mocambicana e tambem tenho o sonho de estudar na França.

3. Olga 24 de março de 2021 at 4:09 - Reply

Olá meu maior sonho é estudar na frança, na area de gastronomia mais as condiçoes nao me permitem quem poder me ajudar agradeço desde ja.

4. Nelton Nzau 6 de junho de 2021 at 7:53 - Reply

Olá,
    Preciso imigrar para a França começar uma nova vida, preciso de dicas cabíveis para o efeito.

5. Camila 29 de junho de 2021 at 14:24 - Reply

Olá a todos!
    Estou prestes a terminar a faculdade de Adm no Brasil. Tenho verdadeira paixão pela França, falo francês fluentemente. Tenho duvidas se é possível fazer uma pós em uma universidade Francesa, no auge dos meu 43 anos? Há uma idade limite para tal projeto? Gostaria muito de uma ajuda a respeito. Merci d’avance!