Candidatura para as Universidades Francesas: como redigir um Currículo em Francês?

Publicado em: 22 de julho de 2013
Currículo para o dossiê de candidatura numa universidade francesa

No dossiê de candidatura para ingressar numa universidade francesa, o primeiro documento a apresentar é o CV. Veja abaixo algumas dicas para redigir um currículo no padrão francês.

Alguns conselhos simples para um currículo eficaz e conciso:

1. Evite repetir as mesmas informações.
  2. Elimine experiências muito antigas.
  3. Focalize nas informações essenciais e destaque as informações vinculadas ao seu objetivo principal.
  4. Não detalhe demais o conteúdo de suas experiências e responsabilidades, utilize palavras-chave.
  5. Utilize um estilo telegráfico e evite as palavras não essenciais: elimine os pronomes pessoais, minimize a utilização de artigos (um, uma, o, a….) enquanto redige seu currículo. Elimine as frases ou palavras superficiais, que tomam conteúdo, mas não trazem nenhuma informação real, como “minhas responsabilidades incluíam…”.

O Grupo IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Contate-nos pelo e-mail: [email protected]

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.