Quanto custa estudar na França?

Publicado em: 12 de agosto de 2020

Todos os anos, a França acolhe estudantes vindos das mais diversas partes do mundo. Unindo boa qualidade de vida e formação acadêmica e profissional de excelência, o país é um destino frequentemente escolhido por aqueles que desejam estudar fora

Nessa escolha, claro que o custo é um fator de muita influência. Comparada à Inglaterra, por exemplo, a França oferece taxas universitárias mais baixas, mesmo após a recente reforma que estabeleceu novos valores para não-europeus. Além disso, o governo francês possibilita auxílios e assegura uma série de benefícios estudantis, inclusive para estudantes estrangeiros.

Se você sonha com o diploma de uma universidade francesa, com certeza já se perguntou: “Mas, afinal, quanto custa estudar na França?”. Continue esta leitura e encontre a resposta que você precisa!

1. Taxas universitárias

Tem cidadania europeia? Maravilha! Você pode estudar em uma universidade pública francesa pagando pouquíssimo! Olha só:

– Licence (graduação): 170€ por ano

– Master (mestrado): 243€ por ano

– Doctorat (doutorado): 380€ por ano

Se você não tem passaporte europeu, calma! Apesar das taxas para graduação e mestrado terem aumentado bastante, a França continua sendo um dos destinos com melhor custo-benefício da Europa. Você paga menos do que pagaria em vários outros países e tem a garantia de uma formação de alta qualidade.

– Licence (graduação): 2.770€ por ano

– Master (mestrado): 3.770€ por ano

– Doctorat (doutorado): 380€ por ano

Vale mencionar que, em relação às instituições privadas, as anuidades costumam variar entre 3.000 e 10.000€.

2. Moradia

A moradia é normalmente uma das coisas que mais preocupam aqueles que estão se preparando para estudar fora. Além dos pensionatos e dos alojamentos particulares, a França conta com diversas residências públicas e uma cidade universitária.

As residências públicas são geridas pelo CROUS (Centres régionaux des Œuvres Universitaires et Scolaires), têm aluguéis mais acessíveis (em média 400€ em Paris e 200€ nas demais cidades) e costumam ser bastante concorridas.

Por sua vez, a Cidade Internacional Universitária de Paris (CIUP) é enorme! São dezenas de casas estudantis repletas de gente do mundo todo. Os valores são bastante variáveis, mas é possível morar bem pagando por volta de 400€.

Há a possibilidade, no entanto, de conseguir um auxílio financeiro mensal para ajudar nas despesas com a moradia. Independentemente da sua nacionalidade, você pode entrar em contato com a CAF (Caisses d’Allocation Familiale) e consultar as condições para a solicitação da Allocation de Logement (Auxílio-alojamento) ou da APL (Ajuda Personalizada à Moradia).

3. Alimentação

Em média, costuma-se gastar, no mínimo, 300€ por mês. Se você cozinha, consegue economizar uma quantia considerável de dinheiro, mas, se frequenta restaurantes, prepare-se para gastar bem mais – o preço de uma refeição varia entre, pelo menos, 10 e 20€.

Uma opção bastante vantajosa são os restaurantes universitários, que funcionam inclusive aos fins de semana. Imagine comprar uma refeição completa – com entrada, prato principal e sobremesa – por pouco mais de 3€! Legal, não?

Vale lembrar que, na França, os estudantes ainda têm acesso a uma série de outros benefícios, como, por exemplo, tarifas especiais para o uso do transporte público e preços reduzidos em diversas atividades culturais – museus, teatros, cinemas.

Comece, hoje, a planejar seu orçamento e se prepare para uma incrível temporada de estudos em solos franceses!

O Universidades Francesas também preparou um artigo explicando como conseguir um trabalho na França para ajudar no seu orçamento. Confira nossa dica!

1 comentário

1. SOU MOCAMBICANA E GOSRTARIA PARA O ANO ESTUDAR MEDICINA NA FRANCA, MINHAS CONDICOES SAO QUASE INEXISTENTES, OU SEJA, DE ACORDO COM O CUSTO NA FRANCA SERIA MUITO DIFICIL PARA MIM, MAS MEU SONHO EH FAZER MEDICINA GERAL NA FRANCA. SOU MUITO JOVEM AINDA, ESTOU A TERMINAR A 12a CLASSE ESTE ANO. QUEM PUDER ME APADRINHAR AGRADECIA.