setembro 18, 2015

Como funciona o seguro saúde na França?

Descubra tudo  sobre o sistema de saúde na França

Na França, todos os cidadãos têm direito a um seguro de saúde, a Sécurité Sociale em francês, também comumente chamada de “Sécu”.

Para os estudantes estrangeiros na França até 28 anos de idade inscritos numa instituição de ensino superior, a afiliação ao sistema da Sécurité Sociale é obrigatória e será feita no mesmo momento que a inscrição acadêmica na universidade. O estudante não faz diretamente sua afiliação à Sécurité sociale, mas por meio das “Mutuelles étudiantes”, associações contratadas pelo Estado francês para fornecer esse serviço público.

Durante o ano acadêmico de 2013-2014, o custo da afiliação para um ano era de 213 euros.

Por que contratar uma Mutuelle no sistema de saúde da França?

Além da Sécurité Sociale, o estudante pode contratar uma cobertura complementar para ter 100% dos seus gastos medicais reembolsados. Uma boa opção são as coberturas oferecidas a preços razoáveis (entre 100 e 150 euros por ano) pelas Mutuelles étudiantes. Para ter uma ideia, a Sécurité Sociale cobre aproximadamente 75% dos gastos de saúde de uma pessoa, mas em caso de operação cara, os 25% restantes podem ainda custar muito ao doente, é por esse motivo que a maior parte dos franceses se inscrevem em uma Mutuelle, a fim para completar os gastos não cobertos pelo seguro de saúde público.

Existe também um sistema chamado de Seguro de Saúde Universal Complementar, que permite que as pessoas sem muitos recursos financeiros tenham 100% de seus gastos cobertos pela Sécurité Sociale, sem precisar de Mutuelle.

Quer ter mais informação sobre estudos na França e obter as melhores dicas sobre o país? Venha conhecer essa pequena França em São Paulo: o Grupo IFESP, melhor instituto de francês no Brasil! Com o IFESP, além de aprender a língua francesa, você pode fazer uma orientação acadêmica sobre todos os gastos em estudar na França.

Website | + posts